Relacionamento tóxico

7 Sinais de Aviso de que Você Está em um Relacionamento Tóxico

Faça a si mesma estas perguntas. Será que você está em um relacionamento tóxico? Ninguém intencionalmente entra em um relacionamento ruim, e todo casal acaba passando por um momento difícil de vez em quando.

Mas há uma diferença entre lidar com algumas falhas temporárias e ficar preso em um relacionamento que se torna tóxico. No entanto, algumas pessoas permanecem ainda por muito tempo em um relacionamento tóxico mesmo depois que os sinais de alerta surgem.

“As pessoas permanecem em relacionamentos tóxicos por muitas razões”, diz Kimberly Hershenson, uma terapeuta especializada em relacionamentos. “Ficamos confortáveis ​​com o status quo e continuamos no mesmo caminho porque a mudança é difícil. Nós nos envolvemos em um quadro de negação e continuamos nele porque é mais fácil”.

Essa negação pode tornar muito difícil descobrir que você deve cortar os vínculos com essa pessoa o mais rápido possível. Enquanto você provavelmente tem um pressentimento de que algo está errado, muitas vezes você ainda não consegue enxergar com certeza que está em um relacionamento tóxico.

Não sabe como resolver isso? Comece fazendo a si mesma estas 7 perguntas.

1. Vocês brigam e gritam um com o outro o tempo todo?

Não existe um casal que sempre concorda com tudo, mas você não deve se sentir como se estivesse em uma montanha russa emocional. “Se os seus conflitos são incrivelmente intensos e levam a palavras ou ações drásticas, então há motivo para preocupação”, diz Erin Lewis Ballard, uma terapeuta de casamento e família.

Viver em um relacionamento onde tudo é na base do “8 ou 80”, ou estar bem um dia e depois em crise no dia seguinte, também é um sinal de que seu relacionamento é tóxico. E, claro, qualquer violência física é um sinal claro de que você precisa sair desse relacionamento imediatamente.

2. Você está contando pontos positivos ou negativos? Vocês estão competindo?

Os relacionamentos não devem parecer um jogo de basquete em que cada pessoa está contando quantas vezes fez algo bom ou até mesmo ruim.

“Todos nós somos vítimas disso às vezes, mas um relacionamento que é consumido por esse comportamento em que cada pessoa tenta manter sua pontuação é tóxico”, diz Ballard. “Se você e seu parceiro constantemente destacam os defeitos uns dos outros ou se encontram recitando seu currículo de boas ações, é um sinal de que vocês se voltaram um contra o outro, e isso nunca será positivo.”

3. Você tem medo de conversar com seu parceiro sobre as coisas importantes?

Não estamos falando daquelas conversas sobre de quem é a vez de tirar o lixo. Se você está hesitante em dizer ao seu parceiro coisas que realmente estão passando pela sua cabeça, coisas importantes para você – o que pode incluir coisas que ele está fazendo (ou não) no relacionamento – fique atenta a isso, diz Jane Reardon, uma terapeuta de casais com problemas de comunicação.

“Você precisa saber que deve enfrentar esse medo e conversar, mesmo que o tópico da conversa possa gerar algum confronto. É claro que nem sempre é fácil confrontar alguém de quem você tanto gosta”, diz ela. “Mas quando os casais optam por manter o relacionamento confortável demais em vez de manter o relacionamento real, essas pessoas acabam reduzindo o relacionamento a um grande nada, e sem comunicação, sem conversa, uma pessoa pode acabar cobrando demais a outra, e vocês podem terminar em um relacionamento tóxico”.

“Além disso, se você está realmente com medo de conversar com seu parceiro sobre algo importante para você porque teme uma reação violenta, esse já é mais do que um alerta de que você está em um relacionamento tóxico”, diz ela.

4. O seu parceiro só se importa com ele mesmo?

Você pode não ter percebido isso no começo, mas com o tempo os traços da personalidade verdadeira de um narcisista serão revelados. “Quando você está com um narcisista, haverá apenas uma pessoa que importa, e não será você”, diz a terapeuta e conselheira de casais Evie Shafner.

Um narcisista irá tentar manipular ou culpar você para satisfazer suas necessidades enquanto ignora as suas necessidades. “Eles falam principalmente sobre si mesmos e não são realmente sensíveis ao que está acontecendo com você. E a maior questão é que eles não têm empatia. Então, se você está com uma pessoa como essa, você provavelmente está em um relacionamento abusivo”, diz Shafner.

5. Você constantemente sente que não consegue fazer nada certo?

Se você está fazendo hora extra para agradar seu parceiro, e mesmo assim anda não chegando a lugar algum, vamos falar a realidade para você: você provavelmente nunca vai conseguir agradá-lo. “Fazer alguém sentir que não pode fazer nada certo pode ser um sério sinal de abuso psicológico”, diz Shafner. “Seu parceiro deveria ser a pessoa que mais torce por você, e você deveria sentir como se o peito dele fosse um lugar tranquilo para descansar. Se isso não está acontecendo, cuidado, lembre-se de amar a si mesma o suficiente para sair desse relacionamento tóxico.”

6. Vocês não tem uma boa relação na cama?

Embora o sexo seja apenas uma parte do seu relacionamento, geralmente é um aspecto muito importante dele, e um parceiro que trata você mal no dia a dia provavelmente não será gentil também na cama, e nem em outras áreas do relacionamento.

“Quando o seu parceiro te força a fazer sexo quando você não quer, ou se ele ignora completamente a sua necessidade para o prazer, isso pode ser mais um grave sinal de que você está em um relacionamento tóxico”, diz Hershenson.

7. O ciúme entre você e seu parceiro está passando de todos os limites?

“Sabe quando você tem que constantemente explicar ao seu parceiro onde e com quem você está? É disso que estamos falando”, diz Lesli Doares, consultora e coach de casais. Tudo o que você faz não deve apenas incluí-lo, mas girar em torno dele.

Você pode achar mais fácil mentir – e, quando suas mentiras são descobertas, tudo explode e fica consideravelmente muito pior – ou você escolhe deixar de ter uma vida, amigos e interesses próprios porque o preço é muito alto. “Em qualquer um dos casos, esse é um sinal claro de relacionamento tóxico.”

Você acredita que tem um relacionamento tóxico, depois de ler todos esses sinais? O que pretende fazer? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*