Terapia de casal

Se Você Responder “Sim” a Alguma Dessas Perguntas, É Hora de Procurar um Terapeuta de Casais

Todo casal briga e todo relacionamento passa por dificuldades e isso é totalmente normal, mas como saber realmente o que é totalmente normal e quando pode ser a hora de chamar alguma ajuda profissional? Aprenda agora antes que seja tarde demais.

De acordo com especialistas, o momento ideal para procurar um terapeuta de casais é antes de estar pronto para jogar a toalha e desistir de tudo. Você não deve ir a um terapeuta de casais como um último recurso, ou todo o processo será muito mais difícil. Você deve ir no início.

Para ajudá-la a decidir se é hora de procurar a terapia de casal, fique atenta a essas perguntas e faça elas a você mesma. Se você responder “sim” para uma ou mais, provavelmente é a hora de procurar alguma ajuda profissional.

Pergunta 1: Nós brigamos sempre pelo mesmo motivo?

Há algumas brigas que você simplesmente nunca resolverá – como querer sair para algum evento no dia de um jogo importante do time dele. Mas se a mesma briga séria parece estar se repetindo várias e várias vezes, isso é um problema.

Quando há algum problema mais sério e que vem causando brigas entre o casal e que parece impossível de se resolver, quando vocês não entram em um acordo, é a hora de procurar um terapeuta para resolver tudo da melhor maneira e superar essa fase difícil.

Pergunta 2: Nós brigamos de maneira justa?

Você e seu parceiro precisam ter uma maneira de gerenciar conflitos que funcione para ambos. Quando a briga estiver rolando, vocês podem tentar se acalmar e realmente falar um com o outro, ou então um de vocês será a pessoa que simplesmente tentará ignorar a briga, enquanto o outro insiste nela, e dessa maneira vocês não irão a lugar nenhum.

Nesses casos, procurar um profissional pode ajudar vocês a se entenderem melhor e a encontrar uma dinâmica de conflito que não termine com vocês dois frustrados e irritados pelos próximos dois dias.

Pergunta 3: Estamos virando apenas amigos?

Você não precisa fazer sexo todos os dias para manter seu relacionamento saudável, porém, se as coisas esfriarem, poderia valer a pena procurar uma pequena ajuda especializada.

Muitas vezes, se você não está se conectando fisicamente, você também não consegue se conectar emocionalmente, uma vez que uma coisa está intimamente relacionada a outra. Se você e seu parceiro estão há meses sem fazer sexo, procurar um terapeuta pode ser a solução e a maneira mais fácil de lidar com esse que é um dos assuntos mais delicados entre grande parte dos casais.

Pergunta 4: Eu não tenho dado ou recebido todo o apoio necessário?

Procurar um terapeuta de casais não é apenas importante para solucionar problemas da dinâmica de um relacionamento complicado – mas também pode ser muito útil para você ou para o seu parceiro quando um dos dois está passando por um momento importante e difícil, como uma doença ou uma perda de um parente. Pode ser difícil para as pessoas ficarem conectadas quando estão lidando com muita coisa em sua vida pessoal. Quando você simplesmente não sabe se está dando ou recebendo todo o apoio que precisa, procurar um especialista é uma boa saída.

Pergunta 5: Temos mais interações negativas do que positivas?

Todo mundo tem dias bons e dias ruins, mas no final todos os relacionamentos devem ter mais interações positivas do que negativas. Se você tem mais pontos negativos do que positivos em seu relacionamento, isso é um problema, e talvez seja a hora de sentar com um terapeuta e descobrir o que tem levado seu relacionamento a ficar dessa maneira.

Se você decidir que é a hora de visitar um terapeuta, é aconselhável que você escolha um profissional com cuidado, e é indicado que esse profissional saiba como tratar você e seu companheiro, evitando possíveis problemas maiores entre vocês dois. Um terapeuta não deve estar apenas do seu lado ou do lado do outro, mas deve ser um mediador e uma ajuda externa na resolução de problemas.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você respondeu sim a alguma dessas perguntas? Acredita que realmente chegou a hora de procurar uma ajuda profissional para dar um jeito em seu relacionamento? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*