Casal deitado conversando

Os Benefícios de Falar Sobre Sexo

Um estudo pesquisou alguns dos fatores que podem influenciar o interesse sexual, e uma das conclusões foi sobre os benefícios de falar sobre sexo.

As mulheres que vivem com os seus parceiros têm mais do que o dobro de probabilidade de perder o interesse sexual em comparação aos homens. Esta é uma das conclusões do estudo realizado por cientistas do Centro de Pesquisa em Saúde Sexual da Universidade de Southampton (Reino Unido) e que recorre à revista científica BMJ Journal. 

Os especialistas examinaram os dados da terceira Pesquisa Nacional de Atitudes e Estilos Sexuais, a maior pesquisa científica sobre o estilo de vida sexual nos Estados Unidos, para ver como a falta de interesse em sexo variou por gênero e quais fatores psicológicos foram associados a esse fenômeno.

A equipe examinou as respostas de 4.839 homens e 6.669 mulheres entre 16 e 74 anos que viveram com o seu parceiro, tanto do mesmo sexo como do sexo oposto, durante pelo menos um ano.

Mais de 34% das mulheres disseram que não têm interesse por sexo, em comparação com 15% dos homens. Além disso, mais de 60% das mulheres entrevistadas e mais de 50% dos homens relataram se sentir angustiados devido à diminuição do desejo sexual.

A comunicação sexual aberta é vital para o desejo sexual vivo 

Alguns dos fatores associados com um baixo interesse sexual, tanto para homens como para as mulheres, estavam relacionados a ter sofrido de alguma infecção transmitida sexualmente no ano interior, ter passado por uma experiência sexo não consensual, sentir-se mentalmente e fisicamente mal e não se sentir emocionalmente próximo do seu parceiro ou parceira durante o sexo.

Graham e seus colegas também descobriram uma série de fatores que estavam associados com a falta de interesse sexual exclusivamente nas mulheres. Eles descobriram que as mulheres que tiveram três ou mais parceiros no último ano eram menos propensas a carecer de interesse sexual do que as mulheres que tiveram apenas um parceiro.

Haver estado grávida no último ano e ter tido pelo menos uma criança pequena também foi associado com o baixo interesse sexual em mulheres, mas não em homens.

A falta de “competência sexual” do casal também foi fortemente associada ao menor interesse das mulheres nas relações sexuais.

Falar sobre sexo poderia ajudar

Curiosamente, tanto os homens quanto as mulheres que achavam fácil conversar sobre sexo com o seu parceiro ou parceira tinham menos probabilidades de apresentar um baixo desejo sexual.

“Nossas descobertas nos mostram a importância do contexto relacional na compreensão do baixo interesse sexual tanto nos homens como nas mulheres. Para as mulheres, em particular, a qualidade e a duração do relacionamento e a comunicação com seus parceiros são importantes em sua experiência de interesse sexual”, acrescentou Cynthia Graham, líder do trabalho.

Fortalezas e limitações do estudo

Os pesquisadores escreveram que os pontos fortes do estudo incluem a utilização de dados representativos a nível nacional para avaliar o interesse sexual em homens e mulheres, mas eles também apontam que a informação sobre o interesse sexual era limitada e o estudo não poderia estabelecer a causa entre a falta de interesse sexual e as variáveis estudadas.

“O estudo destaca a necessidade de avaliar e, se necessário, abordar questões de interesse sexual de forma holística e de relação, assim como de gênero”, concluiu Graham.

Esses são alguns dos benefícios de falar sobre sexo. Vale a pena ressaltar que uma boa comunicação com o seu parceiro só trará benefícios para o seu relacionamento.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que poderia falar mais sobre sexo com o seu parceiro? Está satisfeita com a sua vida sexual e o desejo que sente ultimamente? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*