Relacionamento solitário

O Que Fazer se Você Está se Sentindo Sozinha em um Relacionamento

Muitas de nós assumem que temos que estar sozinhas para sermos solitárias, mas algumas pesquisas recentes mostraram que cerca de 20% das pessoas sofrem de solidão crônica e mais de 60% desses indivíduos são casados ​​e moram com seu parceiro.

Mas o que exatamente isso significa quando você está se sentindo sozinha em um relacionamento romântico? Será o fim do seu relacionamento? Será que é hora de repensar tudo e partir para outra? Não necessariamente, diz Alysha Jeney, uma psicóloga norte-americana especializada no assunto. Ela diz que a solidão é um estado de ser, e não é apenas caracterizada pelo tédio – mas é uma incapacidade de se conectar com o outro.

“As pessoas estão solitárias nos relacionamentos ou nos grupos sociais porque não conseguem se conectar com as pessoas e com o ambiente que lhes cercam todos os dias”, diz Jeney. “A solidão é um isolamento emocional e mental”.

Alguns sinais a serem procurados quando falamos em solidão incluem o sentimento em que você se sente incapaz de ser você mesma com seu parceiro, quando você não encontra intimidade genuína e quando você esconde seus verdadeiros sentimentos e gostos. Este estado pode decorrer de muitas coisas diferentes, incluindo depressão, tristeza e ansiedade.

Jeney diz que cada relacionamento é diferente, mas se você se sente solitária, os dois quadros a seguir são os mais comuns.

O primeiro quadro fala sobre o fato de que talvez você esteja com a pessoa errada – você pode combinar bem com essa pessoa no papel, porque você desempenha esse papel durante o tempo em que vocês estão juntos. Por isso, você não consegue deixar seu parceiro se conectar com o seu lado autêntico, então você não tem nada em comum com ele ou não compartilha valores ou necessidades semelhantes.

A segunda situação se refere ao fato de que você está realmente com a pessoa “certa”, mas tem medo de deixá-la entrar. “Você pode estar experimentando o isolamento porque você não quer correr o risco de se sentir vulnerável e mostrar ao outro o seu verdadeiro eu, então você não está se conectando profundamente com seu parceiro, mas apenas de maneira superficial”, diz ela.

A boa notícia é que, se o seu relacionamento se enquadra na segunda situação, existem maneiras de combater esses sentimentos. Com a ajuda de Jeney, separamos quatro coisas a se fazer quando você está se sentindo solitária em um relacionamento.

1. Seja você mesma

Ser quem você realmente é permite que você se sinta sintonizada com a outra pessoa em um relacionamento. Fazer isso é particularmente eficaz porque ajuda você a se conectar autenticamente aos outros, diz Jeney. “Quanto mais você pode ser si mesma perto das outras pessoas, mais oportunidades de fazer conexões genuínas e gratificantes você irá experimentar”, explica.

Você pode achar que se torna vulnerável ao mostrar quem você realmente é mas, na verdade, ao fazer isso você empodera você mesma, a sua realidade, e assim você consegue se conectar mais a si mesma e consegue se conectar mais com o seu parceiro e com as outras pessoas, diz Jeney.

2. Assuma alguns riscos

Para mostrar o seu verdadeiro eu, você deve assumir alguns riscos. “Não é confortável, nem sempre é seguro, mas isso irá ajudar você a determinar quem irá apoiá-lo e quem não irá”, diz Jeney. Você pode fazer isso ao ser mais emocional e real quando estiver com seu parceiro, ou pode fazer algo tão simples quanto compartilhar uma história com ele.

Quando você compartilha um pedaço de si mesma, isso combate sua solidão, uma vez que você está aberta a encontrar uma conexão verdadeira. É por isso que nos sentimos próximas de nossos animais de estimação em um outro nível – porque quando fazemos algo bobo ou nojento na frente deles, nós confiamos que eles nos amarão incondicionalmente, não importa o que aconteça. “Você também precisa disso em relação aos seres humanos”, acredita Jeney.

3. Lembre-se de que seu parceiro não tem uma bola de cristal

Bom, você provavelmente não está namorando um vidente. Muitas vezes, fazemos a suposição de que as pessoas devem saber o que nós precisamos ou o que nos machuca instantaneamente – especialmente quando essa pessoa é um parceiro com o qual estivemos por muito tempo ou que estamos casados, mas nem sempre isso acontece e as pessoas não têm a obrigação de adivinhar nada.

“Diga o que você precisa de uma maneira calma e gentil, simples assim”, explica Jeney. “Uma vez que seu parceiro entende o que você precisa, é mais fácil para ele consolar você, o que, por sua vez, dissolve sua solidão emocional”.

4. Fale

Como dito anteriormente, aprender a dizer o que você precisa é a chave. “Se você perceber que tem passado muito tempo calada e sem expor seus sentimentos e pensamentos, fale”, diz Jeney. Expressar seus sentimentos e pensamentos irá ajudar você a se sentir mais valorizada em seu relacionamento porque a comunicação é uma das melhores maneiras para alcançar o respeito mútuo. E adivinhe, você nem sempre precisa concordar com a opinião do seu parceiro, por isso, converse, exponha seus sentimentos e liberte-se.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você sente a solidão mesmo dentro de seu relacionamento? O que tenta fazer para mudar isso diariamente? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*