Mulher Sonhando

O Que Significam os Sonhos Eróticos?

Entender sonhos eróticos pode ajudar a pessoa que sonha a superar culpa e vergonha. Já teve um sonho que te perturba? Nós temos sonhos eróticos frequentemente e as imagens conjuradas nesses sonhos não apenas chocam mas também fazem a pessoa se sentir culpada. Prolongar um sonho após acordar não apenas complica o caso, mas também teria um efeito adverso no bem-estar da pessoa.

Não há como negar que o sexo é uma força potente na psique humana e não pode ser ignorado. Sonhos eróticos podem ser uma compensação pela abstenção de sexo na vida de alguém, mas também podem ser uma metáfora para uma situação não resolvida na vida.

Uma pessoa pode sonhar que está fazendo sexo com um conhecido ou mesmo com um estranho. A resposta prazerosa pode fazer a pessoa se sentir culpada ou com raiva quando pensar em tais sonhos mais tarde. Quando isso acontece, é hora de relaxar e colocar esses sonhos em perspectiva.

Frequentemente, sonhos eróticos são apenas um meio para entender o eu interior da pessoa, desejo ou mesmo paixão, que é ausente do nível consciente da mente devido a fatores externos como supressão. Em nossa sociedade, a perspectiva enviesada das questões sexuais faz delas um tabu.[sc:artigos_relacionados]

Vamos dar uma olhada mais de perto nos sonhos eróticos para entendê-los e enxotar a culpa.

Área de teste

Sonhos erótico podem ser uma forma de compensar pelo que falta na vida real. Para dar um exemplo, havia um santo que renunciara a tudo, seguia a abnegação e evitava mulheres. Ele começou a ter sonhos eróticos recorrentes e ficou confuso com sua resposta. Um olhar mais atento de um conselheiro revelou que essa era sua forma de balancear seu eu interior e exterior. Os sonhos em questão eram sua forma de realizar suas necessidades sexuais e ainda conseguir seguir o celibato na vida real. Aplicar moralidade a sonhos seria, é claro, injusto.

Sonhos também oferecem às pessoas um espaço neutro onde podem deixar suas inibições para trás e superar seus medos com relação a sexo ou a determinado comportamento. Um exemplo perfeito seria o de uma mulher que em seus sonhos fazia sexo em uma posição particular com seu parceiro ou algumas vezes com um estranho. Isso a incomodava, já que o sonho era recorrente, e ela não entendia a razão pois era casada e feliz. Mais tarde ela entendeu que era seu subconsciente treinando uma coisa que aconteceu depois na vida real – ela e o marido começaram a usar aquela posição.

Certas mudanças comportamentais que uma pessoa é cética para adotar na vida real são manifestadas em sonhos e na maioria dos casos é um precursor ou um sinal de mudanças que virão.

Uma história diferente

Nem sempre sonhos eróticos contam sobre os desejos ou paixões secretas de alguém. Tais sonhos podem muito bem ter um significado simbólico e podem ser apenas um despertador para dar atenção a uma questão em relação a si mesmo ou ao ambiente ao seu redor. Isso implicaria que aquela pessoa precisa reestruturar seu estilo de vida.

O consultor de sonhos baseado em Deli, Cosima Klinger-Paul, explica isso citando um caso. Uma mulher de meia idade examinou seu sonho recorrente, que a perturbava já que ela não entendia o que ele lhe dizia. Ela sonhava frequentemente com seu falecido marido fazendo sexo com outra mulher. Isso não era apenas enervante, ela também começou a suspeitar que talvez seu marido a tivesse traído quando estava vivo e era isso que os sonhos tentavam lhe dizer.

Quando analisado, foi concluído que a mulher tinha uma imagem muito elevada de seu marido e mesmo após anos de sua morte a influência dele sobre ela não tinha diminuído. Embora os sonhos apresentassem uma imagem horrível do marido, que nada tinha a ver com a verdade, estava na hora de ela ter uma imagem da realidade. A mulher tinha que se libertar da imagem avassaladora de seu marido e continuar sua vida como bem entendesse.

É possível que sonhos eróticos sejam metáforas e narrem um conto que é completamente diferente da história do sonho e sua interpretação aparente. Um sonho assim não precisa nos perturbar, devia, na verdade, ser visto como uma chamada para introspecção e um olhar mais atento ao que está representando.

Cosima apresenta outro caso para mostrar o que sonhos eróticos podem significar. Um garoto jovem não tem a permissão de sua família para sair e se divertir com amigos. Ao invés disso, ele é pressionado para estudar o tempo todo e não conhece a glória de ficar exposto ao sol ou aproveitar a brisa fresca à noite e relaxar com seus amigos. Ele então tem mais chances de sonhar sobre estar em uma floresta e imerso em cada parte da natureza. Também há chances de que em seus sonhos ele tenha um encontro sexual.

Esse sonho, quando analisado no contexto desse garoto em particular, indica que ele está estudando demais e está procurando por alguma gratificação instantânea, o que ele encontra em seus sonhos. A relação sexual não implica que a compensação pela qual ele procura tem que acontecer apenas por meios sexuais, mas apenas mostra que ele precisa liberar a pressão crescente dos estudos, o que poderia ser alcançado através de alguma atividade criativa ou outra atividade relaxante.

Um sonho sexual com você e alguém com quem você tem um relacionamento platônico pode sugerir a consolidação do relacionamento com aquela pessoa. Se um sonho desse tipo envolve uma pessoa que você abomina ou de quem não gosta muito, a implicação pode ser de que é hora de reavaliar o relacionamento e comportamento que tem com ele, e moderar seus sentimentos negativos em relação a ele. Quando uma pessoa heterossexual sonha com intimidade com uma pessoa do mesmo sexo, não há razão para alarme. Pode ser sua “sombra” te impelindo a perceber certo aspecto de sua vida.

Pare de se sentir culpada

Sonhos eróticos são comuns entre pessoas de todas as idades, e a pessoa deve aprender a lidar com eles ao invés de se sentir culpada. Dr Samir Parekh, psiquiatra baseado em Deli, diz: “O tema do sonho não importa. Desde que ele não interfira em sua vida diária e a pessoa esteja dormindo bem, o conteúdo do sonho não deve ser considerado importante.”

Cosima, entretanto, acha que onde, como e com quem você se vê nos sonhos eróticos são uma chave para decodificá-los e interpretá-los: “Para jovens que estão atingindo a puberdade, sonhos eróticos são muito naturais e devem ser vistos como degraus em direção à maturidade. É uma parte do crescimento e ajuda a pessoa a formar uma entidade pessoal.”

De acordo com Sigmund Freud, sonhos são uma manifestação das aspirações do indivíduo. Ele propôs que a libido (eros) ou força vital tem natureza sexual e se expressa em sonhos através de símbolos. Uma cobra em um sonho é uma representação do símbolo fálico. Para Freud, até o ato mundano de subir uma escada em um sonho teria conotação sexual.

Muitos psicólogos modernos não concordam totalmente com Freud. Ou dizem que sonhos devem ser compreendidos em seu contexto. Se uma pessoa sonha em fazer sexo em um carro, pode dizer que ela quer ter um carro – sexo se torna um símbolo de propriedade. A forma que um sonho fez você se sentir e sua correlação com algum incidente em seu passado recente ajudará a entender o sonho e sua mensagem. Ter um sonho propriamente decodificado com a ajuda de um analista pode te surpreender – a conclusão do analista pode ser completamente diferente do que você tinha interpretado em um nível superficial.

Para concluir, a interpretação de sonhos é importante para entender o que eles estão te dizendo. Identificar o tema é o primeiro passo para isso. Correlacionar o tema à sua vida em geral ou a um evento particular de sua vida ajudará a entender o sonho melhor. Sonhos não deviam ser interpretados superficialmente – tente encontrar seu significado simbólico. Para se lembrar dos sonhos e ajudar a interpretá-los melhor, é aconselhado que os escreva em um diário.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você costuma ter muitos sonhos eróticos à noite? Eles são com o seu parceiro ou com pessoas aleatórias?Você se sente mal por isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

3 Comentários

  1. Celso Brass

    Já sonhei com 2 mulheres casadas e mais velhas que eu. Uma em cada sonho. E por coincidência, em cada um dos sonhos, eu estava a fazer sexo oral nelas!! Uma delas, mulher de um presbítero da igreja, outra uma prima. Creio que pode ser pelo fato de algo que eu já tenha presenciado aqui no mundo real. Por ex: essa minha prima, com 15 anos tentou dar em cima de mim. Mas como eu era muito novo pra ela, não entendia nada e deixei a coitada à ver navios. Quando anos mais tarde, descobri que ela havia se tornado prostituta. Hoje ela já deixou essa vida. A outra mulher, a da igreja, algumas vezes à peguei me encarando. Até mesmo dentro de minha casa. Porém muito discretamente. Pq quando olhava de volta, ela disfarçava.

  2. Homem Mente Aberta

    Normalmente eu tenho sonhos eróticos com a Minha cunhada.
    Meu deus, ela é um tesão de mulher.

  3. Eu tenho muitos sonhos eróticos, mas sempre são com o meu namorado!! Nunca “traí” ele nem em sonho kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *