Casal abraçado

10 Formas de Salvar um Relacionamento Que Está Morrendo

O amor é o sentimento mais lindo que Deus nos deixou. Mas como qualquer outro relacionamento, o amor também tem sua parcela de expectativas e se elas não são alcançadas, muitas vezes termina em separação. Portanto, é necessário continuar a se esforçar para fazer o que seu parceiro pede e mantê-lo feliz. Se você estiver em um relacionamento complicado e realmente quer que as coisas voltem a funcionar, a seguir estão as 10 melhores dicas para salvar um relacionamento que está acabando.

1. Decida se vocês se amam ou não

O primeiro passo para salvar um relacionamento relacionamento que está afundando é entender se existe mesmo amor. Todo relacionamento tem sua própria historia, situações e passado. Ninguém além do casal pode decidir se estão apaixonados ou não. O amor é para sempre, e se não for para sempre, não é realmente amor.

Os sentimentos que uma pessoa tem de amor verdadeiro, nunca morrem. Então se seu relacionamento é real, você ainda sentirá amor por seu parceiro, mesmo que a situação atual seja terrível. O primeiro passo, portanto, para tentar salvar um relacionamento, é descobrir e decidir se você ama ou não seu parceiro.

2. Interaja com as pessoas próximas de seu amado

Cada indivíduo tem várias pessoas em sua vida, que permanecem próximas mais do que outras. Essas pessoas são nossas almas-gêmeas, nossos conselheiros e filósofos em todos os momentos. São aqueles com quem compartilhamos tudo sobre nossa vida, especialmente questões do coração.

Então, um bom jeito de salvar um relacionamento é conversar com alguém que é próximo de seu parceiro. Interaja com a pessoa que sabe tudo sobre ele e tente entender qual o problema dele com você e o relacionamento. Dessa forma você pode analisar os problemas a partir do ponto de vista de seu parceiro.

3. Entenda os problemas

Um casal que está passando por problemas no relacionamento deve entender que as questões são compartilhadas. Ambos contribuíram para que as circunstâncias estejam assim. Eles precisam sentar a conversar, e assim tentar descobrir quais são os problemas. Mais do que qualquer pessoa, por mais próxima que possa ser do casal, são os dois que podem entender quais são os problemas deles.

É importante que se sentem juntos, ouçam um ao outro e entendam as razões de por que o relacionamento não está funcionando.

4. Deixe seu ego de lado e mude quem você é

Ego é uma coisa comum e perigosa que pode acarretar problemas em um relacionamento. Toda pessoa acredita naturalmente estar certo sobre o que faz. E quando esse ego aparece em relacionamentos, abre caminho para a tensão. Nenhum dos dois parceiros está pronto para se comprometer, acreditando que sempre está certo, e se isso não for controlado logo, pode resultar em um relacionamento estressante.

É necessário que ambos se respeitem e entendam a opinião um do outro. Ninguém pode estar sempre e absolutamente certo ou errado, já que ambos são sensíveis, racionais e capazes de ter expectativas. É importante entender isso, e por consequência, tentar melhorar a si mesmo antes de apontar os defeitos do seu parceiro para salvar um relacionamento.

5. Leia e reaja

Hoje em dia vivemos em um mundo que está se desenvolvendo rapidamente. Esse desenvolvimento não é só político, econômico ou tecnológico, mas também social e cultural. Com os avanços sociais e culturais na sociedade, estamos mais livres para expressar nossas ideias. Hoje, o amor, relacionamentos e sexo são assuntos que podem ser discutidos abertamente, amigavelmente e com confiança, diferentemente de décadas atrás, quando seria um tabu discutir isso em público.

Com essa onda positiva de mudança, temos muitos materiais bons disponíveis que podem ajudar casais a superar qualquer tipo de problema no relacionamento, então busque-os e beneficie-se deles. Existe um grande número de revistas que tratam desses assuntos, revistas que são exclusivas para mulheres ou para homens, e também revistas para qualquer público que também discutem essas questões. Então, todos podem ter acesso a materiais que discutem os assuntos a partir de certo um ponto de vista.

Além disso, existem livros, pesquisas na internet e o nosso site para dar dicas de relacionamentos. Certamente não é uma ideia ruim receber ajuda dessas fontes. Um grande benefício é que não precisamos falar de nossos problemas com ninguém, mas ainda assim entrar em discussões sobre eles, sendo assim muito útil para quem é tímido ou, por outras razões, desconfortável em se abrir com outra pessoa para discutir como salvar um relacionamento.

6. Façam uma viagem juntos

Uma das causas mais comuns para términos e divórcios é a falta de tempo. Os parceiros obviamente têm expectativas um do outro. Na verdade, todo relacionamento tem sua parcela de expectativas. São os esforços para alcançar as expectativas de seu parceiro que mantêm uma relação.

Depois de ter analisado o que está difícil na relação e a causa consistir em falta de tempo, sair para viajar juntos é um ótimo jeito de salvar um relacionamento. Mesmo que o tempo não seja um problema no seu, sair um pouco da rotina, uma mudança de ambiente e situação pode servir como um momento para relaxarem juntos.

7. Encontrem-se com mais frequência

A distância é outro fenômeno importante que leva a estranhamentos e separações. Está muito conectado com ter tempo para o seu parceiro. Às vezes, mesmo que tenham tempo um para o outro, como ao conversar bastante pelo telefone ou pela internet, a distância física ainda pode ser um problema. O calor e conforto que existe quando estão juntos, de mãos dadas, colocando a cabeça no peito dele ou no ombro são insubstituíveis.

Não significa que relacionamentos à distância não funcionem, eles funcionam, mas precisam de esforço e trabalho. Além disso, se morarem na mesma cidade, e ainda assim não passam muito tempo juntos, precisam se esforçar mais. Sem esforço, sem encontros, seus laços podem realmente enfraquecer.

Existem muitas mágoas que um simples abraço pode curar. Então, pense que você precisa se esforçar para salvar um relacionamento e continuar com seu parceiro, já que vale a pena, por ser por amor.

8. Respeite o espaço um do outro

Tempo e a distância, apesar de serem importantes, têm um limite. Nada que passe dos limites pode ser saudável. Estar juntos é bom até o ponto em que o seu parceiro aproveite e tolere. Muitas vezes, ser muito grudenta, possessiva ou inquisitiva pode te trazer problemas. Com um parceiro assim, o outro ficará incomodado e irritado com o tempo, e por mais que o amor continue, os laços não aguentam.

Portanto, para salvar um relacionamento é realmente necessário perceber que somos indivíduos, mesmo se decidimos passar a vida inteira juntos, permanecemos como um, devotados ao outro. Existe um espaço pessoal, uma liberdade pessoal que precisa ser compreendida, respeitada e protegida no relacionamento.

9. Seja mais romântica

Romance é como outro nome para o amor. Muitas vezes, as pessoas se esquecem disso. É claro que nem todo mundo é igualmente expressivo e emocional, mas dentro da capacidade de cada um é importante fazer coisas especiais para quem amamos. É o romance que diferencia o relacionamento amoroso de outros laços de amor.

Mesmo que esteja casada com seu amor por anos, ou em um relacionamento por um longo tempo, não deixe de ser carinhosa. Esse é um dos maiores problemas em relacionamentos. Os casais muitas vezes param de se relacionar bem por sentirem falta de alguma coisa na relação que não os satisfazem completamente.

Faça pequenos esforços, faça surpresas, saiam para passear, tenham jantares à luz de velas e divirtam-se na cama. Eleve seu relacionamento de tempos em tempos ao adicionar romance a ele. Isso ajuda muito para salvar um relacionamento que está se apagando.

10. Conversem (não discuta)

Conversar é a chave para todos os problemas. Desligar sem ouvir seu parceiro, gritar um com o outro, ficar nervosa e não falar por dias, se isso é o que está fazendo quando brigam, pare imediatamente. Um relacionamento realmente precisa de conversas, e qualquer diálogo é incompleto se não tiver os dois lados.

Para retomar seus laços, vá, sente-se e ouça o que seu parceiro tem a dizer. Mesmo que ele não estiver pronto para ouvir seu coração, fique calma e escute-o. Isso fará com que ele escute você também. Quando se demonstra paciência, calma e consideração, uma conversa certamente acontecerá, e não será infrutífera.


Você realmente acredita que precisa salvar um relacionamento que está se acabando? Como pretende fazer isso? Acha que ainda há chances? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Um comentário

  1. Muito difícil acreditar que tem como mudar, depois de 16 anos juntos, perde se a paciência, ainda tem a dificuldade do marido trabalhar em casa

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*