Microtraição

O Que é Microtraição – E o Que Isso Significa Para o Seu Relacionamento?

É difícil acompanhar os novos termos quando o assunto é relacionamento. Você pode estar familiarizada com o termo “crush”, mas você já ouviu falar de “microtraição”? Também ficamos curiosas para saber mais sobre isso, e por isso consultamos uma especialista.

A “Microtraição é qualquer tipo de comportamento oculto e questionável com o qual você se envolve com uma pessoa de interesse sexual ou romântico que não é seu parceiro”, diz Carmelia Ray, especialista em namoro online.

“Dada a minha definição do termo, eu definitivamente acredito que é a microtraição é sim um tipo de traição”, diz Ray, que passou a trazer um outro ponto-chave: “Mas é claro, o que eu acho não é tão importante, mas o principal aqui é que os casais devem discutir abertamente seus limites para estabelecer certas regras básicas dentro do seu relacionamento que façam você se sentir segura, e isso inclui o que você acredita que constitui ser uma traição”.

Abaixo, Ray investiga mais profundamente o assunto microtraição, respondendo a todas as nossas perguntas (e algumas que nem sequer consideramos fazer). Confira!

Quais são alguns exemplos de microtraição?

Seguir e curtir as fotos de alguém pelo qual você se encontra sexualmente interessada ou romanticamente curiosa, e comentando em seus feeds nas redes sociais.

Enviar mensagens diretas para uma pessoa de interesse sem que seu parceiro (a) saiba disso.

Compartilhar conversas íntimas pessoais com alguém por quem você é sexualmente atraído.

Subestimar seu status de relacionamento ou sugerir que seu relacionamento não vai tão bem assim para alguém que esteja interessado em você e vice-versa (isso é acompanhado por discutir seus problemas de relacionamento pessoal com alguém que tem interesse pessoal em você ou você neles).

Flertar abertamente com alguém e se envolver em um comportamento sedutor sabendo que seu parceiro ficaria chateado se você fizesse isso na frente dele, ou seja, agir de uma forma que insinua que você está “disponível” em público.

Tirar o seu anel de casamento/noivado ou qualquer evidência de que você está em um relacionamento.

Como a tecnologia ajuda ou atrapalha nesses casos?

Hoje em dia, parece que um novo parceiro em potencial está a apenas um clique (ou deslize) de distância. “A tecnologia definitivamente desempenha um grande papel quando se trata de traição por causa do fácil acesso a pessoas solteiras e de potencial interesse”, diz Ray. Ela continua explicando que trair na tecnologia, embora não seja uma violação física, ainda é uma traição emocional e pode ser igualmente prejudicial.

Por que os dois parceiros devem estar cientes do que pode ser uma microtraição?

Para ser honesta, alguns parceiros (as) não se importam se a pessoa flerta com outra pessoa. “Conheço muitos casais que flertam com outras pessoas e que não se importam com isso, desde que nunca ultrapassem o flerte verbal”, explica Ray. Por outro lado, ela diz que conhece muitos outros casais que ficariam chateados e ofendidos pelo mesmo comportamento.

Outra razão para levar esse assunto sobre microtraição para o seu parceiro é que cada indivíduo tende a ter ideias diferentes sobre o que é apropriado e o que não é. “Falei recentemente com um homem que disse que sua namorada estava brava com ele por baixar o Tinder”, explica Ray. “Ele parecia estar totalmente sem entender por que ela estava tão brava”.

Vale a pena notar: nunca assuma cegamente que seu parceiro concorda com você, ele pode muito bem ter opiniões diferentes.

A microtraição é uma porta de entrada para algo mais sério?

A resposta básica aqui é sim. Ray diz acreditar que isso estabelece um padrão e um hábito de se envolver em comportamentos que levam à traição. “Se alguém se acostumar a esconder as coisas de seu parceiro e se sua consciência não estiver interferindo, pode ser apenas uma questão de tempo até que o relacionamento que começou como ‘nada sério’ se transforme em um caso completo”, diz ela. A preocupação aqui é que se tornará mais fácil e cada vez mais cômodo esconder as coisas da outra pessoa, uma vez que você já está acostumado com isso por causa de microtraições, passando das fronteiras do respeito e da confiança.

Como posso discutir o problema com meu parceiro?

Fale com ele quando você não estiver em um estado emocional ruim e quando vocês tiverem tempo para realmente se conectar um com o outro, sem distrações.

Deixe seu parceiro saber que você ouviu falar sobre este novo termo chamado “microtraição” e que recentemente leu um artigo interessante sobre ele.

Compartilhe seus pontos de vista sobre a microtraição e liste os comportamentos que você acha que podem ser incluídos nessa categoria. Você pode até querer realmente anotar uma lista detalhada ou consultar um artigo em detalhes.

Peça ao seu parceiro para compartilhar seus pontos de vista sobre a microtraição sem ficar chateada ou fazer com que eles se sintam mal se você não concordar com a resposta deles.

Discuta como você se sente, e sobre o que tem passado pela sua cabeça em relação a isso. Esteja preparada para falar sobre um plano de ação, se necessário.

Pense separadamente se ambos não concordarem com o que é microtraição. Após a conversa de vocês, tire algum tempo para pensar sobre isso sozinha e volte com suas próprias soluções.

Reflita sobre o seu relacionamento. Se você não conseguir resolver suas diferenças ou concordar com seu parceiro com a definição do que seria um comportamento adequado, talvez seja a hora de decidir se esse é o relacionamento certo para você. Você também pode procurar um terapeuta de relacionamento se quiser alguma ajuda extra para conseguir resolver problemas com seu parceiro relacionados a isso.

A conclusão: todo mundo tem uma opinião diferente sobre o que pode ser considerado uma microtraição e o que não pode ser, então é melhor garantir que você e seu parceiro estejam na mesma em relação a isso.

Você já tinha ouvido falar no termo microtraição? Para você, o que é microtraição? Já discutiu algo assim com o seu parceiro? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*