Amados

Existe Amor Verdadeiro?

Alma gêmea, príncipe encantado, amor verdadeiro. Isso existe? Depois de muitos relacionamentos desfeitos, muitas pessoas se deixam levar pelo pessimismo de que o amor verdadeiro é coisa de contos de fadas. Será mesmo?

O que é o amor verdadeiro?

Uma vez a humorista brasileira Dani Calabresa soltou a frase “Amor não é aquela coisa colorida onde tudo se encaixa, o nome disso é lego”. Dani está certa. No amor verdadeiro, muita coisa se encaixa, outras não. O amor verdadeiro requer um trabalho contínuo de polimento e aperfeiçoamento para que as partes que não se encaixem não incomodem tanto.

Sim, o amor verdadeiro existe, mas ele não é aquele que vemos nos contos de fadas, onde a princesa e o príncipe se apaixonam e vivem felizes para sempre sem ter de fazer o menor esforço para manter o sentimento vivo. Apaixonar-se por alguém e fazer com que alguém se apaixone por nós pode até não ser a tarefa das mais difíceis. A questão é manter este sentimento vivo e esse é o X da questão. 

O amor verdadeiro e a ciência

Se você ainda tem dúvidas, a ciência está aqui para eliminá-las. Um estudo feito com casais que estavam juntos há 20 anos e casais que estavam juntos há menos de um ano pode ser a prova que você precisa para acreditar novamente no amor verdadeiro. Os cérebros desses casais foram monitorados quando eles eram apresentados de seus parceiros e os resultados foram surpreendentes. Um entre dez dos casais maduros exibiram as mesmas reações químicas que os casais que estavam juntos há pouco tempo. Os cientistas chamaram estas pessoas de “cisnes”, pois o animal tem apenas um parceiro durante toda sua vida. Pode parecer pouco, mas é a prova cabal de que o amor verdadeiro existe.

Cultivando o amor

Como qualquer tipo de chama, o amor também precisa ser alimentado. E qual o alimento do amor? Errou quem disse que “romantismo” é a chave de tudo. Sim, ele faz parte, mas sozinha não consegue dar conta.

Para cultivar um amor, é preciso demonstrar constante respeito e atenção pelo outro. Encorajá-lo a seguir seus sonhos, não ter medo de criticá-lo se necessário. Já percebeu que os casais felizes sempre têm as mesmas características? Se respeitam, têm atenção um com o outro e se admiram.

Um casal que pode ser exemplo disso é Kate Middleton e o príncipe William. William encorajava Kate em seus projetos de trabalho e ela foi peça chave para que o príncipe continuasse seus estudos e não se acomodasse na sua posição de herdeiro do trono. Este é apenas um exemplo.

Por outro lado, podemos citar o casamento da atriz Sthefany Brito com o jogador Pato como o oposto. Ao casarem-se, Pato quis que Sthefany largasse sua carreira e todo o resto para acompanhá-lo na Europa. Sthefany abriu mão de seus sonhos. Ela, por sua vez, torrava o dinheiro do marido em compras. Assim como ela não demonstrou muito respeito ao gastar excessivamente, Pato também não agiu como um cavalheiro e continuou saindo sozinho para as baladas como se ainda estivesse solteiro. Cadê o respeito e admiração mútuos?

Uma boa dose de autocrítica também é muito bem vinda em relacionamentos. A autocrítica envolve saber ouvir críticas, refletir sobre elas e agir no sentido de diminuir e prevenir o que quer que esteja atrapalhando o relacionamento. Saber criticartambém é necessário: criticar é diferente de julgar e de humilhar. Na hora de criticar, a ideia é manter-se o mais imparcial possível.

O casal precisa investir na comunicação. Nada de ir dormir com raiva um do outro, de remoer mágoas e dizer que está tudo bem. Joguinhos com indiretas, provocação de ciúmes, tudo isso só atrapalha o relacionamento. É preciso que ambos se sintam seguros para falar de seus anseios, desejos, esperanças, sonhos, enfim, tudo o que for necessário para que a comunicação aconteça e seja constantemente estimulada.

Por fim, o amor verdadeiro só é assim quando as pessoas não desistem fácil diante das dificuldades. O carinho, o respeito, a admiração, a necessidade de estar com o outro, de fazer o outro feliz, são as molas que impulsionam o seu sentimento adiante.

Você acredita no amor verdadeiro? Já encontrou o seu? Comente abaixo sobre as experiências e esperanças de sua vida amorosa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,79 de 5)
Loading...

29 comentários

  1. Acho que amor é como ganhar na loteria, nem todos vão ter a chance de tê-lo nessa VIDA. Mas, existe um amor que é possivel, o amor proprio!

  2. Leandro Ferreira da Silva

    Rapaz, vou contar oq está acontecendo cmg. Namorei com uma menina da época da escola, separamos e hj estamos casados com pessoas diferentes, mas de 2 meses pra cá entramos em contato e decidi pensar oq penso dela, até hj sou completamente apaixonado por ela, ela porém me falou a mesma coisa, ela disse q está apaixonada por mim também. Estamos casados com pessoas diferentes, porém apaixonados um pelo outro.

  3. Não Acredito mais nisso. Tenho 22 anos e tive apenas dois namorados na vida, pois sou muito dificil de gostar, mas quando gosto é pra valer. Os dois me trairam sem que eu merecesse isso. Dessa última vez nem acreditei que fosse real, pois ele jurava pra mim que eu era única na vida dele e que ele não queria mais ninguém, dai do nada descobri um monte de coisas horríveis que ele fazia pelas minhas costas. Sinceramente, como alguém pode dizer que isso existe ? o cara me fez sentir única na vida dele e depois eu descobri que de única eu nunca fui e pelo visto nunca vou ser na vida de ninguém. As pessoas ficam com as outras apenas por conveniência, pra preencher algum tipo de vazio, ou apenas pra ter alguma companhia quando se sentirem sozinhas, mas é só isso.

  4. É difícil acreditar em algo tão perfeito como o amor, pois vivemos em um mundo cheio de erros e imperfeições. Eu tive uma experiência horrível… Sempre acreditei que sendo uma boa pessoa, coisas boas iriam retornar à mim. Sempre tentei viver o mais corretamente possível, e longe de mim querer magoar as pessoas. Eu até me sentia mal quando desejava qualquer maldade que fosse para alguma pessoa, por mais que ela merecesse, eu não deveria.
    Assisti filmes, desenhos e novelas que me mostraram cenas lindas sobre o que poderia ser o amor. Bom, aquilo tudo me fez criar uma expectativa quase que infinita sobre eu encontrar o amor da minha vida. Não julgava ninguém e qualquer um que me aparecesse eu iria respeitar e tentar algo com ele. Todos eles me fizeram acreditar que sou uma pessoa horrível. Até que um dia eu gostei de um rapaz, gostei de tamanha forma que o simples fato dele estar perto me fazia não querer pensar em mais nada além de me manter alí juntamente com ele. O problema é que a pessoa não sabia que eu gostava dela, na verdade poderia desconfiar. Eu fui observando essa pessoa, esperando o momento certo de dizer à ela o que eu sentia. Procurava nela detalhes que me fizessem crer que poderia sentir por mim o mesmo que eu estava sentindo. Tinha medo de não ser recíproco… Até que o dia finalmente chegou. Criei coragem, e mesmo estando inseguro, eu falei. A partir daquele dia, essa pessoa que eu tanto amava me fez sentir-se a pessoa mais idiota do planeta. Fazia de tudo pra me pôr pra baixo e me humilhar de todas as formas; desde provocações até tentar me fazer sentir ciúmes. Eu tentava fingir que não ligava, mas não adiantava, ela sabia que eu morria de ódio por dentro. Procurei evitar a pessoa, mas ela procurou não deixar que isso acontecesse.
    Hoje, ela foi embora pra um lugar melhor do que o lugar onde nos conhecemos, e aos poucos em tento esquecer que um dia gostei de alguém tão horrível, mas me dói saber que o sentimento ainda não passou. De vez em quando essa pessoa vai até o meu local de trabalho e faz provocações. Eu simplesmente tento ignorar e aturar tudo. Afinal, eu fui burro em ter dito algo tão profundo, um segredo tão só meu para a pessoa errada. Foi a pior burrada que eu fiz. Não desejo esse azar à ninguém, então deixo aqui meu conselho, que é um senso comum na verdade, já que é algo que todos sabemos… Nunca diga à alguém que você o ama sem antes ter a certeza de que é recíproco… Isso foi na verdade um desabafo. No fundo eu acredito que existe o amor verdadeiro, só preciso aprender a seguir em frente e encontrar meu caminho… Se nessa vida eu tiver que encontrar, será, caso contrário, irei aprender muito sobre o assunto…

  5. Se apaixonar não é amar. Paixão é temporária , o amor, pela sua natureza é eterno e incondicional, ou seja, não se trata de uma troca, é aceitar do jeito que o parceiro é. Desconheço tal sentimento atualmente, é impossível existir um grande amor se o indivíduo sempre repete a mesma frase pra cada parceiro novo. Esse é o golpe mais antigo que existe, “eu te amo”, aproveita e parte pra outra. Só trouxa cai nessa.

  6. Ola! Quantas pessoas q nunca se apaixonaram de verdade 😥e triste pois é tão maravilhoso amar verdadeiramente o oposto de nós! Eu sei o q e amor verdadeiro, aquele que balança a gente dá cabeça aos pés nos estremece a ponto de ter a impressão que o coração vai sair pela boca, as palavras quase não saem… é bem assim. Tenho 33 anos conheci meu amor verdadeiro e único aos 14 anos namoramos na adolescência e tivemos um rompimento triste ele foi embora do Brasil era quatro anos mais velho que eu ai fiquei só e foram 17 anos sozinha não tive nem um relacionamento sério, sólido com ninguém sempre quebrando a cara.A última vez que vi o meu amor foi em 2001 nos reencontramos hj 2017 o amor é tão forte e verdadeiro como nunca conseguimos viver no nosso passado hj somos felizes porém p viver o amor verdadeiro tem q ter força, dedicação, lealdade, franqueza, respeito, admiração, compreensão, e saber q as dificuldades estão ali p algum motivo q tem q ter fé pq se fosse fácil não seria possível ter a certeza de que realmente está no caminho certo p viver ao lado de quem ama de verdade! O amor verdadeiro existe sim!!!
    Creia!

  7. Eu não sei mais se acredito no amor. Conheci um garoto incrível e maravilhoso. Com os mesmos sonhos que eu, e super educado, querido, amado, perfeito. Tinham proibido nosso namoro mas mesmo assim não desistimos, e continuamos juntos, nosso amor crescia a cada dia mais mesmo sem poder se ver tanto, já q era escondido, e todos elogiavam nosso amor como se fosse verdadeiro. E eu sentia que era verdadeiro mesmo e agradecia tanto a vida por isso. Até que então, ele começa a ficar ocupado demais com trabalho e tudo…. e começa a ser mais frio… e mais seco. Eu sou uma pessoa muito amorosa então me senti mal. Mas eu também ficava sempre me espetando na frente dele por eu não me amar. Então acho que isso mexeu com ele também. Mas só sei que, dps disso, a gente só brigava é isso só destruia a gente. Pedi um tempo pra ele voltar a ser amoroso de novo, pq estava me tratando de uma forma muito fria. Então eu só esperei ele voltar arrependido. Ele voltou mas na noite que ele voltou arrependido brigamos, é mais coisas foram desvendadas. Mas ele era tão ocupado que não tinha tempo nem pra conversar sobre nosso relacionamento. Então dei outro tempo, até essa fase toda ocupada dele acabar. Mas nesse tempo eu me senti mal de vazia pq senti q ele não me amava mais como antes. E o pior é que eu sim amo ele da mesma forma , mas se ele não me ama mais como antes, então não é amor verdadeiro? A fase dele ocupada Ainda não acabou não sei como vai ficar depois mas …. eu tive que bloquear o amor que sinto por ele, pra não parecer a única idiota. Me sinto vazia, pq se não for ele, eu não vou me casar com mais ninguém, e eu senti com todas as minhas forças que éramos para sempre sim. Mas agora, nem sei mais oq somos…. preciso de ajuda … não sei mais oq fazer da minha vida. Pq mesmo apesar de tudo isso Ainda me vejo casada com ele no futuro. Mas agora… tá dando tudo errado e… não sei mais oq vai acontecer . Só queria alguém que me amasse da mesma forma q eu o amo. Não sei se ele tá falando tudo da boca pra fora pq ele está estressado… pq eu tinha uns surtos antes e ele aguentava com todo o amor. Só entrou nessa fase que tudo ficou uma bagunça. Não sei nem mais oq é amor agora.

  8. Eu acredito no amor, só que joguei fora, no começo não queríamos namorar, chegou de mansinho e quando vimos estamos namorando,fiz muitas burra das bêbado com infantilidade, ele também fez mas nunca soube de traição nenhuma, eramos felizes juntos, sempre apoiamos e conversamos sobre tudo, eramos amigos alem de namorados, pensávamos em casa assim que eu me formasse, mas cada dia que chegava perto da formatura, faltando um ano começamos a entrar cada dia mais em conflitos que não se resolvia e deixamos pra lá, com a morte da minha mae entrei em deprimido por morar em outro estado longe da minha familia, uma semana depois da morte ele terminou comigo, afirmando que eu estava muito distante, uma semana antes das minha provas final da faculdade, em um mês conversando mesmo sendo infantil voltamos a namorar e parecia estar mas forte do nunca ai veio a doença da minha tia, do desemprego do meu pai foi complicado aquele momento, tinha o apoio dele mas o que ele queria não era mas o que o queria e isso foi nos afastando, eu tendo que amadurecer cada dia mais, dando plantões pra sobreviver, não demorou muito ele terminou de novo, aquilo me magoou muito, com a morte da minha tia que foi uma mae pra min tive que sobreviver longe de pessoas que eu amava, mesmo morando na mesma cidade que o ex ele fugia de conversa comigo, trabalhando no mesmo hospital foi difícil saber das besteira das que ele fazia, eu acabava fazendo algo parecido ficando com outras pessoas, hj já tem mais de um ano e vejo que existe sim amor, deixamos escapar por momentos besta!
    O que eu não acredito que tenha e um novo amor, mesmo ele ter me ignorado de lá pra ca as mensagem de reaproximação nem que seja como amigos!
    Hoje acredito que estamos sempre a procura de uma vida feliz só, mesmo tendo que amar por dois!

  9. amor de verdade não existe e nunca existiu, o nome disso é comodidade.

  10. Eu desacredito que exista amor reciproco, (amor) vem de aparencia, nunca vi uma mulher muito lindah namorar um homem feio, ou ao contrario , musica sertaneja que influencia muito nossa cabeça falando de casais perfeitos ,que todos tem uma alma gemea, igual isso de amor a primeira vista como vai existir se vc nunca viu aquela pessoa na sua vida, nunca falou com ela , ela é baseada no que vcc esta vendo, ou seja na aparencia

  11. Eu acredito sim no amor verdadeiro , eu tenho o meu amor agora digo com toda a certeza que não foi dificil eu me apaixonar pois o meu coração grudou com o dele feito chiclete no primeiro dia que eu o vir amor pra toda vida . Espero que todos vocês vivam também um amor verdadeiro.

  12. Gente, amor para ser verdadeiro tem que ser reciproco. E a outra pessoa não tem que estar em primeiro lugar na nossa vida, cadê a autoestima heim? Sofrer por um relacionamento que não deu certo é uma coisa, perder o auto-respeito e ficar se humilhando só vai piorar as coisas. Sabem por que? Quem ama jamais fará algo intencional pra magoar o outro! Pra mim amor e respeito caminham de mãos dadas, mesmo quando temos opiniões e gostos diferentes… Boa sorte e não se fechem, pois o amor pode estar do seu lado.

    • Namorei um rapaz a 10 anos atrás, ficamos 1 ano junto ao a relação acabou ,ele seguiu a vida dele se casou ,eu segui a minha mas não mim casei , não consegui,entrei em alguns relacionamento mas não durava e logo mim afastava ,o sentimento que eu tenho por este rapaz é muito intenso,por 10 anos o amo ,chorei sofri demais, nos últimos 4 anos tomei a decisão de não mim envolver com mais ninguém pois não havia desejo nem interesse então desisti de mim relacionar, e meses 10 anos morando na mesma cidade não tivemos contato nem por telefone, então após 10 anos nos reencontramos e voltamos era tudo que eu queira e esperava focamos juntos por 5 meses, foram o melhores da minha vida,e aí do nada adoeci fiquei muito doente a ponto de não conseguir mim levantar da cama sozinha,aí do nada ele mim deixou ,foi embora depois fiquei sabendo que ele estava com uma ex , fiquei sabendo também que ele estava com ela e comigo, para mim foi quase o fim da minha vida,eu sei que existe amor d minha parte porque mesmo depois de tudo ainda o amo demais com mesma intensidade, quanto a ele foi tudo mentira juras promessa, declaração tudo mentira, não acredito em história de amor somente no amor individual , não entrei em depressão porque Deus tem mim fortalecido mas sinto que minha história de romance já não vai mais existe porque o amo e não consigo deseja querer ou mim interesse por outra pessoa este homem nasceu para mim fazer sofrer e eu nasci para ama-lo é o amor da minha vida e da minha morte

  13. Sou um jovem de 18 anos… Que se entregou de cabeça a uma garota. Tivemos uma relação muito conturbada e acabamos terminando, logo ela começou a namorar com outro, mas diz me amar até hoje. Uma história longa e triste… Porém o amor que eu sinto por ela é maior do que qualquer outra coisa. Mas passei dias horríveis… E isso me fez pensar que o amor verdadeiro pode até existir, porém não é pra qualquer pessoa. Para mim, amor não passa de uma palavra sem significado… Infelizmente.

  14. Eu não acredito no amor. Pois faz quase um ano que meu ex terminou comigo, eu não queria o amava muito, ficamos um ano e meio juntos. Ele quem me pediu em namoro, dizia que me amava também que ficariamos juntos pra sempre não importa o que acontecece, mas eu sempre desconfiei dele, era bom demais pra tudo aquilo que ele dizia ser verdade. Até que ele foi se distanciando de mim cada vez mais, não queria me ver, quando nos viamos ficavamos pouquíssimo tempo juntos, mal conversavamos e só brigavamos, até que ele largou. Eu fiquei sem chão sem saber o que fazer da minha vida pois o amava muito e nao podia acreditar que ele tinha feito isso. Logo ele ja começou a sair com amigos, beber, ficar com outras, e eu querendo morrer nao saia, só chorava. Minha vida praticamente parou, eu ia atras dele ele me dizia coisas horríveis, me humilhava, maltratava, me xingava e eu magoada com tudo aquilo . Ele me usou nunca me amou, fingiu tudo, nao tinha sentimento nenhum, mentiu e me traiu também, hoje nao vou mais atras nao nos falamos mais, porém nao o esqueço. Por mais que ele tenha feito horrores comigo tenha sido tão desumano e canalha, sinto que ainda o amo e choro até hoje penso muito nele. Nao sei mais o que fazer, nao consigo me interessar por mais ninguém, e o pior de tudo, nunca vou esquece-lo. Nao estou aguentando tanta dor, tanta tristeza.

    • O amor verdadeiro existe e eu sou a prova viva disso.
      Só não chegou ainda para vc. Uma pena
      Boa sorte

    • Eu tenho certeza que o amor verdadeiro existe ja vi várias vezes ele bem diante dos meus olhos, conheço muitos casais que me provam isso, agora acredito está vivenciando ele tbm. Quanto ao seu caso espero que um dia vc o vivencie algum dia, mas aconselho vc a mudar, pq vc msm disse que ” mas eu sempre desconfiei dele, era bom demais pra tudo aquilo que ele dizia ser verdade” você não acha q a sua desconfiança é que tenha causado tudo isso? Pq se vc não acredita na pessoa, vai chegar um dia q ela vai cansar de ti fazer acreditar, pense nisso.

    • Chamamos de amor as necessidade que buscamos no outro,, pode ser o sexo, o carinho,, a amizade,,,Mas quando isto acaba ou nos suprimos do que estavamos precisando isto vai se esfriando,,ate acabar,ou seja, sempre falam que amor é eterno,, então nao era amor,,e se o amor precisa de perfeiçao e somos impefeitos ele jamais vai existir, ate por que ele sempre estara buscando algo perfeito, que nao existe em nos,,Confundimos felicidade em sermos preenchidos em nosso vazios intimos com amor,,,Amor nao existe,,se existisse a pessoa que nos diz amar jamais nos deixaria ,,O que acontece é que quando o outro nao preenche mais aquela necessidade acaba se acomodando,,casos como ,,,a eu consegui o que buscava,,agora ele ,ela nao me preenche mais, vou busca em outro,outra,,,E assim a vida continua,;;
      Se existisse as pessoa te aceitaria e amaria vc nos seus erros,,te ajudando a aprender a caminhar certo neles,,Mas o que mais ocorre é o afastamento;;

  15. CONCORDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MC AMOR VERDADEIRO DISSE TUDO AGORA
    É NOISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  16. SABE O QUE EXISTE ?
    NÃO SABE?
    ISSO AQUI OOOO:
    QUE MAMAR NA CAPITIVA OU QUER MAMAR NA VERA CRUZ AI AI AI AI AI AI AI AI UI UI
    NOVINHAS GOSTAM DISSO PARA O AMOR VERDADEIRO
    FICA A DICA AI PRA GERAL
    ASS: MC AMOR VERDADEIRO

  17. Eu tô passando por um momento difícil, conheci uma pessoa maravilhosa só que nosso relacionamento eu as vezes tratava ele com ignorância sem saber o por que.Ficava com raiva do nada por ele ser brincalhão e isso eu fazia sem querer e quando via já tinha magoado.
    íamos completar agora dia 15 de abril 10 meses juntos, mais pelo visto meu relacionamento acabou , pois ele pediu essa semana pra pensar(não sei se isso ajuda muito, pois ele diz que não senti mais aquela falta que sentia) não sei o que pensar mais.
    Já fiz de tudo pra tentar corrigir o que fiz, por isso tava procurando algo que podesse me ajudar, se existe a possibilidade de um dia ter volta, pois sei que sempre fui fiel e única coisa que estragou nosso relacionamento foi essas minhas atitudes.

  18. Eu tenho dúvidas quanto a isso. Amor verdadeiro é quando o casal se admira, se respeita, se preocupa um com o outro, bota a outra pessoa em primeiro lugar.. E quando lutam contra as dificuldades por mais que sejam difíceis p se manterem juntos. A minha opinião, hoje, é de que NÃO existe. Pode existir amor verdadeiro de uma pessoa só, agora recíproco, eu acho que não. E se existir algum caso, eu não conheço.

    • Concordo plenamente, o amor, pela sua própria natureza deveria ser incondicional e eterno. Como pode ser amor se o indivíduo já teve 20 parceiros e jurou amor a todos eles? Talvez esses que dizem existir estejam no estado mental de Madre Tereza, amando todo mundo ou então não passam de golpistas atrás do próximo otário.

      • Se ele teve 20 parceiros, esse amor que ele jurou não era verdadeiro, era um amor distorcido…conheço vários assim…se fosse verdadeiro, como diz o texto acima, essa pessoa não teria trocado tanto de patceiros assim, isso mostra que ela não possui nem amor próprio, fica querendo preencher vazios com outras pessoas, quem dirá pelos outros

  19. sim existe, mas hoje é raro

  20. Eu nao acredto q enxiste o verdadeiro amor

  21. eu acredito sim em amor verdadeiro

  22. Gostaria de acreditar nisso mas sinceramente nunca vivi isso e não sei se vou viver 🙁

  23. . Eu namoro um menino a quase 3 anos e meio. Teve um periodo em que estivemos separados, ficamos mais ou menos um ano e alguns meses separados, mas sempre que ele me ligava ou me mandava sms meu coração batia mais forte, meu sangue gelava dentro das minhas veias rs, meus olhos brilhavam. A gente começou a namorar eu tinha 16 e ele 15. Mas nesse tempo que ficamos separados, eu namorei ele também, ms o incrivel, que depois de todo esse tempo nosso amor voltou ainda mais forte. E daqui a 2 meses vamos fazer 1 ano 😀 . Tô feliz por está com novamente, e eu o amo mais que tudo nessa vida. Acredito sim em amor verdadeiro!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*