Namoro no Trabalho Frequentemente Acaba em Casamento

É sempre interessante perguntar a jovens casados como eles se conheceram, procurar por informações para entender como casados ou noivos em seus 20 anos se conheceram. É comum que digam que se conheceram no trabalho. Pode ser um pouco surpreendente, sempre que o assunto surge, alguém inevitavelmente avisa “Não se come a carne onde se ganha o pão!”

Sem dúvida, a maioria dos jovens em ambientes de trabalho tem reservas quanto ao namoro no trabalho, mas aparentemente muitos vão em frente e arriscam, de acordo com um estudo sobre casamento de 2010:

Namoro no trabalhoNão há dados para os Estados Unidos que separa trabalho de escola, mas um grande estudo em países europeus descobriu que as pessoas encontram seus parceiros da seguinte maneira:

  • Local de trabalho: 20.2%
  • Bares, pubs ou boates: 18.8%
  • Apresentados por amigos: 15.7%
  • Festas/sociais: 9.3%
  • Faculdade/Universidade: 7.3%
  • Locais públicos: 5.3%
  • Se conhecem desde criança: 4.6%
  • Eventos sociais de grande porte: 4.2%
  • Apresentados pela família: 3.8%
  • Vizinhos: 3.8%
  • Hobby/grupo de voluntariado: 3.8%
  • Time de esportes: 1.6%
  • Igreja: 1.6%

O site CareerBuilder.com descobriu algumas estatísticas interessantes em sua Pesquisa Anual sobre Namoro no Trabalho:

  1. 39% dos trabalhadores disse que tiveram um namorado no trabalho pelo menos uma vez durante sua carreira.
  2. 17% disseram ter namorado colegas de trabalho pelo menos duas vezes.
  3. 30% disse que o namoro no trabalho os levou ao altar.
  4. Enquanto a maioria de relacionamentos se desenvolveu entre pessoas no mesmo nível hierárquico, 29% dos que tiveram um namorado no trabalho dizem ter namorado alguém acima de seu nível na hierarquia da empresa.
  5. 16% admitiram terem namorado o chefe.
  6. Mulheres eram mais prováveis a namorar alguém de nível mais alto – 38% comparado a 21% dos homens.
  7. 35% mantiveram o relacionamento secreto, enquanto os 65% restantes namoraram abertamente.

Aqui está o top 5 das indústrias com maior índice de namoro no trabalho:

  1. Turismo e Lazer
  2. Tecnologia da Informação
  3. Finanças
  4. Assistência Médica
  5. Serviços Profissionais e de Negócios

Como e onde são os encontros destas pessoas a não ser durante a festa de fim de ano das empresas?

  • Encontros ao acaso fora do trabalho (12%)
  • Happy hours (12%)
  • Trabalhando até tarde (12%)
  • No almoço (11%)

Muitos jovens profissionais trabalham muito, deixando pouco tempo para socializar com amigos. Faz sentido encontrar alguém atraente no local de trabalho – familiaridade gera atração, e pessoas geralmente escolhem cônjuges com interesses similares. Diante da recente descoberta de que jovens mulheres se envergonham ao priorizar relacionamentos à carreira, ter um namorado no trabalho pode ser menos intimidante do que procurar pelo amor em outros lugares.

Claramente, solteiros devem pelo menos considerar oportunidades em potencial no local de trabalho, mesmo que esse tipo de romance possa ser complicado. Há o temido espectro de alegações de assédio sexual, que podem ser feitos a qualquer momento por praticamente qualquer razão.

Mas mesmo quando ocorre atração mútua, os relacionamentos nem sempre duram, e se livrar de um namoro no trabalho pode, obviamente, ser complicado. Em Como (Legalmente) Paquerar seu Colega de Trabalho, Leslie Kwoh, do Wall Street Journal, trata do aumento do namoro no trabalho:

“O local de trabalho não é mais um lugar onde você fica das nove às cinco,” ela diz. “Romance entre colegas não é mais tão raro quanto costumava ser,” diz Margaret Fiester, uma gerente de operações na Society for Human Resource Management.

Mas ainda há considerações legais quando a flecha do cupido te acerta no trabalho, e há mais do que algumas ramificações de carreira, também. Kwoh oferece quatro diretrizes para controlar o namoro no trabalho que valem a sua atenção:

1. Nunca namore o chefe

Apesar de que o namoro no trabalho está deixando de ser tabu, relacionamentos entre supervisores e seus empregados ainda estão fora dos limites.

2. Conheça a política da sua empresa

Algumas empresas proíbem qualquer tipo de “confraternização” no trabalho. Outras pedem que casais alertem o departamento de RH ou assinem um “contrato do amor” quando decidem começar um relacionamento, liberando a companhia de qualquer responsabilidade em caso de término do relacionamento.

3. Não flerte

Simplesmente chamar um colega para sair não é ilegal, mas proceda com muito cuidado. Dizer a um colega de trabalho que você acha que ele ou ela é gostoso pode ser interpretado como assédio sexual. Tente chamar a pessoa que você gosta para almoçar com você e um grupo de outros colegas, por exemplo, antes de começarem a sair sozinhos.

4. Tenha uma saída

Uma empresa sofreu uma ação judicial quatro anos após um casal se separar. O homem foi promovido a supervisor direto da ex-namorada, e ela alegou que ele a estava tratando injustamente.

Claramente, muitos casais felizes se conhecem no trabalho. Namorar com sucesso no ambiente de trabalho pode ser arriscado, mas muitos outros tipos de relacionamentos também podem. Abaixo vai um conselho interessante sobre explorar a atração com um colega de trabalho:

Não se toquem por quatro meses. Construa uma amizade, passem tempo juntos informalmente com outros colegas, e comecem a se incluir em planos sociais gerais. Apenas após conhecer um ao outro e se sentir confortável de que suas intenções são mútuas, você deve proceder e levar o relacionamento a um nível romântico ou físico. 

Sentimentos no local de trabalho devem se desenvolver lentamente de qualquer forma, porque pessoas tendem a ser cuidadosas com eles. Em qualquer caso, o número de pessoas se conhecendo e casando no trabalho é grande. Merece um lugar no seu portfólio de estratégias de namoro.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já teve algum namorado no trabalho ou conhece alguém que tenha iniciado um relacionamento desta forma? Qual sua opinião sobre o namoro no trabalho? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...


Um comentário

  1. Eu conheci meu noivo no trabalho, estamos sendo muito felizes e vamos nos casar em breve! 🙂

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*