Abraço de Casal

Como Ter Uma Vida Amorosa Plena ao Seguir Seus Valores Pessoais

Por que valores fundamentais são importantes? Valores fundamentais formam a fundação na qual vivemos e nos orientamos. Quando estamos alinhadas aos nossos valores fundamentais, sabemos a direção que nossa vida está seguindo e o que é importante para nós. Experienciamos mais paz, autoconfiança e bem-estar.

Sem valores fundamentais, nos encontramos seguindo a correnteza de relacionamento a relacionamento ou permanecendo em relacionamentos não saudáveis e nunca nos sentimos realmente satisfeitas. Aceitaremos menos do que merecemos e faremos decisões pelo que nosso parceiro disse ou fez, ao invés de quem somos e o que nos é importante.

Quando não definimos nossos valores fundamentais conscientemente, deixamos pessoas, lugares ou coisas além de nós influenciarem nossas decisões. Em nossa vida amorosa, isso aparece quando reagimos ou respondemos aos caprichos de nosso parceiro. Usamos nossa confusão, incerteza e dúvida para racionalizar o mal comportamento de nosso parceiro e questionar suas ações, mesmo que saibamos que merecemos coisa melhor.

E se você soubesse com certeza o que é e o que não é aceitável em relação ao amor? Imagine quão mais fácil seria respeitar a si mesma, definir barreiras, tomar ações sólidas e decisões saudáveis. O desafio e a oportunidade estão em saber o que é o mais importante para você ter em sua vida amorosa e em seu parceiro, e assim poderá passar mais tempo aproveitando ao invés de questionando seu relacionamento.

Como defino meus valores fundamentais?

Valores fundamentais influenciam tudo o que fazemos ou não fazemos e podemos não estar cientes deles. Há critérios que influenciam muito nosso comportamento, atitude e caráter. Esses valores são profundamente pessoais e afetam nossa disposição mental e emocional. Já que esses valores nos guiam a tomar decisões melhores e afetam nossa vida amorosa, é importante saber exatamente o que eles são.

Se você quer resultados melhores na sua vida amorosa, separe um tempo para definir conscientemente, esclarecer e viver seus valores fundamentais.Pegue um lápis e papel e responda essas questões:

  • Quem sou eu quando estou no meu melhor? Como estou sendo?
  • Quais são minhas características e forças pessoais quando me sinto cheia de energia, mais comprometida com a vida e inspirada?
  • Quem tem a maior influência sobre mim e quais são suas características positivas?
  • Quem eu admiro? O que eu admiro nessa pessoa?
  • Como amigos e família me descrevem?
  • O que eu amo em mim mesma?
  • Que lemas, citações ou ditados me inspiram?
  • Pelo que sou apaixonada?
  • O que me inspira no amor?
  • O que eu amo fazer? Quais os sentimentos, as emoções que experimento ao fazer essas coisas?

Após completar essas questões, revise as respostas e escolha os valores de cada uma. Por exemplo, se “alegre, amável, gentil e interessada” são as respostas para “Quem sou eu quando estou no meu melhor?”, esses podem ser alguns dos seus valores fundamentais. Sinta e escolha aqueles que significam mais, assim ficará inspirada a viver sua vida com eles.

Como aplico meus valores fundamentais para garantir uma vida amorosa satisfatória?

Seus valores fundamentais são como um GPS, te guiando e te colocando de volta no caminho certo sempre que você se desvia dele. Aqui estão alguns exemplos de como eles podem ser aplicados em sua vida amorosa.

  • Perceba como se sente após interagir e passar algum tempo com seu parceiro. Se você se sente pra cima, sua experiência com seu parceiro está encontrando seus valores fundamentais. Se você se sente desapontada, as chances são de que um ou mais de seus valores fundamentais não estejam sendo encontrados em sua vida amorosa. Então você pode determinar se vale a pena ou não continuar nesse relacionamento.
  • Quando você não tem certeza do que fazer, pergunte a si mesma se o que está prestes a fazer se encaixa nos seus valores fundamentais. Por exemplo, se liberdade é um valor fundamental e seu parceiro quer morar com você, como isso afetará seu desejo de se sentir livre em um relacionamento? Há uma forma de vocês viverem juntos em que você ainda se sinta livre?
  • Valores fundamentais te dão a medida do que aceitável ou não. Se a interação com o homem que você está namorando há seis meses fica no nível superficial, e intimidade é muito importante para você, isso pode não ser aceitável.
  • Entenda os valores fundamentais do seu parceiro. Se confiança é um valor fundamental, o modo como você age, o que você diz e faz é confiável?

Quando você viver seus valores fundamentais consistentemente, encontrará um desses cenários.

  • Seu relacionamento existente irá melhorar.
  • Você verá que seu parceiro não é bom pra você.
  • Você atrairá homens de qualidade melhor.

Para viver seus valores fundamentais, você precisa de força e coragem para ser verdadeira consigo mesma. Isso significa saber quem você é e fazer escolhas baseada no que é importante pra você e não no que outros querem que você faça. A beleza de valores fundamentais é que eles se aplicam a todas as áreas da sua vida. Quanto mais você vive seus valores fundamentais, mais harmonioso é sua vida amorosa, pessoal e seu mundo em como um todo.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Que valores fundamentais são os mais significativos pra você em sua vida amorosa? De acordo com isso, você se considera feliz em seu relacionamento atual? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

3 comentários

  1. Pra mim é fundamental ter fidelidade, respeito eterno com o outro e AMIZADE! Graças a deus meu namorado é perfeito comigo nesses aspectos e eu sou muito feliz.

  2. Valores… tão difícil vc conseguir mante-lo quando corre o risco de perder a pessoa que vc ama. Meus valores não me permitem ter um relacionamento duradouro, sem nenhuma perspectiva de casamento. Não consigo aceitar que morar junto seja o mesmo que papel assinado e bênção de padre. Mas p decidir isso… tô perdendo qm eu amo, por achar que viver em paz e se gostar é mais importante. Quero mais!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*