Casal feliz

Conselhos de uma Especialista de Como Ter (e Manter) um Relacionamento Saudável

O que significa realmente estar em um relacionamento saudável? Não há como negar que essa é uma coisa que a maioria das pessoas ao menos tenta conquistar (embora algumas façam isso de uma maneira totalmente errada), mas é importante ter em mente que manter um relacionamento saudável pode significar algo diferente para cada indivíduo em particular.

“Um relacionamento” saudável “é equitativo”, diz a psicoterapeuta norte-americana Alysha Jeney. “Isso significa que você e seu parceiro deverão estar igualmente preocupados, comprometidos e respeitosos com as necessidades e pedidos do outro, e quando ainda assim vocês compartilham os mesmos valores, objetivos e ideais fundamentais”.

Parece um pouco complicado, certo? Então, como você consegue formar esse tipo de união mutuamente favorável e respeitosa? Aqui, Jeney analisa alguns dos aspectos mais importantes da comunicação e da intimidade de um relacionamento. Portanto, considere este um roteiro para construir e promover o relacionamento que você (e seu parceiro) merece.

Comunicação

Não é segredo que uma boa comunicação é um pilar de qualquer relacionamento saudável. De acordo com Jeney, a vulnerabilidade é um indicador-chave de que você e seu parceiro têm fortes habilidades de comunicação. “Você pode se sentir vulnerável em alguns momentos e sentir o apoio do seu parceiro”, explica.

Dito isso, “alguns sinais vermelhos devem ser notados quando acontece o oposto: você não se sente apoiada, você não se sente compreendida, tem medo de conflitos, não consegue pedir ao seu parceiro o que você precisa, vocês não têm emoção ou conversas profundas.”

Para manter uma comunicação saudável em um relacionamento, Jeney tem algumas recomendações:

  1. Façam terapia de casal. “A terapia de casal pode ser uma experiência positiva e pode oferecer a vocês ambas as ferramentas preventivas para ajudar o relacionamento a crescer, e fazer com que vocês conversem mais e se entendam melhor”, diz ela.
  2. Separem um período do dia para apenas conversar. Jeney aconselha planejar um momento para discutir certos tópicos com o seu parceiro. Use este tempo para falar sobre qualquer coisa, de obrigações diárias até problemas emocionais mais profundos.
  3. Trabalhe suas habilidades de escutar. “Na maioria das vezes, não somos muito bons na comunicação, porque somos realmente ruins em ouvir. Tente refletir sobre o que você ouviu seu parceiro dizer e tente entender melhor o que ele está passando, seja o que for, das coisas mais bobas e banais às mais sérias. Converse com ele de verdade”.
  4. Preste atenção em sua autoconsciência. “Preste mais atenção em você. Você sabe o que está sentindo, do que você precisa, e o que você espera do seu parceiro”. Prestar mais atenção em você permitirá que seu parceiro compreenda você melhor, de acordo com Jeney.
  5. Converse mais claramente e com calma. Se você é uma pessoa que fala as coisas da maneira mais clara possível e se tem calma e paciência para conversar, você com certeza irá se comunicar melhor com seu parceiro.

Intimidade

A intimidade também é fundamental em um relacionamento saudável, mas isso pode significar algo diferente para todos. Embora Jeney acredite que o sexo é “extremamente importante” em um relacionamento, ela não concorda com a ideologia que diz que existe um número mágico da frequência com que um casal feliz deve ter relações sexuais.

“Eu acredito que as necessidades de intimidade física são diferentes para cada um de nós”, afirma. “Eu não concordo que o próprio ato sexual será capaz de mudar sozinho seu nível de felicidade e a saúde do seu relacionamento, especialmente porque os casais desejam outras formas de intimidade, onde até mesmo preferem um sexo melhor do que mais frequente, sendo essa uma questão muito mais profunda do casal”.

Jeney é clara ao dizer que mesmo em relacionamentos saudáveis, as pessoas podem experimentar uma falta de desejo de sexo, mas existem algumas coisas que você pode fazer para manter uma intimidade saudável em seu relacionamento.

  1. Fale sobre isso. Jeney sugere fazer perguntas como “O que a intimidade significa para você?” ou “Você se sente realmente íntimo de mim? Acha que podemos melhorar nisso? Como?”
  2. Defina as expectativas. “Fale sobre suas expectativas para com você mesma, bem como sobre suas expectativas em relação à quantidade x qualidade”, diz Jeney.
  3. Encontre outras formas de intimidade. A intimidade nem sempre tem que acontecer no quarto. Pense em como algo tão simples como fazer um jantar especial às sextas-feiras pode ser uma atividade íntima para vocês.
  4. Busque o equilíbrio. “Você não deve querer ser completamente complacente em todos os momentos com seu relacionamento pelo resto de sua vida, mas você também deve sentir uma gratidão pela complacência comum que é cultivada quando duas pessoas compartilham um senso de conforto entre si “, diz Jeney. Ela recomenda discutir com seu parceiro maneiras de encontrar um equilíbrio na vida a dois.
  5. Melhore sua intimidade. “Os casais às vezes precisam do encorajamento, precisam separar tempo e espaço e/ou as ferramentas para melhorar partes de sua intimidade”, explica Jeney. Ela diz que esta é a razão pela qual ela e seu marido sempre procuram por novidades.

Namoro

Mesmo nos relacionamentos de longo prazo, o namoro desempenha um papel vital não só na manutenção do romance, mas na conexão como um casal. “Eu acho que é importante se conectar semanalmente. Vocês não precisam sair toda sexta-feira, mas sim definir um tempo ao menos uma vez por semana onde estarão totalmente presentes um para o outro”, diz Jeney.

Este tempo de qualidade juntos pode ser o que quer que você e seu parceiro precisam e desejam. Pense em como você gosta de passar o seu tempo e quais atividades podem continuar a ajudá-los a se conectar mais e mais.

A coisa mais importante a se lembrar é que vocês devem continuar fiéis a vocês mesmos, mas que ainda assim podem compartilhar muita coisa. De acordo com Jeney, um erro comum que os casais cometem é não expor o seu eu verdadeiro um para o outro.

Escolha atividades que vocês realmente desfrutem juntos como um casal. Inspire-se em algumas ideias abaixo.

  1. Passe um dia no parque ou na praia com um piquenique na companhia um do outro.
  2. Visite uma galeria ou apresentação de teatro e conversem sobre o que vocês acharam da experiência cultural.
  3. Façam um almoço, jantar ou café da manhã juntos, criem memórias na cozinha.
  4. Dê uma olhada em álbuns de fotos de família e compartilhe histórias sobre seu passado.
  5. Abra uma garrafa de vinho e falem sobre os altos e baixos de sua semana.

Esses pontos são essenciais para manter um relacionamento saudável, por isso, pense muito sobre eles e tente descobrir o que está faltando para que você e seu parceiro também consigam chegar lá. Lembre-se: equilíbrio é tudo!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que tem um relacionamento saudável com o seu parceiro? O que pode mudar das dicas acima para atingir isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...

2 comentários

  1. Bom dia, os teus conselhos sao super…..

    obrigada isso vai ajudar muito no meu relacionamento.

    Bjs

  2. Falta mais equilíbrio no meu racionamento com meu parceiro, não tem paciência, também quanto ele como ei somos muito explosivos isso atrapalha bastante, sinto também não em mim mas da p parte dele falta romantismo, falta mais conversa mais atenção e não sei como mudar isso.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*