Dor na Penetração

Dor na Penetração? Veja as Causas e o Que Fazer

Você sempre ouviu dizer que a penetração não é para doer e sim para ter prazer. Isso é verdade, a menos que você seja virgem. Do contrário, a dor antes ou depois do sexo pode indicar algum problema de saúde física ou psicológica. Veja agora algumas causas possíveis para as dores.

Vaginismo

O vaginismo é uma das principais causas da dor na penetração. O vaginismo causa contrações na vagina de modo que elas dificultam a entrada do pênis. Nos casos mais graves, a vagina chega a se fechar, impedindo a penetração por completo. Estas contrações são involuntárias, ou seja, a mulher não consegue controla-las. Embora o vaginismo tenha algumas causas físicas como infecções e cicatrizes vaginais, ele é um problema majoritariamente psicológico. O medo e a ansiedade ligados ao sexo podem fazer com que os músculos se contraiam. Mulheres que sofreram algum tipo de abuso tendem a apresentar o vaginismo. Como é um problema psicológico, o mais indicado é procurar um psicólogo e não um médico, pois você precisará de um apoio emocional mais do que um apoio biológico.

Endometriose

A endometriose é uma doença onde o revestimento interior do útero, o endométrio, se espalha para fora dele. Estas células, que deveriam ter saído na menstruação, migram na direção dos ovários, chegando se reproduzir no abdômen e, em casos mais graves, intestino. Por volta de 10% das mulheres sofrem com a doença. 55% das mulheres com esta condição têm fortes dores durante ou depois do sexo. Outros sintomas são fortes cólicas menstruais, dor na região pélvica, problemas intestinais e urinários, além de causar infertilidade. A endometriose tem tratamento.

Infecções vaginais

Existem várias infecções vaginais, entre elas, algumas DSTs. O tipo de dor na penetração e desconforto vai depender do tipo de infecção. As mais comuns são:

  • Clamídia: é uma DST causada por uma bactéria. Seus sintomas são semelhantes aos de uma infecção urinária comum (ardência e dor ao urinar, dor crônica), além de corrimento amarelado e sangramento irregular. Quando não tratada, ela pode levar a outras infecções e à infertilidade. O tratamento é feito com antibióticos.
  • Herpes: é causada por um vírus. Ela se manifesta na forma de ardor, corrimentos, sensação de pressão na área abdominal, dor nas pernas, bumbum e região genital. Há tratamentos disponíveis para a herpes.
  • Candidíase: uma infecção causada por um fungo. Provavelmente é a infecção vaginal mais comum entre as mulheres, uma vez que o fungo em questão está presente naturalmente em nosso corpo. Entre os sintomas da candidíase estão o corrimento vaginal leitoso e de mau cheiro, coceira, ardor, dor e ardor durante e depois do sexo. O tratamento é feito com comprimidos.

Se você tem uma infecção vaginal e tem um parceiro fixo, é interessante que ele também faça exames para saber se ele também possui ou não e receba o tratamento adequado. O sexo está suspendido durante o tratamento das infecções vaginais.

Infecção urinária

Junto com a candidíase, a infecção urinária é um dos problemas mais comuns entre as mulheres de todas as idades. Há várias causas para ela, mas uma delas é a de que a penetração, dependendo de como acontecer, pode causar uma “ferida” na vagina o que, por sua vez, resulta na infecção urinária. Os sintomas são bem conhecidos: forte dor na região pélvica, dor e ardor ao urinar, urina com mau cheiro. Mesmo que você tome analgésicos para controlar a dor, ela voltará se você fizer sexo. O tratamento é feito com antibióticos. Assim como nas infecções vaginais, o sexo está suspendido durante o tratamento da infecção urinária.

Falta de lubrificação

Ou porque você está muito cansada, por causa da sua idade, porque não está excitada o suficiente ou porque está vivendo alguma flutuação hormonal (ex.: períodos durante e pós gravidez), você pode não estar produzindo a quantidade de lubrificante natural que necessita para não ter dor na penetração. Você pode utilizar um lubrificante para isto e também visitar um médico, caso sinta que outras alterações estão acontecendo.

Espermicidas vaginais

Os espermicidas vaginais são substâncias nas formas de gel, supositórios e cremes usados para matar os espermatozoides, portanto, é um método contraceptivo. Entretanto, há vários pontos negativos do seu uso. Um deles é justamente os danos que podem trazer à saúde da mulher, pois podem causar uma série de infecções vaginais e infecção urinária, condições que causam dor na relação sexual. Além disso, algumas mulheres têm alergia aos espermicidas. Mesmo em quantidades pequenas, como os que estão presentes na camisinha, podem causar problemas.

Alergia ao sêmen

Cerca de 12% das mulheres têm alergia ao sêmen. Neste caso, elas têm ardor e coceira na região genital depois que o sêmen entra em contato com a mulher. Pode não haver dor na penetração, mas o ardor virá depois. Existe tratamento para este tipo de alergia.

Existem, ainda, uma série de outros motivos menos comuns para a dor na penetração. Se você está sentindo dores e não sabe o que é, o melhor que você tem a fazer é procurar um médico, só ele vai saber informar com precisão o seu problema e o que você terá de fazer para combate-lo.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você sente dor na penetração ou ardor causados pelo sexo? O que fez? Comente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (23 votes, average: 3,78 out of 5)
Loading...

4 Comentários

  1. Eu tenho vontade de fazer sexo análise mais tenho medo de doer o que fazer para não doer

  2. Eu também. Sinto dor e uma sensação de vazio do útero depois do sexo, mas isso porque sempre fiquei com caras com o pênis muito grande.

  3. Eu sempre tive dores, colicas uns dias ou horas depois de fazer sexo, mas isso so acontece quando tranzo com garotos com penis grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *