amor-na-praia

Como Identificar um Amor de Verdade

Não há assunto mais popular na TV, cinema, música e livros que o amor de verdade. A todo tempo somos bombardeados com a ideia de que temos que encontrar a nossa alma gêmea e ser feliz para sempre, afinal, só assim poderemos alcançar a felicidade.

Mas várias vezes as pessoas acreditam estar amando alguém, e com o passar do tempo percebem que foi apenas uma paixão repentina, muitas vezes intensa, porém repentina.

Seu coração dispara cada vez que ele te chama e suas mãos ficam toda suadas sempre que ele está por perto. Você acha que ele pode ser “o cara.” Mas como saber se isso é verdadeiro ou apenas algo da sua imaginação? Uma paixão ou amor de verdade?

Dennis Neder, psicólogo e autor do livro “Being a Man in a Woman’s World”, em português “Ser um Homem no Mundo das Mulheres”, diz que o amor tem três fases, a fase da paixão, a fase de ligação e o estágio familiar.

Dr. Neder diz que na hora de saber se é amor de verdade é importante a pessoa a saber se ela leva em conta esses três estágios.

O estágio da paixão é quando você não pode esperar para estar com a outra pessoa. Esta é a fase romântica do amor, diz o Dr. Neder, que adverte que é nesta fase que a maior parte das pessoas acha que é “amor de verdade”,  e muitas vezes se engana.

Claramente esta é a fase em que parece que o tempo não passa quando um está longe do outro, que nada parece fazer sentido, e que a vida a dois será perfeita, porém essa fase passa rapidamente, pois se trata apenas de paixão.

Segundo o Dr. Neder, a segunda fase é a da ligação. Durante esta fase você começa a conhecer a outra pessoa e começa a fazer planos para a sua vida em torno do outro.

Se você continuar nesta fase e gostar da pessoa, eventualmente entrará na terceira fase, que ele chama de “fase familiar”.

A “fase familiar” acontece quando você já estabeleceu um padrão de vida que envolve a outra pessoa, ou seja, praticamente tudo o que você faz envolve ou pode envolvê-la.

Sua própria vida muda para se adaptar à do seu parceiro, e segundo muitos profissionais da área, como psicólogos, acreditam que é neste momento que o amor de verdade começa.

A definição de “Amor Verdadeiro”

“Amor significa nunca ter que pedir desculpas”, pelo menos isso foi dito no filme Love Story, mas quando alguém pergunta qual a definição do amor de verdade, qualquer pessoa tem que parar para pensar. Talvez seja porque tenha significados diferentes para cada um.

O verdadeiro amor é quando a pessoa se preocupa com a saúde, bem-estar e felicidade da outra em um grau maior do que a sua própria saúde, bem-estar e felicidade.

Christiane Northrup, autora do livro “Women’s Bodies, Women’s Wisdom”, em português “Corpo das Mulheres, Sabedoria das Mulheres” eThe Wisdom of Menopause – “A Sabedoria da Menopausa” define da seguinte maneira: “amor de verdade é quando você se importa tanto com a outra pessoa que permite que ela tenha o espaço e tempo necessários para ser tudo o que ela quer ser”.

Por outro lado, se alguém diz a você: “Se você me ama, você…”, isso não é amor de verdade, diz o Dr. Northrup, pois quando é amor não é necessário provar.

Kathlyn Hendricks, Ph.D, e Gay Hendricks, Ph.D., autores do livro “Everlasting Love” em português “Amor Eterno”, dizem que o amor de verdade acontece quando você muda o compromisso que tem com a outra pessoa do inconsciente ao consciente.

“Quando você ouve as pessoas dizerem: ‘Os relacionamentos dão muito trabalho”, esta é uma expressão que vem do compromisso inconsciente”, diz Kathlyn Hendricks.

Compromisso consciente, segundo o Drs. Hendricks, significa que você irá revelar o seu verdadeiro “eu” para o seu parceiro e apoiá-lo em qualquer momento, seja ele bom ou ruim.

Laurie Moore, Ph.D., diz que o amor vem de um coração aberto “quando vocês estão juntos e se sentem abertos e seguros um com o outro ao mesmo tempo” isso pode ser amor, porém ela acredita que mesmo assim isso não significa que ele será o seu parceiro para o resto da vida.

9 maneiras para saber se é amor de verdade

Então como é que alguém pode saber se está vivendo um amor de verdade?

Veja o que os experts falam:

  1. Você se sente bem. Um bom relacionamento faz você se sentir bem consigo mesmo;
  2. Você respeita o seu parceiro. Mesmo sem perceber, está o tempo todo falando no seu parceiro, o respeita e o coloca sempre em um lugar especial;
  3. Você não vê a hora de poder passar o tempo e estar junto com ele. Você não precisa estar com outras pessoas ou ir a eventos para evitar ficar sozinha mesmo com ele do seu lado. Você gosta de passar um tempo de qualidade juntos, mesmo quando ele está tranquilo. O ato de “não fazer nada juntos” já é suficiente para você;
  4. Você se interessa pelos pensamento dele. Você pede a opinião do seu parceiro sobre questões que são importantes para você. Tudo bem se ele discorda de você, o importante é escutar a sua opinião;
  5. Você aceita as manias do seu parceiro. Todo mundo tem, inclusive você. Se as manias do seu parceiro são cativantes ou toleráveis, pode ser que você realmente o ame, agora se elas realmente te incomodam, você deve olhar com mais atenção para o seu relacionamento;
  6. Vocês são capazes de lidar e ajudar a resolver os problemas um do outro. É natural ter alguns problemas no caminho para a verdadeira felicidade. Pessoas em relacionamentos saudáveis veem nas discordâncias uma oportunidade para aprender mais a respeito do seu parceiro. No entanto, se você está criando problemas, ou se acredita que toda briga é motivo para terminar de vez o relacionamento, você provavelmente deve repensar a respeito do seu relacionamento;
  7. Você se sente segura. Você não tem medo de perder o seu parceiro;
  8. Você não consegue explicar porque estão juntos. Muitas pessoas têm que planejar a sua vida para poder estar com alguém, por isso é muito importante se perguntar se está com a outra pessoa porque realmente quer, e se a resposta for “sim”, então provavelmente vocês ficarão juntos;
  9. Você não compara o seu parceiro com outros. Sempre haverá alguém mais bonito, inteligente ou atlético que o seu parceiro, mas isso não importa nem um pouco, porque você só quer estar com ele.

A paixão e o amor de verdade muitas vezes confundem as pessoas, porém se fosse tão simples conseguir identificar e diferenciar um do outro, de repente não haveria tanta graça.

Essas são algumas dicas, porém abra o seu coração e ao mesmo tempo os seus olhos e mente; isso já ajudará a identificar o amor verdadeiro.

Você acha que vive atualmente um amor de verdade? Será que já viveu um e acabou perdendo-o? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*