Amigas conversando

Porque Você Não Deve Dar Conselhos Amorosos a Amigas Que Não Pediram

Conselhos amorosos indesejados estão mais propensos a causar danos do que a ajudar quem os recebe. Quase todo mundo já passou por isso. Um amigo está se queixando de algum problema, e você sabe que tem uma grande solução para isso. Ou talvez veja um problema que acha que a sua amiga não está plenamente consciente, e quer chamar sua atenção e assim ajudá-la a resolvê-lo.

Apesar de suas boas intenções, o seu conselho pode não ser bem-vindo, além de que também pode não ser nada útil. Dar conselhos a pessoas que não pediram, principalmente conselhos amorosos, é algo bem difícil, por isso, o melhor conselho seria para não se dar conselhos amorosos a pessoas que não pediram.

Existem vários motivos pelo qual dar conselhos a alguém que não pediu pode realmente acabar mal, veja alguns:

Você está fazendo com que a pessoa que recebe o seu conselho se sinta mal consigo mesma 

Receber conselhos de alguém pode ser um duro golpe para o ego por inúmeras razões. Quando você dá um conselho a uma amiga, pode estar insinuando que ela não é competente para lidar sozinha com a situação.

Mesmo se você não disser isso explicitamente, está implícito no fato de que sente a necessidade de aconselhá-la.

Em segundo lugar, também está dando a entender que sabe mais do que ela, colocando-se em uma posição de superioridade. Isso coloca o relacionamento em situação de desigualdade, e provavelmente fará com que ela se sinta desconfortável.

Finalmente, tal conselho pode também ser visto como um esforço para controlar a pessoa que o recebe, e assim acaba ameaçando o sentido de independência do destinatário.

Além disso, se o conselho envolve um parceiro amoroso de quem o recebe, este conselho é de certa forma uma crítica a ele mesmo.

Casais que são muito próximos e interdependentes, tendem a ter os seus “eus” sobrepostos, ou seja, eles e seus parceiros se vêem como um “nós”, o que é uma ameaça para o seu parceiro, é uma ameaça para si próprio.

Isso acontece em parte porque os parceiros de cada um tendem a se tornarem uma extensão deles mesmos, para assim proteger os seus próprios egos. Por isso, o conselho que envolve criticar o parceiro de alguém pode ser recebido como um insulto pessoal.

Pode prejudicar o seu relacionamento

Um conselho indesejável pode não apenas fazer com que a pessoa que o receba se sinta mal consigo mesma, mas também com que se sinta mal com o seu relacionamento.

Com o passar do tempo, o “apoio ineficaz” pode fazer com que ela perca a confiança em quem dá este apoio reduzida, o que realmente prejudica o relacionamento de ambos.

Um dos motivos do porquê esse tipo de apoio pode prejudicar os relacionamentos é que quem os recebe pode se sentir em “dívida” com quem os dá, aumentando a tensão no relacionamento.

Outro motivo pelo qual os conselhos não solicitados podem ser prejudiciais é que são susceptíveis de serem interpretados como uma crítica ao invés de uma tentativa de ajuda.

Dar conselhos não solicitados também pode fazer com que quem os receba se sinta menos propenso de lhe procurar para pedir ajuda futuramente. Mesmo quando sua amiga quiser algum conselho, ela não irá te procurar por isso.

[sc:artigos_relacionados]

Provavelmente não irá ajudar 

Então, agora você está pensando “claro, o conselho é difícil de ser colocado em prática, e poderia chatear minha amiga ou fazer com que ela sinta raiva de mim, mas vale a pena, porque o conselho irá ajuda-la”.

De fato, as pessoas estão mais propensas a dar conselhos que não foram solicitados para aquelas que se sentem mais próximas, já que essas são as que mais querem ajudar e se sentem mais confortáveis em fazê-lo.

No entanto, as pessoas que recebem os conselhos indesejados muitas vezes rejeitam, portanto, o seu conselho maravilhoso e bem-intencionado provavelmente não será usado, já que a pessoa que o recebe provavelmente o verá como inadequado e não o achará nada útil.

De fato, conselhos indesejados podem realmente fazer com que as pessoas se sintam ainda pior.

Há várias razões do porquê este tipo de apoio é ineficaz. Em parte, isso acontece porque o apoio em si só é realmente eficaz se corresponde às necessidades da pessoa que o recebe, então, se você está dando o tipo de ajuda que o seu amigo não quer (ou seja, está lhe dando conselhos quando ele não quer), seu apoio provavelmente será inútil.

Quando sua amiga vier lhe falar sobre seus problemas amorosos, você pode achar que ela está fazendo isso porque quer o seu conselho, no entanto, isso nem sempre é o caso.

Às vezes, quando as pessoas falam sobre os seus problemas, não significa necessariamente que estão fazendo porque procuram algum conselho. Elas podem estar procurando apenas alguém para escutar, ou simplesmente estão tentando se aproximar de você demonstrando confiança.

Como dito anteriormente, o conselho não desejável pode ser visto como uma ameaça à independência de quem os recebe, eles podem rejeitados (mesmo se for bom) como uma forma de reafirmar a sua autonomia.

Além do mais, os efeitos negativos discutidos anteriormente em relação a auto-estima do destinatário contribuem para que eles achem esse tipo de apoio inútil.

Outra pesquisa descobriu que falar sobre problemas no relacionamento com seu parceiro romântico é benéfico, mas discutir esses problemas com outras pessoas não tem efeito algum no relacionamento.

Então pode ser que haja momentos em que discutir problemas do seu relacionamento com amigos ajude e outras vezes machuque, resultando em um efeito nulo.

No entanto, de acordo com outra pesquisa, dar conselhos a alguém que não pediu é visto como negativo, e na melhor das hipóteses, pode causar um efeito neutro no seu próprio relacionamento amoroso.

Isso não significa que você deva ficar de braços cruzados quando alguém está em uma situação ruim, mas pense com cuidado antes de dar conselhos não solicitados, uma vez que pode acontecer dele ser ignorado e até dar uma estremecida no seu relacionamento com a pessoa que o recebeu.

Tente encontrar outras maneiras mais sutis de ser solidário sem que pareça algo tão ameaçador, e se o seu objetivo for tentar acabar com o relacionamento da sua amiga, seu feedback negativo sobre essa relação pode realmente acabar com ela, já que uma pesquisa mostra que os relacionamentos estão mais propensos a terminarem no caso dos amigos e familiares não o apoiarem.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você é uma pessoa que costuma dar muitos conselhos amorosos às suas amigas? Alguma delas já não gostou e demonstrou isso claramente com sua reação? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Um comentário

  1. Eu achei muito bom, quanto mais noiz tiver conselhos amorozos com nss amigas elas vao acha que nss namorado e a pessoal certa pra elas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *