Abraço de casal

Existe Amizade Verdadeira Entre Homem e Mulher?

Amizade verdadeira entre homem e mulher, este é um assunto que gera bastante polêmica. Algumas pessoas dizem que simplesmente isso é impossível, enquanto outras dizem que pode haver sim amizade sem interesse ou segundas intenções. Será?

Uma pesquisa realizada no exterior e publicada no Journal of Social and Personal Relationships mostra que os homens têm a visão um pouco distorcida sobre o tema. A grande maioria deles diz que isso não existe e que essa historinha de amizade é só da boca para fora e um pretexto para não se envolver em um relacionamento sério. Já as mulheres podem acreditar sim em amizade real e verdadeira entre homem e mulher.

A pesquisa foi realizada pela April Bleske-Rechek e reuniu 88 pares de amigos (homens e mulheres), todos alunos de uma universidade estadunidense. Nenhuma das pessoas que participaram estavam envolvidas em um relacionamento amoroso com o outro e tiveram de responder a um questionário anônimo sobre o tema.

O tempo médio de amizade entre os participantes era de dois anos. Dentre as perguntas estava o grau de atração que sentiam pelo amigo/a e se já pensaram em iniciar um relacionamento ou envolvimento com seu par. As respostas realmente surpreenderam. Além dos homens se sentirem mais atraídos do que as mulheres, também se mostravam convictos da atração ser recíproca.

O resultado não teve variação para mulheres comprometidas ou solteiras, já os amigos envolvidos em relacionamentos foram dados como menos atraentes para as amigas. 

O X da questão

Isso quer dizer que só os homens têm segundas intenções? Na verdade, não. Isso apenas prova que eles têm mais dificuldade em assimilar uma amizade livre de interesse. A frase “só amigos” pode soar como um status momentâneo, mas que pode ser alterado para um relacionamento amoroso ou que não impede que nenhum envolvimento aconteça entre os dois. Já a mulher costuma relutar em sentir interesse ou aceitar que a amizade entre um homem e uma mulher não possa ser estritamente livre de interesses.

Na verdade, para elas, por mais que exista certo interesse, isso não significa necessariamente que possa acontecer alguma coisa. Para as mulheres precisa existir outros fatores além da atração para gerar alguma possibilidade de envolvimento. A química deve rolar entre os dois, pois se um não quer, dois não brigam. Além disso, a mulher também tem mais preocupação em cometer algum erro que possa comprometer a amizade, uma vez que a grande maioria não saberia ficar com um amigo em um dia e agir normalmente no dia seguinte. 

Questão evolutiva

Desde os primórdios, a mulher buscou por um parceiro para a procriação das espécies que fosse protetor e pudesse suprir sua família. Como esse era o objetivo principal das mulheres na ancestralidade elas tinham mais cuidado ao selecionar seus parceiros, pois pensavam em questões mais familiares e em relacionamentos a longo prazo para escolher o parceiro certo.

Já os homens desde sempre viram vantagens em se relacionar com mais mulheres quanto fosse possível, para gerar descendentes e espalhar sua masculinidade para o mundo. Esse fato histórico pode explicar por que os homens preferem relacionamentos de curta duração e fantasiam facilmente com diferentes mulheres, inclusive amigas.

Já as mulheres costumam ser mais emocionais e associar os relacionamentos a comprometimento, por isso, podem não querer se envolver ou sentir atração numa amizade verdadeira, principalmente as que estão comprometidas com outros homens.

Desinteresse físico

A maioria dos homens afirma que a única forma de não querer “pegar a amiga” é se houver uma incompatibilidade física entre os dois, ou seja, se ele não se sentir atraído pela amiga e vice-versa. Se isso ocorrer é mais provável que uma amizade verdadeira e duradoura ocorra, sem interferência afetiva.

Inclusive essas amizades podem ser até mais benéficas para a mulher, pois amizade entre garotas nem sempre é a melhor coisa do mundo, pois sempre existe certa competitividade feminina mesmo entre amigas. Já com amigos homens isso não acontece, então pode-se criar laços bem fortes, além de ter uma pessoa para ouvir o outro lado e avaliar as coisas de uma perspectiva masculina, o que é sempre muito interessante. 

Interesse mútuo

Porém, se o cara se sentir atraído pela amiga é quase certo que pode rolar algo entre os dois. Por mais que se troque confidências, conversem o tempo todo e tudo mais, existirá um certo momento na companhia de bebidas ou quando um dos dois estiver desestabilizado emocionalmente que algo entre vocês possa acontecer. É muito comum casos de garotas que terminaram com seus namorados e vão procurar consolo nos braços do amigo.

De todas as histórias, a maioria acaba em pelo menos um beijo, outras podem acabar indo para a cama em uma noite de sexo melhor do que elas imaginaram em seus sonhos mais profundos (se é que imaginaram). Por mais que falem que não existe interesse nenhum, provavelmente os dois já pensaram o que não deviam na companhia do outro. Se ambos forem heterossexuais é difícil controlar os hormônios e em certos momentos é comum ver o outro com outros olhos, mesmo que sejam por alguns segundos. 

Amizade colorida

Alguns “casais” de amigos estão à frente do seu tempo e se dizem amigos coloridos. Isso quer dizer que eles são parceiros de conversas, bares e jantares, contam com o outro em todas as ocasiões e se pegam de vez em quando, mas sem se envolver emocionalmente. É como um relacionamento aberto, mas ainda mais superficial que isso.

Nessa situação, os dois podem ficar juntos sem se apegar com sentimentalismos e agir normalmente no dia seguinte fazendo as programações e as conversas de sempre. Inclusive quando um dos dois conhece outra pessoa, não rola nenhum ciúme, nem nada. Parece impossível, mas muitos afirmam que pode haver essa amizade sem comprometimentos ou crises, além de ser muito excitante para os dois. Se os dois estão satisfeitos com uma situação dessas, tudo bem, apenas precisa-se ter cuidado para que isso não atrapalhe futuros relacionamentos, uma vez que vocês podem ter recaídas. 

Paixão platônica

Amizade verdadeira entre homem e mulher pode existir, mas, ao mesmo tempo pode existir um desejo oculto de uma das partes pelo outro. É comum e até mesmo natural que certas amizades gerem amores platônicos. Com tanta intimidade, cumplicidade, parceria e conhecimento do outro você pode acabar se apaixonando de uma forma platônica, ou seja, sem um envolvimento carnal. Aquela ideia de querer preservar a pessoa assim como você a imagina, como se ela fosse o melhor exemplo e uma pessoa completamente intocada pode surgir.

Se isso acontecer, cuidado, pois seu amigo pode virar sua obsessão e tudo que é demais ou possessivo faz mal. Os dois devem saber ter suas próprias vidas e lidar com maturidade a amizade que estabeleceram. E se rolar algo, rolou, por que não? Pra que complicar tanto? Se você forem realmente amigos, a amizade irá sobreviver a uns pegas. Apenas cuidado com amizades com outros homens se estiver namorando, você não quer ferir nenhum deles, principalmente seu parceiro, certo? Caso sinta que não tem o controle da situação ou que está confusa quanto ao que sente, melhor se afastar.

Você acredita na amizade verdadeira entre homem e mulher? Já aconteceu de se envolver com algum grande amigo alguma vez? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...


Um comentário

  1. Concordo, existe sim a possibilidade de amizade entre o homem e a mulher! =)

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*