Mulher Assustada no Computador

Suas Fotos Nuas Caíram na Internet! E Agora?

Infelizmente, são cada vez mais comuns os casos de homens que divulgam na internet fotos nuas de suas parceiras na internet. A mulher aceita posar nua para o cara, na maior confiança, querendo apenas apimentar e movimentar a vida sexual entre os dois. Um dos casos que mais abalou a população brasileira foi o da jovem Fran, que teve seu vídeo espalhado pelo seu namorado, uma pessoa com quem já estava junto há um certo tempo e em quem confiava plenamente. Fran tem sido forte, apesar de tudo. Muitas meninas não são, e alguns desses casos onde as mulheres se vêem expostas, não aguentam a barra e acabam se suicidando.

Porém, aos poucos a polícia e o setor judicial vêm se preparando para lidar de forma adequada com casos de divulgação fotos nuas na internet. Há maneiras de remediar a situação, embora seja muito difícil pensar com calma e saber o que fazer quando um ex namorado publica uma foto sua nua. Há diferentes casos e cada um deles vai pedir procedimentos mais ou menos diferentes, mas, de maneira geral, a forma de agir é bem semelhante. Saiba o que fazer se seu namorado publicar suas fotos nuas na internet.[sc:artigos_relacionados]

Foto x Imagem

É importante que você saiba que, mesmo que ele tenha sido o autor da foto ou que você tenha dado a foto a ele, o uso da sua imagem pessoal só pode ser feita mediante sua autorização. Livia Scocuglia, do site Consultor Jurídico, explica: “a imagem é objeto de direito subjetivo privado, uma espécie de direito de personalidade, e, sendo assim, o seu titular pode optar por desfrutá-la ou impedir que qualquer outro a utilize”.

É necessário que você saiba disso e não se deixe intimidar caso seu ex namorado, ficante, marido etc. tente te convencer de que não há nada que você possa fazer para retirar as imagens da internet. Para utilizar sua imagem, é necessário que haja um contrato onde você libera o uso da sua imagem, coisa que, com certeza, não existe.

O que fazer quando alguém publica suas fotos nuas na internet

Os especialistas concordam que a retirada completa do material da internet é impossível, mas que é possível diminuir o estrago e os danos. Conheça alguns passos que você pode dar nessa direção.

1. Notifique o site onde o conteúdo está hospedado

Envie um e-mail imediatamente para o site (Youtube, por exemplo) informando o problema. A questão aqui é que os sites também são responsáveis pela divulgação indevida de suas fotos nuas ou vídeos. Isto não é suficiente, mas é um passo necessário.

2. Tente uma conversa

Pode ser inútil, mas não custa nada tentar. Fale com seu ex namorado e peça para ele retirar as imagens da internet. Explique que a lei está do seu lado e será muito pior para ele se o material permanecer online.

3. Encontre um advogado

Procure a orientação de quem entende do assunto e que vai lutar pelos seus direitos. Até mesmo em delegacias as mulheres podem encontrar profissionais machistas que não levam o caso a sério, podendo até se recusar a fazer um boletim de ocorrência porque “foi você que deixou ele ficar com a foto”.

4. Procure uma delegacia especializada em crimes digitais

Registre a queixa. Ela pode ser por uso indevido de imagem, difamação (especialmente quando o responsável coloca legendas ou palavras na foto que aumentem o poder depreciativo da situação). Na verdade, qualquer delegacia serve, mas já há delegacias especializadas para esse tipo de ação.

5. Vá a um cartório para receber um registro

Essa parte é difícil porque implica em mostrar o conteúdo a um estranho, mas pode ser bem útil caso você entre com um processo contra o indivíduo. No cartório, o tabelião acessará a página e emitirá um registro que funciona como prova no seu processo.

6. Dê um print screen da tela

Outro meio também para gerar prova é apertar a tecla print screen do teclado. Abra o Paint Brush (pode usar outros programas mais sofisticados, se quiser, mas o Paint já serve) e cole (ctrl + V). Depois, vá em “salvar como” e escolha a extensão de fotos jpg. Assim você gerará uma foto da tela com o conteúdo difamatório, o que servirá como mais uma prova das suas fotos nuas na internet.

7. Você é menor de idade?

Se você ou sua filha, irmã etc. for menor de idade, a pessoa responsável por divulgar as fotos ainda pode ser investigada pelo gravíssimo crime de divulgação de material pornográfico infanto-juvenil.

8. Você foi chantageada?

O cara te chantageou de alguma forma? Disse que não colocaria ou retiraria as fotos caso você voltasse com ele ou se você desse dinheiro a ele etc.? Se for o caso, ele ainda pode ser acusado por extorsão de dinheiro. Tente conseguir provas – conversas telefônicas, mensagens de texto, e-mails – que contenham a chantagem.

9. Busque a reparação de danos

Ter suas fotos nuas expostas na internet já foi motivo para muita gente ser despedida do emprego, ter sua casa vandalizada, ter que parar de estudar porque não aguenta as humilhações que sofre na rua, realizar tratamento psicológico, entre outros problemas. Você pode buscar uma indenização – seu advogado saberá te orientar. De acordo com o site Uol, “os ex-namorados tiveram de indenizar em R$ 50 mil e R$ 10 mil as parceiras que tiveram fotos nuas publicadas na internet sem autorização”.

10. Reconstrua sua imagem

Não é fácil, até porque reconstruir sua imagem é também uma questão de reconstruir a autoconfiança que ficou muito abalada com a situação. Talvez você precise mudar de universidade, cortar o cabelo, talvez você precise de apoio psicológico. Procure fazer contato com outras pessoas que foram vítimas desse tipo de coisa, converse com elas.

Cerque-se de pessoas que te compreendam e te apoiem, até mesmo pessoas estranhas podem te ajudar nessas horas. Aceite. É difícil confiar novamente, mas é algo que você precisará aprender a fazer. E lembre-se sempre: nunca se sinta culpada pelo que está passando. A culpa é do seu ex namorado que espalhou a foto, não você, que confiou na hombridade dele.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você já passou por algum constrangimento desse, ou algo parecido? Está com medo de um ex namorado divulgar fotos que você enviou antigamente para ele? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...

37 Comentários

  1. Sonja McDonell

    Sou Sonja McDonell, comissária de bordo da Swiss Airlines, 23, com 13 cidades ultramarinas. Eu li no Dr. O relatório de Kinsey há alguns anos atrás, quando ele diz, as meninas lésbicas têm algumas células em seus cérebros, que são chamadas de garotas normais que não têm. Essas células são enviadas para e são sensíveis ao corpo na puberdade precoce. A maioria das meninas então começa a se masturbar e a pensar como estar com uma garota. Isso é verdade. Eu estava na 6ª aula quando tive tais sentimentos. No Rio, algumas meninas são mais jovens com sentimentos, desejos e experiências.
    Sonja em [email protected]

  2. eu estou passando por isso! so que ele mim ameaça direto e eu nao consigo convencer ele1 mim ajudaa por favor! toh com muito medo dele posta minhas fotos! meu deus mim ajuda!!

  3. Gente é muito simples bloquear todos os arquivos que foram postados em sites seja ele nacional ou internacional,o funcionamento dos sites de armazenamento é nada mais nada menos que uma HD virtual Online onde tudo que você manda pra lá fica armazenado lá. Para fazer a limpeza de seus arquivos enviados lá no HD virtual ai é só fazer um (backup reverso de Download) através do ip de seu computador ou ip de seu celular e digite o seu ip e pronto.Mais informações talvez posso ajudar contato: [email protected]

  4. Isso já aconteceu comigo também, eu tenho 18 anos, conheço o cara desde pequena começamos a ficar passamos até virada do ano de 2014 para 2015 juntos. Eu resolvi terminar pq ele era mt ciumento era possessivo, na verdade a gente nem namorava, ele era apenas meu ficante. Terminamos e voltamos algumas vezes, ele começou a me pedir fotos e eu idiota fui e mandei. Depois de um tempo resolvi terminar, e ele apareceu fazendo chantagem cmg. Eu falei que não iria voltar com ele, ele postou uma Ft minha de lingerie em um Instagram que ele mesmo criou. E eu descobri que ele fez isso com uma ex-namorado dele! Ele tinha diversas fts dela, eu conversei com a garota, e nós estávamos pensando em ir até a polícia para ver oq conseguíamos fazer em relação às fts expostas. Antes de irmos à delegacia eu conversei com ele, ele até tirou sarro de mim. Mas eu disse a ele: Eu vou a polícia, você não sabe com quem está lidando. Eu falei para ele apagar as imagens, tanto minha quanto de sua ex-namorada consegui que diversas pessoas denunciassem o Instagram feito por ele, depois de um tempo ele apagou todas as fts do Instagram e exclui o mesmo.
    Mas infelizmente ele voltou ontem a me chantagear, me mandou uma mensagem no facebook dizendo que havia achando aquelas fts minhas. Eu fiquei brava, mas não respondi sua mensagem, não vou dar liberdade para ele me deixar com medo. Eu estou com outra pessoa e estou feliz! Não deixe que esses idiotas as deixem com medo, tente conversar sivilizadamente com ele, não o ameace que é pior.

  5. Eu tb não sei o que faço minhas fotos estão na net essa semana tem que tentar ser forte e enfrentar o mundo pois as piadinhas são muitas e horrível vc ficar na mão se alguém sendo chantageava não enviei as fotos a pessoa tirou sem eu perceber e usou mais tarde p me chantagear acabou hackeado meu face e mandou fotos pros meus contatos e parentes e grupos de whatapp

  6. Grnye por favor me ajudem estou desesperada meu caso foi assim conheci uma garota (nao sou lesbica era so por curiosidade) e ela conversou e pediu fotos so q ela mandou delas e eu mandei com langerie e depois nua depois ela pediu das minhas partes intias e eu sendo idiota confiei nela. So q depois ela falou q tinha apagado e eu confiei so que fui parando de falr com ela aos poucos so q depois veio um garoto pelo zap falando ser amigo dela dizenfo q ela desapareceu e sumiu a 4 dias so q ele falou q estava com o cel dela e disse q passou minhas fotos pro celular dele e ele tinha todas as fotos. Conversas tudo e ele esta falando q vai postar e o rio de janeiro td vai ver eu edtou com medo pq ele falou que quer se encontrar cmg pra gente transar e eu apagar as fotos pessoalmente so q esyou com medo e tambem nao encintrar com ele pq ele e maior de idade tem21 anos e eu so tenho 12 eu estou mt arrependida e nao sei o que fazer se ele postar provavelmente vou me suicidar de desgisto nao quero q minha saiba o celular e dela e ele ta falanfo q vai contar pra ela. Eu estou chirando mt e estou nervosa mi ajude m pvf

    • Querida por favor vá a delegacia, esse cara com certeza se faz passar pela garota da Internet que te pedi o às fotos, com certeza é um pedófilo vc precisa ir à delegacia, isso tbm já ocorreu cmg, melhor só a sua mãe e a polícia ficar sabendo do que tu rio de janeiro neh…

  7. Eu mandei foto para um garoto que eu confiava qe me falava que me amava e também recebi dele mais ele espalho elas pro pessoal da minha escola mais agora não sei oque Fasso ?

  8. Eu estou passando por isso tbm , nn er facil?…
    O meu caso foi da seguinte forma : eu conhecii um menino , ele tem 18 anos , ele trabalha em uma merciaria perto da minha casa , aii eu peguei o número dele , agente começou a conversar , foi se envolvendo cada dia mais . Aii agente começou a fica e nisso eu comecei a me apaixonar por ele , ii dizia ele q tambem começou a se apaixonar por mim . Ai certo dia agente tava conversando e ele me pediu fotos intimas , eu mandei , mais pedi pra elq ele apagasse , ele me disse que tinha apagado então eu deixei , aii passou umas semanas e me separei dele. Quando foi no ultimo dia 18 eu comecei a namorar com outro menino , passou uns dias ele ficou sabendo das fotos só q ficou do meu lado . Aii ontem ele saiu , ii uma menina parou ele ii perguntou ele se ele tava namorando comigo ii flou que eu era uma piranha ii mostrou as tais fotos pra el . Ele termino comigo hoje por causa das fotos .
    agr estou com muito medo dos meus pais ficarem sabendo , nn queria da esse desgosto pra eles , eu sei q eu errei , mais eu só acho que essas pessoas q espalham fotos intimas nn deveria ter o minimo de respeito , deveriam ter suas fotos espalhadas pra verem como er bom ii como isso faz mau a uma pessoa . Eu tenho 13 anos mais sei mto beem os meus direitos ii qro ter o prazer d ver a justiça sendo feita .

    • eu passo a mesma coisa mas em relação a um jogo , eu queria ter um item e mandei foto pra um muleke que tinha , ele me ameaçou se eu não mandasse mais , eu bloquiei ele mas estou morrendo de medo dele vazar , tenho 16 anos e isso e um desgosto pros meus pais pois na escola me chamaram de uma coisa feia , eu nunca dei motivo peã chamarem e agora se vazar eu realmente vou me matar pois e algo meu que eu não queria ter feito

  9. eu estou passando por isso,confiei num amigo, que fingimos que namoravamos.. ele um dia pediu-me nudez, a mim e a uma amiga,mas infelizmente as minhas nudez se espalharam.. é uma foto minha,onde se vê meu rosto e estou d sutiã e d calças.
    no outro dia fui chorando a correr p casa da minha amiga,ja me tentei cortar, e ja pensei em acabar com minha vida.. pelo q sei,eles dizem que as fotos foram apagadas,mas nao sei,nao sei se devo acreditar! magoa-me,sinto nojo de mim,meu namorado tem nojo do cara,e ja pensou em fazer queixa a policia. infelizmente,eu nao quero,porque minha mae teria nojo de mim! ajudem-me que devo fazer? se alguem tem minhas fotos? tenho medo de sair a rua,tenho medo de ser gozada!

    • Se alguma de vocês for de Porto Alegre -RS ou cidade próxima, como advogado posso ajudar, caso queiram, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
      Caso não seja, mas queiram tirar dúvidas, entre em contato pelo email acima.

  10. Passei pelo mesmo, mas meu namorado me chantageava e falava varias coisas, para ele receber as fotos, mandei varias fotos, quando terminamos, descobri que ele gravou um boquete e a ge te transando e espalhou TODAS as minhas fotos, isso foi ano passado, sofro com isso até hoje e sou muito chingada e todos riem de mim, sou menor de idade (16) mas toda vez que tocam no assunto eu desmorono e quase entrei em depressão por causa disso, e as fotos estão rodando até hoje e nunca consegui “retirá-las” .

  11. To passando por isso , ele ta me ameaçando e to com muito medo dessas fotos varazem , são me langerie nem mostram meu rosto , mas isso vai estragar literalmente minha vida 🙁

  12. Ta acontecendo comigo não sei oq fazer , já tentei ate tirar minha vida, to muito mal , mais comigo foi minha cunhada q pego o telefone do meu namorado e passou para ela e mandou em um grupo no whatsapp

  13. O que aconteceu foi que ele filmou na hora que eu não estava vendo e depois que eu vi ele falou que estava no watsap e e eu estou mal por isso ainda não vi o video na net mas tenho muito medo que ele tenha colocado ou vá colocar…
    Já falei com ele e ele disse que não filmou…e ele é um conhecido meu, nem namorado nem amigo…Só faso orar o tempo inteiro …Meu Deus me ajude…

  14. joyce gracielly

    Tem um cara q apareceu e ele lindo perfeito, ele tem 21 ano e eu tenho 16 ae ele quer namorar serio cmg so q ele e de outra cidade e faz pouco tempo q terminei com meu ex ae ele dice q quer vim me ver mais tem medo de eu ainda estar com meu ex ele q ce eu enviar 25 fotos minhas nuas para ele , ele vai vim me ver ele dice q assim noiss dois vamos corre risco entao ele vai ficar mais confiante q eu estou sozinha , ae ele dice q ce eu enviar as fotos ele vem me ver vai me dar a senha do face dele e vai namorar comigo serio e ele e rico ai ele dice q vai me fazer um priceza q nao vai faltar nada pra mim eq ce der certo com um tempinho agente ate casa ele dice q sonha em casar e ter filho com uma ideia moreninha kk, ele ate conhece minha mae mais soh por face , entao tenho medo de eu enviar as fotos e despois ele nao cumprir oq me prometeu e postar as fotos tenho muito medo q isso acontessa oq eu fasso gente??? me ajuda

    • Gente por mais que não tiramos fotos e nem deixamos ninguém filmar, nós ainda corremos o risco de um sem noção nós filmar ou tira fotos ou até pegar uma foto sem nossa permissão normal de roupa e fazer uma montagem, e jogar na net.
      Hoje em dia não devemos confiar 100% nos homens pois quando mais confiamos é que nós ferramos ……

    • Olaa querida esse mesmo cara de quem vc fala namorou comigo 7 meses e eapalhps 3 fotos minhas a pilicia disse que ele e um pedofelo de 45 anos e eu preciso mt do seu contato ou email pra emtrar em contato com vc pra saber que fim teve sua historia com esse idiota, por favorquerida deixe o contato email whatsapp tanto faz.

  15. Já aconteçeu comigo, infelizmente

  16. Roberta Flores

    Morro de pena das mulheres que passam por isso. O que mais me dá raiva são ás próprias mulheres que repassam essas fotos e vídeos achando que nunca vão acontecer com elas.

    • Catia Batista

      Eu estou a passar pelo menos, não foi com nenhum namorado, apenas tinha uma rapariga da minha idade a viver aqui em minha casa, a mãe dela estava junta com o meu pai, ela como já era mais esperta que eu e a mãe ensinava-lhe, eu e ela tirámos umas fotos, ela tirava-me a mim e eu a ela, e ás vezes Juntas, e ela andou a mostrar as fotografias á turma dela, e eu vim a saber porque o rapaz da turma dela, mandou me uma mensagem a dizer que ela tinha mostrado umas fotos minhas e dado o meu numero a vários rapazes, des de então tenho vivido sempre com aquele medo de ser criticada, de se afastarem de mim, por pensarem que sou eu a mandar as fotografiase criaram um facebook em meu nome e estão a usá-lo como se fosse eu a usá-lo.. E agora digo para nunca terem a infeliz ideia de fazerem o mesmo, nem com namorados nem nada, isto é uma das piores coisas que podem existir e que podem vir acontecer

  17. Isso é muito complicado mesmo. Quando está tudo bem no namoro você nunca acha que vai terminar. Depois que termina é tenso imaginar que ele pode ficar com raiva e soltar na net. Acho melhor nunca gravar nada que não queira na web de forma alguma!

  18. Deus me livre! Tomara que isso nunca aconteça comigo, por isso que sempre tomei o maior cuidado para não enviar nada pros meus namorados…

    • Bom dia, eu percebia coisas estranhas tipo: Pessoas rindo quando eu passava, ouvia pessoas falando de alguma menina que tinha sido esposta por video , como eram pessoas que eu nunca tinha visto na minha vida achava que não era comigo.
      Até um dia eu resolvir sair procurando algo que eu nunca tinha deixado ningumais quando eu fazer que era tira fotos e nem filmar nada intimo meu, achava estranho as piadinhas de pessoas que não conhecia. Achei um video que não era meu, mais a mulher que tava no video era a minha cara e eu fui pra delegacia mais não pude fazer muita coisa pq o video não era meu, entrei em depressão e cindrome do pânico.
      Até hj entro em casa e alguém fala merda na porta de casa as pessoas se calam e não consigo ver quem falou, minha familia mesmo vendo o video não acreditam no que eu digo que tem gente mim chingando e falando coisas absurdas .
      Não sei se alguém me filmou sem eu ver , mais também não entendo pq eu não reago e só me deprimo.
      Já procurei advogados e todos me falaram que tenho que ter testemunha pra provar que to sendo agredida verbalmente mais ninguém acredita no que eu digo, acha que é coisa da minha cabeça mais não é.
      Já implorei por ajuda as pessoas que eu achava que eram meus amigos e nem ligaram.
      Como posso resolver isso, pois me sinto impotente com isso, não consigo sair de casa pq entro em pânico por causa disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *