Casal conectado

6 Sinais de Que Você e Seu Parceiro Têm uma Ligação Forte e Bem-Sucedida

Se apaixonar é ótimo, mas e quanto a ser “feliz para sempre”? Esses dois conceitos são bem diferentes na prática, e para saber defini-los bem é crucial fazer a pergunta: O que faz um relacionamento funcionar de verdade?

Porque, para sermos honestos, as coisas que podem ser boas e realmente importantes no início de qualquer relação (como atração física, interesses semelhantes, longas conversas) em 9 a cada 10 vezes não são as coisas que mantêm um casal junto a longo prazo.

Um relacionamento verdadeiramente amoroso requer muitas coisas, e uma das mais importantes delas é com certeza existir uma grande parceria entre o casal. Falando em parceria, é preciso saber que praticá-la de verdade requer abnegação, colocando um outro alguém em primeiro lugar, o que pode se transformar em um ótimo sinal de que esse casal é saudável (se isso acontecer mutuamente, é claro).

Mas a verdade é que manter um relacionamento é um trabalho árduo e você sempre pode encontrar maneiras de melhorar sua conexão com seu parceiro. “Relacionamentos que funcionam são os que são trabalhados”, diz Barton Goldsmith, psicoterapeuta e especialista em condicionamento emocional.

Então, se você não estiver bem esclarecida sobre todas essas áreas-chaves que fazem um relacionamento funcionar de verdade, é hora de fazer um pequeno esforço se você quer chegar lá.

Abaixo, reunimos os seis sinais de que você está em um relacionamento bem-sucedido.

1. Vocês são sempre sinceros um com o outro

A vida é difícil, e uma vantagem de fazer parte de um relacionamento e ser um casal é que você não precisa fazer isso sozinha. “Ter um parceiro em quem você pode confiar cria um amortecedor entre você e as dificuldades do mundo”, diz Goldsmith.

Você precisa de alguém para quem possa contar seus segredos mais profundos e sombrios. Você também deve sentir que pode ser aberta e direta com essa pessoa, não importa o quão difícil o assunto ou a situação possa ser. E o sentimento deve ser recíproco nos dois sentidos.

2. Vocês se comunicam bem

Já falamos sobre alguns problemas comuns de comunicação nos relacionamentos (como quando você não faz perguntas interessantes, quando não está realmente ouvindo, etc).

A psicoterapeuta e autora Deborah Sandella nos disse que é tudo sobre tocar em suas emoções e nas emoções de seu parceiro e fazer com que ambos se sintam como se estivessem sendo realmente compreendidos. “No final, queremos ser vistos e ouvidos”, diz Sandella.

A boa notícia é que apenas uma pessoa precisa ser uma especialista em comunicação no relacionamento – e a outra pode apenas entrar no jogo e seguir o fluxo da conversa, do companheirismo e da compreensão.

3. Vocês têm suas próprias vidas

Alguns dos relacionamentos mais bem-sucedidos que podemos ver por aí envolvem duas pessoas que são felizes em suas próprias vidas e ainda mais felizes quando estão juntas. Por ter seu próprio emprego, seus próprios amigos e paixões, e fazer tudo isso parcialmente sozinha, você ainda mantém um senso significativo de si mesma.

Quando vocês não têm suas próprias atividades e quando toda a sua vida gira em torno de seu parceiro, você coloca muita pressão sobre ele e sobre seu relacionamento. “Interdependência significa ter tempo para si mesmo, bem como tempo para o casal, um tempo juntos”, diz Goldsmith. “A chave é encontrar o equilíbrio.”

Com um pouco de tentativa e alguns erros, garantimos que você e seu parceiro irão conseguir encontrar esse ponto.

4. Vocês têm objetivos de vida semelhantes

Se vocês querem morar em regiões diferentes, se não concordam em ter filhos e se priorizam coisas opostas, infelizmente esse relacionamento provavelmente não vai dar certo. “Os dois sabem o que querem da vida, quais são seus objetivos em comum, o que desejam realizar na vida e estão firmemente comprometidos em alcançá-los juntos”, diz Abigail Brenner, psiquiatra certificada, sobre casais que são bem sucedidos.

A conta aqui é simples: É impossível levar para a frente um relacionamento em que as duas pessoas querem coisas completamente diferentes. Por isso, o fator da sinceridade foi o primeiro citado aqui, uma vez que o casal deve ser sincero quanto ao que querem e o que esperam da vida.

Ao encontrar alguém que tem os mesmos objetivos de vida que você, você sabe que poderão caminhar juntos para alcançá-los, sem deixar de lado sua individualidade.

5. Vocês passam por bons momentos juntos

O casal que passa o tempo todo juntos tem a capacidade de melhorar sua conexão em um nível mais profundo (e não estamos falando de ficar deitado no sofá enquanto cada um está olhando para a tela do seu celular).

“Fazer atividades de lazer com um parceiro é visto como uma ótima maneira de aumentar a comunicação, definir papéis e aumentar a satisfação conjugal quando a satisfação no lazer é alta ou quando os parceiros são positivos e têm fortes habilidades sociais”, descobriu um recente estudo.

Por isso, quando você e seu parceiro passam bons momentos juntos, mesmo que não passem todo o tempo juntos, conseguem construir um relacionamento saudável. E quando você gosta de passar tempo junto com ele, o caminho natural é que você e ele queiram estar perto um do outro cada vez mais (um sinal infalível de que você está com a pessoa certa).

6. Vocês são pessoas positivas

A vida tem essa capacidade de acabar com nossos planos de vez em quando, então a positividade é a chave. “Você pode controlar seus comportamentos e até mesmo seu humor quando necessário, e ter um parceiro amoroso que esteja disposto a estar presente para você, mesmo quando você ou ele estiverem com dificuldades, é essencial. Com isso, vocês estão construindo um relacionamento positivo e estão trabalhando para sempre ir mais longe”, diz Goldsmith.

Nesse caso, trata-se de ajudar a outra pessoa a olhar para o lado positivo das coisas quando é difícil ver uma luz no fim do túnel. E se isso não é amor, não sabemos o que poderia ser.

Agora que você sabe o que faz um relacionamento funcionar, você pode avaliar essas qualidades com seu parceiro e decidir quais áreas podem precisar de um pouco mais de atenção. E divirta-se com isso – esse não deve ser um exercício difícil, mas sim uma maneira de aproximá-los cada vez mais de uma forma saudável.

Quais desses pontos você consegue enxergar que você ou seu parceiro podem melhorar no relacionamento? Pretende fazer esse exercício com ele? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*