Tirar Selfie Pode Ser Sinal de Doença Mental

O termo “Selfie” foi eleito como “Palavra do Ano de 2013” pelo Dicionário Oxford. Define-se como “uma fotografia que alguém tirou de si mesmo, tipicamente com smartphone ou webcam, enviada para sites de mídia social”. Famosos e pessoas não conhecidas participam desta grande moda do boom da internet – a selfie, ou seja, o autorretrato publicado na web.

  Continua Depois da Publicidade  

Há milhares de mulheres posando para diferentes fotografias, ou realizando atividades do dia, que fazem questão de registrar o momento nas mídias colaborativas, tais como o Facebook, por exemplo. Porém, esta prática pode não ser sadia. Ao contrário, tirar selfie talvez seja sinal de doença mental.

Condição de Saúde

Tirar selfie é sinal de doença mental? Especialistas indicam que a grande tendência do autorretrato está atrelada às condições mentais, de forma principal entre as pessoas vaidosas com a aparência ou o estilo de vida luxuoso. De forma prática, existem sintomas que se assemelham ao narcisismo.

Palavras de Profissional

De acordo com o psiquiatra David Veal, duas em cada três pessoas que tiram selfie sofrem do Transtorno Dismórfico Corporal. Com a ascensão dos smartphones e da internet, cresceu o perfil de pessoas que se demonstram ao mundo com este tipo de problema psicológico. Nos dias de hoje, existe inclusive ajuda de terapia cognitiva-comportamental para saber quais as razões ao comportamento compulsivo. Os médicos apresentam técnicas que servem para controlar tais impulsos.

  Continua Depois da Publicidade  

Caso Real de Danny Bowman

Danny Bowman

O planeta Terra se convence a cada dia com fato de que tirar selfie pode ser um sinal de doença mental. O exemplo do adolescente britânico Danny Bowman deixou o mundo até hoje estarrecido. Ele se tornou uma pessoa obcecada na busca por tirar a foto perfeita, a ponto de ficar 10h por dia registrando 200 fotografias de si mesmo.

Danny Bowman: Desejo da Foto Perfeita

Danny Bowman

Bowman também foi obcecado por causa da busca pela beleza, emagreceu 30 quilos e decidiu não sair de casa até ficar com o corpo perfeito. Percebeu que jamais iria conseguir seu objetivo, e por consequência tentou tirar a própria vida após uma overdose, mas foi salvo a tempo por sua mãe. Até os dias de hoje o britânico é lembrado por ser o primeiro viciado em selfie do Reino Unido.

Tratamento de Danny Bowman

O caso Danny Bowman ajudou os médicos no sentido de entender melhor o transtorno e por consequência evoluir as práticas de combate, que ainda estão sendo construídas, visto que este se trata de um problema psicológico ainda recente. Durante o tratamento, Bowman diminuiu a prática de tirar selfie os poucos até encontrar a cura.

Reconhecimento do Estado

A tese de que tirar selfie pode ser sinal de doença mental é reconhecida inclusive por autoridades governamentais. Por exemplo, o poder público do Reino Unido anunciou de modo oficial que a dependência nas mídias sociais consiste em doença psicológica, com média de 100 pacientes anuais que buscam tratamento nos hospitais ingleses.

Selfie: Nasce o Narcisismo Virtual

selfie

Sociólogos contemporâneos do século XXI indicam que a prática da selfie trouxe à tona o nascimento do narcisismo virtual. Esta espécie de dependência social demostra usuários que tiram autorretratos e divulgam nas redes sociais sofrendo com uma espécie de carência. Em termos sociais a grande problemática de tal fato está nas mulheres viciadas que buscam metas intangíveis, como ficar igual às supermodelos.

  Continua Depois da Publicidade  

selfie

Selfie: Problema de Atenção

Em termos práticos, as manifestações narcisistas que acontecem nas redes sociais por causa da selfie demonstram, ao mesmo tempo, diversos tipos de pessoas que ultrapassam os limites de se auto apresentar para compensar a autoestima baixa. Porém, quando as fotos reproduzidas ganham reforço por parte dos comentários, então se consolida o simulacro da distorção entre realidade e consolidação dos desejos ou delírios narcisistas.

Problemas de Autoconfiança

Panpimol Wipulakorn, especialista do Departamento de Saúde Mental da Tailândia, indica que o controle de quem gosta ou não dos comentários da selfie, por parte dos usuários, gera problemas sérios de ordem psicológica, capazes de interferir na confiança, e por consequência outros departamentos, como nos estudos ou no trabalho.

Dicas para Diminuir Críticas da Selfie

  1. Evitar tirar foto com roupas de academia, ou mesmo dentro dela;
  2. Não misturar na foto animais e pessoas ao mesmo tempo. Tire a foto apenas do seu bicho-de-estimação, não da lambida que ele deu na sua cara;

Selfie com cachorro

  1. Jamais tirar fotos comendo alimentos. Para divulgar a receita é melhor publicar a foto sem ninguém por perto, com nenhum prato sujo. Você pode pensar que não, mas o pessoal pensa, “nossa! Colocou a mão no celular durante a refeição, que porca!”;
  2. Foto com cinto de segurança, no banco do motorista, estando no carro, também é dispensável. Sem contar que representa sinal de negligência, visto que trânsito sempre requer máxima atenção. Tal ato pode ser visto de modo negativo por chefes e amigos, do trabalho ou da faculdade;

Selfie no carro

  1. Locais escuros são dispensável ao considerar que as fotos têm chances de ficarem borradas, e, sua cara, vai parecer com a do Freddy Gruguer;
  2. Tirar foto assim que acordar jamais! Mesmo que seu namorado ache você bonita ao despertar, outras pessoas podem descordar. Sem contar com aqueles comentários: “Uau! Acabou de acordar e tirou selfie, acho que esta menina dorme com o celular na mão”. Atenção! Pior ainda é fingir dormir. Pode ter certeza, a grande parte das suas amigas vai saber que você está fingindo;

Selfie Dormindo

  1. Tirar foto com biquíni, de modo sensual, pode fazer bem ao ego da mulher. Porém, se o seu corpo não está em forma, é melhor se cuidar antes de fotografar o seu corpinho, que será visto por milhares de pessoas;
  2. Jamais tire fotos no hospital. Além do local estar repleto de bactérias, as pessoas não querem ver a sua cara de deprimida ou seu corpo ligado a tubos;
  3. Cortou cabelo? Simples, busque a opinião das pessoas que conhece na vida real antes de postar a selfie. Se estiver feio vai ser custoso tirar esta imagem negativa aos amigos das redes sociais;
  4. Cuidado ao tirar fotos com carros e aviões de luxo. As redes sociais estão repletas de quadrilhas que buscam as próximas vítimas para o seu assalto ou sequestro.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você é uma pessoa que tem o costume de tirar e postar muitas selfies? Já pensou que pode estar sendo julgada por isso e sofrendo tal transtorno? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média 4,80)
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  

7 Comentários

  1. Eu sou viciada em tirar fotos,as pessoas em casa dizem que eu estou passando do ponto.
    Tiro umas 15 fotos por dia,quando eu nao tiro selfi,estou na frente do espelho fazendo posse.
    Eu reconheço,que estou viciada. Amo tirar foto quando compro celular nao penso em configuraçao mais sim se a camera é boa.

  2. Cara nunca li algo tão inútil… igual comentário besta de yutubers discutindo sobre religião ou banda, coisas do tipo. A pessoa tira foto como ela quiser, não é da nossa conta, afinal não tem ninguém apontando uma arma na cabeça do leitor e obrigando a comentar ou curtir, ou até mesmo parar pra ver a foto. Se a pessoa tem doença disso, não é um outro ser falando ”vc tem doença, vai se tratar” ou algum site falando mil vezes o mesmo assunto que isso vai mudar. Exemplo: a internet é o maior vício do mundo (afinal se vc parou pra ser esses posts é pq não tem muito o que fazer né não? assim como eu). Eu não digo que é errado o que foi postado mas que se vc tirar uma selfie vulgar ou erótico e postar nas redes AI SIM teria problemas e até denúncias mas não é o caso.

  3. Luciana se vc tira 50 fotos é pq vc é doente e não quer reconhecer.
    Estela Matos pelo comentário postado nem precisa dizer se é ou não. vc ja tem que analisar é o grau que vc está.
    Detza, com certeza tudo que em for excesso pode encontrar que tem algo errado ai. O texto foi bem escrito porem sempre os que possam estar doentes tentarão se defender!

  4. Não é porque existem casos como os sitados de pessoas que chegaram ao um ponto obsessivo com a selfie, que a selfe seja considerada indícios de deficiência, autoestima e entre outros defeitos.
    Como tudo que passa do limite si torna um problema, como obsessividade com bebidas a pessoa sabe que passou do limite que pode leva- la a morte, mais continua, pura ignorância humana.
    Por isso tudo que si torna obsessividade vai causar decadência.

  5. Estela Matos

    Tudo é dornça, vai te catar. tiro foto até do meu c e acho lindo

  6. Tiro umas 50 fotos por dia,nunca me canso .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×