Como Identificar um Amor de Verdade

Não há assunto mais popular na TV, cinema, música e livros que o amor de verdade. A todo tempo somos bombardeados com a ideia de que temos que encontrar a nossa alma gêmea e ser feliz para sempre, afinal, só assim poderemos alcançar a felicidade.

Mas várias vezes as pessoas acreditam estar amando alguém, e com o passar do tempo percebem que foi apenas uma paixão repentina, muitas vezes intensa, porém repentina.

Seu coração dispara cada vez que ele te chama e suas mãos ficam toda suadas sempre que ele está por perto. Você acha que ele pode ser “o cara.” Mas como saber se isso é verdadeiro ou apenas algo da sua imaginação? Uma paixão ou amor de verdade?

Dennis Neder, psicólogo e autor do livro “Being a Man in a Woman’s World”, em português “Ser um Homem no Mundo das Mulheres”, diz que o amor tem três fases, a fase da paixão, a fase de ligação e o estágio familiar.

Dr. Neder diz que na hora de saber se é amor de verdade é importante a pessoa a saber se ela leva em conta esses três estágios.

O estágio da paixão é quando você não pode esperar para estar com a outra pessoa. Esta é a fase romântica do amor, diz o Dr. Neder, que adverte que é nesta fase que a maior parte das pessoas acha que é “amor de verdade”,  e muitas vezes se engana.

Claramente esta é a fase em que parece que o tempo não passa quando um está longe do outro, que nada parece fazer sentido, e que a vida a dois será perfeita, porém essa fase passa rapidamente, pois se trata apenas de paixão.

Segundo o Dr. Neder, a segunda fase é a da ligação. Durante esta fase você começa a conhecer a outra pessoa e começa a fazer planos para a sua vida em torno do outro.

Se você continuar nesta fase e gostar da pessoa, eventualmente entrará na terceira fase, que ele chama de “fase familiar”.

A “fase familiar” acontece quando você já estabeleceu um padrão de vida que envolve a outra pessoa, ou seja, praticamente tudo o que você faz envolve ou pode envolvê-la.

Sua própria vida muda para se adaptar à do seu parceiro, e segundo muitos profissionais da área, como psicólogos, acreditam que é neste momento que o amor de verdade começa.

A definição de “Amor Verdadeiro”

“Amor significa nunca ter que pedir desculpas”, pelo menos isso foi dito no filme Love Story, mas quando alguém pergunta qual a definição do amor de verdade, qualquer pessoa tem que parar para pensar. Talvez seja porque tenha significados diferentes para cada um.

O verdadeiro amor é quando a pessoa se preocupa com a saúde, bem-estar e felicidade da outra em um grau maior do que a sua própria saúde, bem-estar e felicidade.

Christiane Northrup, autora do livro “Women’s Bodies, Women’s Wisdom”, em português “Corpo das Mulheres, Sabedoria das Mulheres” eThe Wisdom of Menopause – “A Sabedoria da Menopausa” define da seguinte maneira: “amor de verdade é quando você se importa tanto com a outra pessoa que permite que ela tenha o espaço e tempo necessários para ser tudo o que ela quer ser”.

Por outro lado, se alguém diz a você: “Se você me ama, você…”, isso não é amor de verdade, diz o Dr. Northrup, pois quando é amor não é necessário provar.

Kathlyn Hendricks, Ph.D, e Gay Hendricks, Ph.D., autores do livro “Everlasting Love” em português “Amor Eterno”, dizem que o amor de verdade acontece quando você muda o compromisso que tem com a outra pessoa do inconsciente ao consciente.

“Quando você ouve as pessoas dizerem: ‘Os relacionamentos dão muito trabalho”, esta é uma expressão que vem do compromisso inconsciente”, diz Kathlyn Hendricks.

Compromisso consciente, segundo o Drs. Hendricks, significa que você irá revelar o seu verdadeiro “eu” para o seu parceiro e apoiá-lo em qualquer momento, seja ele bom ou ruim.

Laurie Moore, Ph.D., diz que o amor vem de um coração aberto “quando vocês estão juntos e se sentem abertos e seguros um com o outro ao mesmo tempo” isso pode ser amor, porém ela acredita que mesmo assim isso não significa que ele será o seu parceiro para o resto da vida.

9 maneiras para saber se é amor de verdade

Então como é que alguém pode saber se está vivendo um amor de verdade?

Veja o que os experts falam:

  1. Você se sente bem. Um bom relacionamento faz você se sentir bem consigo mesmo;
  2. Você respeita o seu parceiro. Mesmo sem perceber, está o tempo todo falando no seu parceiro, o respeita e o coloca sempre em um lugar especial;
  3. Você não vê a hora de poder passar o tempo e estar junto com ele. Você não precisa estar com outras pessoas ou ir a eventos para evitar ficar sozinha mesmo com ele do seu lado. Você gosta de passar um tempo de qualidade juntos, mesmo quando ele está tranquilo. O ato de “não fazer nada juntos” já é suficiente para você;
  4. Você se interessa pelos pensamento dele. Você pede a opinião do seu parceiro sobre questões que são importantes para você. Tudo bem se ele discorda de você, o importante é escutar a sua opinião;
  5. Você aceita as manias do seu parceiro. Todo mundo tem, inclusive você. Se as manias do seu parceiro são cativantes ou toleráveis, pode ser que você realmente o ame, agora se elas realmente te incomodam, você deve olhar com mais atenção para o seu relacionamento;
  6. Vocês são capazes de lidar e ajudar a resolver os problemas um do outro. É natural ter alguns problemas no caminho para a verdadeira felicidade. Pessoas em relacionamentos saudáveis veem nas discordâncias uma oportunidade para aprender mais a respeito do seu parceiro. No entanto, se você está criando problemas, ou se acredita que toda briga é motivo para terminar de vez o relacionamento, você provavelmente deve repensar a respeito do seu relacionamento;
  7. Você se sente segura. Você não tem medo de perder o seu parceiro;
  8. Você não consegue explicar porque estão juntos. Muitas pessoas têm que planejar a sua vida para poder estar com alguém, por isso é muito importante se perguntar se está com a outra pessoa porque realmente quer, e se a resposta for “sim”, então provavelmente vocês ficarão juntos;
  9. Você não compara o seu parceiro com outros. Sempre haverá alguém mais bonito, inteligente ou atlético que o seu parceiro, mas isso não importa nem um pouco, porque você só quer estar com ele.

A paixão e o amor de verdade muitas vezes confundem as pessoas, porém se fosse tão simples conseguir identificar e diferenciar um do outro, de repente não haveria tanta graça.

Essas são algumas dicas, porém abra o seu coração e ao mesmo tempo os seus olhos e mente; isso já ajudará a identificar o amor verdadeiro.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acha que vive atualmente um amor de verdade? Será que já viveu um e acabou perdendo-o? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Um comentário

  1. Procurei e continuo procurando até hoje se realmente estou, enfim amando essa pessoa de verdade, pois irá fazer 8 meses que terminei uma relação que tive por pouquíssimo tempo e não entendo por que ainda sinto saudades, me sinto infeliz com a distância, me sinto culpada por ter decidido ir embora, não entendo por que penso nele ainda, por que quero está com ele, por que tenho quase certeza que não irei encontrar ninguém que se compare a ele, por que também sinto que ele deve está sentindo o mesmo que estou sentindo. As vezes sinto uma dor tão grande, que não consigo suportar, já perdir várias noites de sono, me pego a pensar nele constantemente, já tive outros envolvimentos, mas nada que me fizessi o esquecer e passar a sentir o mesm que sinto ainda por ele. Nunca passei por isso. Está difícil de lidar. Sinto que não terei capacidade de chegar a me apaixonar por ninguém mais, se eu não o tirar de minha cabeça. Isso é amor? Será que é amor?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*