Home » Relacionamento » Dicas de Relacionamento » Teste Identifica Se o Casamento Vai Durar
Casamento

Teste Identifica Se o Casamento Vai Durar

A proporção não é o detector de emoções românticas de alta tecnologia que você pode imaginar. Em vez disso, se parece muito mais com aquela coisa familiar que conhecemos como intuição. Da próxima vez que alguém que acabou de passar por um término disser que eles sempre souberam que o relacionamento nunca daria certo, pode não ser apenas uma percepção tardia. Em um intrigante novo experimento sobre o quanto nossas respostas automáticas podem dizer sobre o que realmente sentimos, um grupo de pesquisadores descobriu que pode haver um teste que prevê se um casamento vai durar.

Primeiro, eles pediram a mais de 100 pessoas casadas recentemente no Tennessee para avaliar seu cônjuge. Sem surpresa, todos declararam que seus cônjuges eram formidáveis. Então pediram que eles olhassem para fotos de seus cônjuges enquanto identificavam se uma palavra era negativa ou positiva.

Após gravar as respostas, os pesquisadores acompanharam os casais por quatro anos para ver como os casamentos estavam. Pessoas que levaram mais tempo para identificar palavras negativas ou que identificavam palavras positivas mais rapidamente tinham maior probabilidade de estarem casados e felizes no final do estudo do que os recém-casados cujas respostas foram o contrário, segundo um novo estudo na revista Science.  “Embora [quatro anos] seja um período de tempo relativamente pequeno,” disse o líder do estudo James McNulty, Professor Associado de psicologia na Florida State University, “algumas pessoas experimentaram um declínio dramático de satisfação no período.”

A teoria por trás das primeiras respostas é que o cérebro precisa de um pouco mais de tempo para ir de uma coisa que o faz feliz para uma coisa que o deixa triste. Então se a foto da pessoa amada produz apenas uma resposta positiva, o cérebro tem que trabalhar mais para ter uma noção negativa. “É preciso “trocar de marcha” para processar um conceito negativo como “terrível” após ver a foto de seu parceiro, se a pessoa realmente tem um atitude positiva em relação a esse parceiro,” diz McNulty. “Não é preciso tanto tempo, entretanto, para processar conceitos negativos após ver a foto do parceiro se a pessoa tem uma atitude menos positiva em relação a ele.”

De maneira interessante, o estudo não previu se o casal teria problemas, mas sim se a “insatisfação e desespero” se instalariam no casamento. Em outras palavras, era mais sobre as atitudes dos indivíduos em relação a seus casamentos e quão ensolarado esse casamento realmente era. Os pesquisadores também controlaram alguns dos fatores que poderiam ter distorcido os resultados, como neuroses gerais ou afeto negativo, cujos altos níveis podem tornar pessoas parceiros difíceis.

Casais que estão noivos não podem usar essa informação como um leitor do amor para saber se o casamento vai durar ainda, entretanto. McNulty é cauteloso quanto ao uso de seu experimento como uma ferramenta profética. “Imagino que se tivéssemos avaliado pessoas antes de se casarem, teríamos tido resultados similares,” ele diz.  “Acho que estamos muito longe de usarmos isso como uma ferramenta de diagnóstico para identificar indivíduos específicos que se tornarão infelizes. O que observamos foi uma tendência; algumas pessoas foram exceções a essa tendência.”

Mas não há nada que te impeça de pegar aquela sua amiga cujo noivo você não suporta e tentar fazer seu próprio teste pra saber se esse casamento vai durar. Tudo o que você precisa é uma foto e uma máquina que possa contar em milissegundos.  E então, provavelmente, uma caixa de lenços.

Você acredita que esse teste pode realmente funcionar? É possível saber logo de cara, no início, se um casamento vai durar ou não? Você já acertou alguma previsão assim? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...

Um comentário

  1. Ahahahaha vou fazer com a minha amiga que vai se casar esse fim de semana!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *