Como Deixar de Amar Alguém Que Não Te Ama

Amar alguém, quando não é recíproco, pode ser bastante doloroso e não é nem um pouco saudável nutrir isso por mais tempo se não estiver sendo correspondida. De nada adianta insistir e acreditar que com o tempo a pessoa irá desenvolver alguma espécie de amor por você, pois as chances de isso acontecer são mínimas, quase nulas. Por isso, o melhor que você tem a fazer é se afastar e se voltar um pouco para si mesma.

Se você amar alguém em silêncio, talvez seja hora de se declarar ou dar as costas de uma vez por todas para esse amor e seguir em frente com a sua vida, que ainda é longa e lhe reserva boas doses de aventura. Saiba que deixar de amar alguém que não te ama não é algo impossível, aliás é muito mais fácil esquecer alguém que não te ama do que o contrário, pois apenas existe sentimento da sua parte e apenas você pode lidar e controlar isso. Veja abaixo os passos que devem ser seguidos para você esquecer esse amor.

Libertar-se da culpa

Algumas mulheres, quando não correspondidas, podem ficar se martirizando e pensando sobre o que fizeram de errado para que o seu amor não fosse correspondido. O que é preciso entender é que provavelmente a culpa não é sua, ninguém manda no coração e se ele até então não demonstrou a reciprocidade que você esperava, não adianta forçar a barra.

Aceite que não existe um culpado e que isso faz parte do curso da vida. Se vocês tiveram algum tipo de relacionamento afetivo, mas não está dando certo por amor demais da sua parte e amor de menos da parte dele, não espere mais por uma mudança e tome uma medida já.

Agora, se você estava secretamente amando alguém, como um amigo próximo seu, você já pensou em se declarar? Se ele for realmente seu amigo e compreensivo ele irá entender. Quem sabe você não descubra que pode haver uma reciprocidade oculta e vocês podem dar uma chance para os dois? Saiba que isso pode ou NÃO acontecer. Se ele não demonstrar o mesmo interesse, você deve respeitar e se afastar.

Afastar-se

A primeira coisa para deixar de amar alguém é se afastar. Dificilmente você irá conseguir superar um amor se tiver uma convivência diária ou constante. Por isso, avalie os encontros que você tem com ele e se é possível cortar o vínculo. Pode ser triste para você essa ação, principalmente se ele for um amigo seu, mas este é um processo fundamental para você se reerguer e saiba que isso pode ser provisório. Não se trata de um rompimento definitivo, apenas de um período de afastamento essencial para você se curar.

Quando estiver livre dessas emoções, confiante e bem resolvida, você poderá contatá-lo novamente, se ainda for o interesse dele e assim vocês poderão retomar a amizade que tinham antes. Mas, cuidado, apenas faça isso quando realmente se sentir preparada e com nenhum resquício de sentimento para não ter recaídas, certo?

Como amigo ele irá entender sua decisão e respeitar sem interferir e dando-lhe espaço. Pode acontecer das coisas mudarem e vocês não retomarem a amizade como era antes, mas esse é um risco que se corre e não há o que fazer para impedir isso.

Permita-se sofrer

Você pode estar pensando que você deve esconder sua tristeza, mas fingir não estar triste nunca resolve. Melhor externar as emoções do que mantê-las guardadas e suprimidas no fundo do peito, isso apenas causará mais dor interna e adiará o processo de cura.

Amar alguém que não te ama doi, portanto, deixe doer. Chore o que precisar, desabafe com as pessoas mais próximas a você, etc. Você não precisa carregar esse “fardo” sozinha. Procure ficar algum tempo sozinha para que você possa digerir tudo isso, pensar sobre o assunto, este é o melhor caminho para se curar. Saiba que tudo tem limite e que seu sofrimento também deve ter prazo de validade, por isso, se estiver há semanas desleixada em casa, sem vontade de fazer nada, com o desempenho ruim no trabalho, está na hora de se reerguer novamente.

Aceitação

Aproveite o tempo que estiver introspectiva para descobrir por que vocês poderiam não dar certo como casal. Nenhum casal é perfeito e ele, como ser humano, com certeza possui um milhão de defeitos. Pare de achar que ele é a perfeição, pois isso não existe. Você, como conhecedora da personalidade dele, sabe como ninguém quais são os defeitos, você pode inclusive ser uma amiga confidente dele, o que facilita ainda mais essa ação de apontar defeitos.

Pense em como ele agiria com você se estivessem juntos, tente focar nos aspectos negativos e veja se você toleraria ou aguentaria determinadas atitudes. A partir de então você pode começar a pensar que pode ter sido melhor mesmo vocês não se envolverem. Por exemplo, se ele é do tipo garanhão com um monte de garotas em volta, você acha que aguentaria amar alguém assim e viver com isso como namorada? Existem muitos outros exemplos, avalie com base nas características dele.

Livre-se das lembranças

Ao amar alguém é normal querer guardar todo tipo de lembrança sobre a pessoa e ficar remoendo isso. Por exemplo, se vocês trocavam mensagens direto, pode ser que você goste de ficar relendo essas mensagens e se divertindo sozinha. Se ele te enviou alguma mensagem de voz ou áudio, ou você tenha algum vídeo dele no seu celular, será quase impossível se controlar e não dar o play centenas de vezes.

Enfim, isso nunca irá ser saudável para você, por isso exclua tudo. Se por um acaso ele te presenteou alguma vez, jogue fora. Desfaça-se de tudo que remeta a ele. Inclusive, bloqueie ou exclua eles dos seus contatos das redes sociais. O que você menos precisa agora é saber o que ele faz, com quem está, etc.

Gatilhos da memória

Depois de ter se livrado por completo das coisas materiais, você precisa se medir para que a sua memória não te afunde. Controle-se para não ficar pensando nos momentos maravilhosos que passaram juntos. Naquele momento a dois que foi incrível e uma experiência única para você e que inclusive pode ter rolado um beijo sem compromisso e que você pensa até hoje lembrando como se fosse ontem.

Pare já com isso, afaste esses pensamentos, tente esquecer que esse dia um dia existiu. Pequenas coisas como ouvir uma música que te lembra ele ou sentir o cheiro de algum perfume ou comida também que te traga memórias de algo que vocês dividiram devem ser deixadas de lado.

Distraia-se

Após ter esse autocontrole, está na hora de você se distrair. Provavelmente quando você o amava incondicionalmente a vida só girava em torno dele, agora, você pode se libertar e dar mais atenção para si mesma, quer coisa melhor? Lembre-se quem você é, o que gosta de fazer ou então descubra-se. As pessoas mudam e pode ser que você tenha mudado e você nem saiba.

Faça coisas que gosta, vá ao cinema, a uma exposição fotográfica, pinte um quadro, leia um livro, assista séries divertidas, enfim, faça atividades que te promovam bem estar e relaxamento. Reserve um tempo também para se encontrar com seus amigos e se divertir, evitando os lugares que ele costuma frequentar. Com essa rotina, em alguns meses você já terá deixado de amar alguém que não corresponda e poderá se permitir conhecer e amar outra pessoa. Boa sorte!


Você já passou por essa situação de amar alguém que não corresponde a esse sentimento? Quem era essa pessoa, que relação vocês tinham? Como foi ou é passar por isso? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

VÍDEOS RELACIONADOS


publicidade

22 comentários

  1. É muito difícil, eu sempre me questiono qual é o problema que eu tenho pra não conseguir ter um relacionamento serio com alguém. Essas dicas são ótimas mas só o tempo mesmo pra fazer passar a dor de ser rejeitada

    • hahahaha, também me pergunto isso!

    • Sempre penso o mesmo, mas talvez o importante seja não se cobrar tanto e tentar levar a vida com mais leveza. Não por o outro em primeiro lugar e impor limites, não ser totalmente condescendente. Isso pode ajudar até a não sofrer tanto quando acaba.

    • e um fato nos questionamos onde errei? sera que não sirvo para amar? sera o defeito meu? sinceramente não sei, mas se sofre , e da vida sem chão , desejo que vc supere isso tbem quero superar afinal que amor e esse que troca de opinião como se troca de roupa isso e baixo……

    • Dificíl é de vcs mulheres….

  2. Recentemente, tive um relacionamento que durou pouco, uns 3 meses, mas que foi muito intenso. No início nos falávamos todos os dias e ele sempre me disse que eu podia confiar e contar com ele; que ele não queria que acabasse. Um dia resolvi abrir meu coração. Ele entendeu e disse que sentia o mesmo, pois nunca encanei dele sair sozinho, com os amigos, nem mesmo com as amigas. O fato é que passei alguns momentos difíceis em minha vida, perdi pessoas próximas recentemente e estava com outros problemas também. Eu desabava com ele, e ele não parecia achar isso ruim. Um dia, ele parou de falar comigo. Eu esperei e nada. O contatei e pedi pra conversar; ele concordou. Então, no encontro ele me disse que não sentia o mesmo que eu, que o que havia entre nós era apenas físico. Eu disse que não era justo, me senti enganada depois de tudo o que ele me disse, mas ele estava determinado. Hoje, não sinto culpa, mas ainda sinto muito a falta dele. Não sinto raiva também. Sei que preciso agora que esquecer, parte extremamente difícil, mas necessária. O importante é reencontrar o amor próprio e encontrar novas aventuras. Seguir em frente e tentar ser feliz de novo.

    • e foda amar de verdade sofre-se muito cada dia e um puro martirio, ainda mais na minha situação que tenho que esperar ela partir sabe viver ao lado de quem se ama como um estranho e a pior catastrofe real doi muito nao tem esplicação…..

  3. Hoje estou muito ttriste por que eu me declarei pra um menino que eu amo faz 5 anos e ele disse que não gosta de mim

  4. E bem difícil mesmo eu amo uma mulher ja tem uns 10 anos por ai e nisso td foram varias indas e vindas varias declaracoes tentativas e no final sempre eu q saio machucado mas eu dessa vez pretendo superar isso rapido pq ngm merece sofrer por amor ngm

  5. Muito difícil, completaria 1 ano de namoro e fui pega pela traição, talvez trair não seja sem querer e sim porque teve escolha. Então estou sofrendo, como se tudo tivesse desabado de uma só vez, mais o importante e não abaixar a cabeça e seguir em frente.

  6. Sou apaixonada pelo meu melhor amigo, que é bem mais novo que eu e me vê como uma irmã, tenho que escutar ele desabafando de outras meninas e me pedindo ajuda de como agir com elas, e como quero ve-lo feliz, faço o que posso para ajudar, mas estou sofrendo cada dia mais com isso. Tento me afastar, mas ele viria atrás de mim, pra conseguir fazer isso teria que confessar o que sinto, mas tenho muito medo. Mais alguém passou por algo parecido?

  7. A minha situação e pior! Nos trabalhamos juntos tivemos uma relaçao muito boa e feliz mas ai e ele conheceu o amor da vida dele! Foi sincero comigo e me trata muito bem! Ele esta feliz e isso me mata por dentro! Eu jamais corro atras mas e dificil conviver todos os dia!

    • Passo exatamente pela mesma situação que você Fernanda! É péssimo vê-lo todos os dias e saber que não está mais comigo. Que está feliz com uma outra pessoa. 🙁

  8. NÃO PODEMOS SOFRER POR QUEM ESCOLHEU FICAR LONGE DA GENTE!!!! Nós somos incríveis demais pra sofrer por pessoas instáveis, que uma hora estão amando a gente e na outra ficam frios e terminam, isso não é amor!!! A verdade é que se a outra pessoa terminou com você ou traiu é por que ela não gosta mais de você, não qualquer desculpa esfarrapada que ela dê, então por que você vai sofrer pelo que você nem tem escolha? eu nem tive escolha quando ele terminou comigo, só tive que aceitar que acabou, e é a coisa mais complicada do universo, mas nós somos muito incríveis do que a pessoa meio bosta que largou a gente pessoal, vamos olhar pra frente, deixar o passado no passado e não virar a página, mas queimar o livro, do mesmo jeito que ele veio, vem outro, e melhor do que ele, não podemos sofrer por pessoas mentirosas, pense bem, quem quebrou todas as promessas foi ele, nós fomos verdadeiros, o nosso para sempre realmente era verdadeiro, o dele não, o dele durou dois anos, então ele quebrou as promessas, ele que foi ridículo, então não vamos sofrer não galera, mais amor próprio heinnn levanta a cabeça e dê a volta por cima, por que a outra pessoa já ta bem já.

    • LUIZ GUSTAVO DOS SANTOS

      Ei gente td bem, eu estou passando por isso ja tem tres semanas. Moramos juntos dois anos e dois meses. Com muitas idas e voltas. Eu saia da casa dela quando terminavamos e quando acertavamos novamente voltava pra casa dela. Tivemos muitos momentos felizes nao tenho dúvidas. Nosso relacionamento era muito conturbado, quando estavamos bem era mil maravilhas e quando estavamos mau, era puro inferno. As idas e vindas comecaram a virar rotina. So que todas as voltas, eu tinha mais certeza que amava ela mais e mais. A ultima briga foi muito triste, penso que teve que ser pra não ter mais volta. Pois ja estavamos sofrendo muito. Tudo bem, ate aí. Tem so tres semanas que terminamos, caí na besteira de olhar as rede sócias dela e ela já está com outro cara.Com duas semanas recentes ja tinha posts e fotos de status e tudo. Oque vem na cabeca é, que quando ainda estavamos juntos ela ja estava se envolvendo com esse cara, ou ela ja nal sentia mais nada por mim. Mais tbm nao era oque ela demontrava não. Aí fica dúvida…será que ela estava me traindo? Será que ela ja não me amava mais? Porque respeito sei que ela ja não tem mais por ter feito isso. As mulheres que ler esse texto, favor responderce da suas opinião sobre o assunto. Pois to muito mau com tudo isso e precisava aceitar e entender oque aconteceu. Obrigado!

  9. eu queria alguma menina pra se abrir junto cmg… amei muito uma garota q tipo ela gosta das mesmas coisas q eu e nasceu no mesmo dia q eu ano e mês e os pais dela s meus padrinhos e amo muito ela de vdd fiz de tudo pra ficar com ela e no final ela preferiu ficar com um cara nada haver com ela e tbm n muito bonito. até hj penso nela ,isso já faz 8 meses q ela me deu block em tudo e todos os dias penso nela e mesmo tentando ter criado um vínculo de amizade mesmo ale sabendo q eu à amo ela nunca nem me procurou… queria conversar alguma menina me chama no whats: 8391039457

  10. Sempre pensei que iriamos durar para sempre pq o que vivemos foi muito bom,apesar das brigas e ciumes, não sei se foi isso que atrapalhou pq nem por isso deixava de gostar de dele e cheguei a abrir mao de redes sociais amizades por causa disso, só que ele queria se afastar um tempo pra gente não se abusar só que ja estava com sdd e vi ele mudar comigo e isso só fazia 2 dias então fui falar com ele e a gente terminou pq ele mim falou que gostava de mim mais não como antes que tudo já era rotina pra ele.por isso decidirmos isso pq quando 1 nao quer dois não ficam juntos e pra mim não batava ficar com ele gostando de mim só um pouco.
    Só que pra mim ta difícil mais queru superar pq se ele vai embora e vou ficar melhor eu sei.
    Por enquanto não pq andamos no mesmo transporte e na mesma escola mais vou resistir e evitar ele ate lá.
    Ate pq foi ele quem pediu.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*