Homem traindo

Os Seis Maiores Erros que Você Pode Cometer Quando é Traída

Não importa se você deseja manter seu relacionamento ou acabar com ele após uma traição, existem seis grandes erros que podemos cometer quando estamos nessa situação e eles podem ser bastante prejudiciais para nós.

Seja a traição pela qual você está passando algo de uma única noite ou um caso que tenha durado meses, essa é sempre uma situação difícil e dolorosa. Mesmo que discutir sobre isso possa ser complicado, muitas vezes vale a pena tentar fazer o relacionamento dar certo de novo, mas só você e seu parceiro poderão dizer se o esforço será válido e se vocês serão capazes de passar por cima desse acontecimento.

A infidelidade é algo muito doloroso, mas a terapeuta de casais norte-americana Irina Firstein esclareceu que às vezes um relacionamento consegue crescer e melhorar após uma traição, uma vez que o casal estará comprometido em se respeitar, apoiar e confiar, desenvolvendo relacionamentos até mesmo mais profundos.

Porém, reconstruir um relacionamento depois de uma traição não é nada fácil, e é nesse contexto que devemos tomar bastante cuidado com esses 6 grandes erros, caso realmente estejamos interessados em fazer o relacionamento funcionar.

Os pontos citados a seguir podem aparecer como uma reação natural a uma traição, e por isso se tornam ainda mais perigosos.

Não ignore a traição

Quando passamos por uma situação tão dolorosa quanto essa, nossa primeira reação pode ser a de tentar ignorar e agir como se nada houvesse acontecido, acreditando que assim as coisas serão mais fáceis. Isso não só não acontece como pode trazer ainda mais problemas para o seu relacionamento.

Quando ignoramos algo tão marcante em nossa relação, estamos deixando de lidar com o que realmente levou a esse acontecimento. Por exemplo, a terapeuta Irina Firstein afirma que se deve concentrar no que levou à traição e quais são os motivos por trás dela.

É claro que existem pessoas que são viciadas em sexo, ou que realmente não se importam com seu relacionamento, mas na maioria dos casos tanto homens quanto mulheres traem como uma maneira de chamar a atenção para problemas que estão ocorrendo no relacionamento, e quando você ignora, você apenas arruma mais motivos para que os problemas continuem.

Não estamos defendendo uma traição, porém, se você deseja continuar sua relação é preciso estar atenta aos porquês e descobrir se a traição foi mesmo um momento de fraqueza, ou a tentativa de encontrar em outra pessoa algo que esteja faltando na relação.

De qualquer maneira, ignorar não é o caminho, pelo contrário, é preciso conversar e discutir sobre o ocorrido, ainda que seja doloroso, colocando o foco do casal em construir um relacionamento melhor, novo e mais forte, evitando que uma traição aconteça novamente.

Não se culpe

Esse é um dos piores erros que uma mulher pode cometer, e é preciso deixar claro que se você foi traída, é claro que não é sua culpa. Você não é responsável por isso, você não mereceu o que aconteceu e se o seu parceiro preferiu se aventurar em vez de tentar resolver os problemas de vocês ou até mesmo terminar a relação, a culpa é toda dele.

Por outro lado, saber que a culpa não é sua não significa que você não precisa tentar entender o que aconteceu, e por que aconteceu. Mais uma vez, se você pretende que a relação continue, é preciso conversar e descobrir o que levou à traição, e isso deve ser feito pelo casal, em um esforço conjunto.

Não tente dar o troco

Parece óbvio, mas se você deseja salvar seu relacionamento é impensável tentar dar o troco e fazer o mesmo que o seu parceiro.

Por um momento, dar o troco pode parecer uma boa ideia, e você inclusive poderá se sentir bem por fazer isso em um primeiro momento, mas você acredita que esse é o certo a se fazer quando você decide por dar continuidade a um relacionamento? Provavelmente não.

Quando escolhemos por dar o troco estamos mostrando que não estamos dispostas a fazer dar certo, mas sim a responder à altura, sem que haja conversa, sem que se descubra por que a traição aconteceu, e quando um relacionamento parte para esse lado, a melhor saída talvez seja terminá-lo de uma vez.

Igualar-se a uma pessoa que te machucou tanto não fará melhor a você e nem ajudará a recuperar o relacionamento. Vocês devem estar do mesmo lado para consertar as coisas.

Não use a traição como um motivo para ganhar outras discussões

A terapeuta sexual norte-americana Vanessa Marin esclarece que é importante ter em mente que “o fato de que seu companheiro te traiu e te machucou não significa que você tem o direito de usar a infidelidade contra ele a todo e qualquer momento”.

Ainda que isso possa acontecer de forma natural, se você deseja recuperar seu relacionamento, utilizar a traição como manobra para ganhar discussões que nada têm a ver com isso não irá ajudar de maneira alguma. É preciso observar que colocar sempre o assunto na mesa não fará bem a nenhum dos dois, e que se você quer seguir em frente, esse assunto deve ficar para trás.

Não sugerimos aqui que você apenas ignore ou esqueça o que aconteceu (como dito anteriormente), mas é preciso resolver o problema e deixá-lo para trás e aí sim o seu relacionamento terá uma chance de se recuperar.

Não tenha pressa

Não ter pressa em deixar que a ferida cicatrize é um dos pilares para realmente resolver um caso de traição e passar por cima disso para que o relacionamento possa continuar.

Ser traída pode ser realmente doloroso e ter paciência com você é essencial, uma vez que existem pessoas que demoram mais para realmente perdoar o acontecido e seguir em frente. Você não deve ter pressa e seu parceiro deverá esperar que esse processo passe, tendo paciência e entendendo que você precisa desse tempo para continuar.

Normalmente, a pessoa traída precisará entender o que aconteceu, o porquê, e nesse processo você deverá se sentir confortável em questionar seu parceiro quantas vezes for necessário, até que você entenda e passe por cima disso.

A verdade é que você está machucada e provavelmente em choque com o que aconteceu, então é importante que seu parceiro esteja disposto a esperar por você, e se você estiver disposta a ir em frente, o casal já tem meio caminho andado.

Se por um acaso você perceber que nunca conseguirá passar por cima disso, perdoar e realmente tentar construir um relacionamento saudável, bem, essa será a hora de admitir que o relacionamento acabou com aquela traição, mas mesmo que você imagine que chagará a essa conclusão, não tenha pressa.

E é claro, se o seu parceiro não se mostra interessado em te ajudar a passar por esse momento, tenha certeza de que não vale a pena investir mais uma vez nessa relação.

Não tenha medo de procurar ajuda

Algumas pessoas podem lidar com uma traição de maneira mais profunda do que outras, e muitas vezes é preciso a ajuda de um profissional para que essa fase possa ser superada.

Um terapeuta pode ajudar o casal a se recuperar e se entender melhor, ou até mesmo um psicólogo especializado pode ajudar bastante caso você decida fazer algum tipo de terapia por sua conta.

Ainda que você decida não continuar com o seu relacionamento, caso você repare que ficou realmente machucada por essa infidelidade, não tenha medo de procurar um profissional e cuidar de você mesma.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já passou por essa triste situação de ter sido traída? Como lidou com ela? Cometeu algum destes erros citados acima? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

3 comentários

  1. Jamais continuaria num relacionamento após uma traição. Ele viraria o ex e se um ex fosse bom Deus não mandaria amar o próximo. Rsrs! Ate os filhos deixaria de presente pra ele e seguiria livre. Sorry!

  2. Eu nunca deixaria minha filha😍💜

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*