Mulher triste

Como Enfrentar a Depressão Após o Término de um Relacionamento Amoroso

Como todos os relacionamentos, cada separação é única e desafiadora à sua maneira. Não importa o tempo que seu relacionamento durou ou o quão intenso ele era, cada perda dói, e há momentos em que parece que seu coração nunca irá se recuperar.

No entanto, de alguma forma, nós sempre conseguimos seguir em frente. Assim é a vida. Por mais difícil que seja uma ruptura, o coração é um músculo resiliente capaz de recuperar a força e até mesmo amar novamente. Mas saiba: se você ainda não está bem, está tudo bem.

“O sofrimento é normal, a maioria de nós não gostaria de ser tão insensível a ponto de não nos sentiremos nem um pouco afetados pela perda”, diz Sherry Benton, psicóloga norte-americana. No entanto, reconhecer se o seu sofrimento é saudável e se você está sofrendo depressão após uma separação é importante, de acordo com Benton.

“A depressão é algo mais debilitante e penetrante, com pensamentos negativos constantes sobre tudo, não apenas sobre a ruptura”, explica. Se isso parecer familiar, permita que Benton responda as perguntas que você possa ter sobre como lidar com a depressão após uma separação.

Por que os términos de relacionamento são tão difíceis?

Simplificando, “quanto mais importante é um relacionamento para nós, mais doloroso será sua dissolução”, diz Benton. Quanto mais tempo e emoção você investir em um parceiro, mais desafiante pode ser seguir em frente e aprender a ficar solteira novamente.

Além disso, Benton salienta que tende a ser mais difícil quando a separação não foi inteiramente sua própria decisão. “É muito mais doloroso ser o destinatário da separação do que o iniciador dela”, diz ela.

No entanto, não importa a causa, todos os términos e rupturas podem ser desafiadores. É importante lembrar que seus sentimentos são válidos, mas você conseguirá passar por isso.

Qual é a diferença entre tristeza e depressão?

“É importante distinguir o sofrimento e a depressão”, de acordo com Benton. Enquanto ambas as emoções causam efeitos como tristeza, insônia e perda de apetite, uma pessoa que está apenas triste e sofrendo irá sentir esses sintomas passarem e diminuírem ao longo do tempo.

A depressão é mais complicada. “Os sentimentos são constantes e esmagadores”, explica Benton. Além disso, muitas vezes sentimentos de culpa e vergonha em relação à depressão podem ser um indicador de que ela é mais do que apenas o fim de um relacionamento.

Como seguir em frente?

A boa notícia é que essas emoções desafiadoras não são permanentes e há muitas maneiras de passar por elas. “Aceite o processo que você está passando e seja boa consigo mesma”, afirma Benton. Como com a maioria das coisas na vida, a melhor abordagem é ser gentil consigo mesma, não importa o que você está passando.

“A maioria das pessoas faz um bom trabalho quando tentam alternar entre o momento em que deixam a tristeza aparecer (porque esse momento é essencial para a superação) e os momentos em que tentam se distrair com os amigos, um pouco de diversão, trabalho e outras atividades que deixem o assunto que causa tanta dor de lado, pelo menos por algum tempo”. De acordo com Benton, isso pode levar a uma melhora gradual do humor.

Também é importante ter um sistema de suporte em torno de você para que você aprenda melhor a como lidar com essas emoções e servir como uma distração bem-vinda delas. Pode ser útil desabafar com um amigo, mas também é útil permitir que você se divirta e que faça coisas agradáveis, explica Benton.

Existe uma maneira positiva de lidar com um término?

“Há raras ocasiões em que alguém encontra sua alma gêmea no início da vida, então a maioria das pessoas experimenta toda uma série de relacionamentos e amizades antes de encontrar uma companhia satisfatória para o longo prazo”, diz ela. Este é um aspecto positivo a se concentrar na hora de lidar com um término de relacionamento, a fim de mudar sua mentalidade e ver essa perda como uma situação que também tem seu lado positivo.

Benton também sugere focar no que realmente não funcionava no relacionamento anterior. Pergunte a si mesma: “Quais foram meus erros nesse relacionamento?” e “O que eu aprendi sobre o que eu realmente estou procurando em um relacionamento?”

Depois de começar a fazer essas perguntas, você pode começar a melhorar seu emocional e começar a pensar sobre a possibilidade de encontrar um novo parceiro para criar um relacionamento ainda melhor (e isso é muito emocionante).

Em casos em que você está experimentando depressão e não consegue passar por isso sozinha, não tenha medo ou vergonha, procure a ajuda de um profissional e o apoio de pessoas próximas a você. A depressão é uma doença séria como todas as outras, e deve ser tratada como tal. Não deixe que sua vida seja tomada por ela, procure ajuda.

Você já passou por um término de relacionamento que foi muito sentido? Acredita que sofreu com depressão? Como lidou com isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...


4 comentários

  1. Olá estou numa fase difícil minha namorada término CMG faz uns 2 meses ,agente por último ando brigando pelo fato dela ter mentido para mim e eu ter ficado brabo com ela ,aconteceu MTS brigas e simplesmente do nada ela se afastou e me deu um pé na bunda se tornou uma pessoa fria dura e ruim ,mudou até msm o estilo de se vestir nunca foi de ser vulgar começou a usar blusas degotadas mostrando a barriga vestidos curtos e etc… Resumidamente está fazendo de tudo para chamar atenção ,isso me machuca ,estava tomando remédio para anciedade e depressão emagreci 14 kilos chorei por semanas hj estou um pouco melhor ,porém descubri q ela andou indo em festa e saindo com amigas por aí , por último ela entro em contato CMG via WhatsApp ,por 4 vezes pedi para volta e ela simplesmente falou que estava bem sem mim isso foi uma facada no meu peito ,agora por último ando vindo atrás de mim com uns papo sem pe nem cabeça fiz merda pedi para volta ela fala que não tem como depois de tudo q ela me fez como vai volta q eu iria jogar na cara dela tudo q ela fez ,eu estou confuso n sei se largo de mão se dou tempo ao tempo ou se parto para outra ,estou com meu ego ferido ,estou com muita raiva dela e uma mistura de sentimentos ,quando estou melhor ela me manda msg no WhatsApp ,e isso acaba CMG pq pra mim ND adianta se ela não me quer mais !

    • Cara, já passei por uma situação difícil. Não existe nada melhor do que o poder da tua ausência. Quanto mais correres atrás, mas ela vai se afastar de ti. Evita ela por um tempo, não responde as mensagens, toca tua vida. Se for pra vcs voltarem, com o tempo isso vai acontecer. Caso contrário, poderás encontrar alguém melhor pra ti. Sei que este momento é difícil, dói, mas podes ter certeza de que vai passar. Boa sorte!

  2. Oie boa noite vim aqui conta um pouco do meu sofrimento tava casada com o pai do meu filho agente brigava ia e voltava mas agora da nossa ultima briga ele foi pra nunca mas volta fui atrás mim umilhei pedir pra volta e ele falou q nao dava mas pra mora comigo q nao queria mas mora comigo q gostava de mim mas nao queria mora mas comigo to aq sem saber oq faser ainda falei com ele por watzap e ele sempre mim evitando hoje so quero esta em um quarto pensando nele nao quero mas cumer nao quero mas sair daqui pra mim minha vida se resume no meu quarto nao tenho mas vida so tenho tristeza em meu coraçao pesso a deus pra tira do meu coração mas parece q nao passa de geito nenhum to sofrendo tanto so quero fica queta so isso procuro alguem pra desabafar e nada to aq so deus sabe passei a dormi tarde acorda tarde pra ver se o dia passa rapido mas pra mim nao passa de geito nenhum to emagreçendo minha vida ta uma merda ate pensando em morre estou.

  3. Olá estou passando pelo momento complicado da minha vida minha namorada término CMG ,eu pisei na bola pelo fato dela ter mentido para mim disse que n tinha usado biquíni no passeio da escola onde ela trabalha mas descubri que ela usou ela sempre falava que tinha vergonha de usa e eu sempre falava que biquíni e calcinha e sutiã são as msm coisa como ela era comprometida CMG n era legal ela usar ,pois bem me exaltei momento de raiva e magoas de coisas que já tinha acontecido chamei ela por impulso de vagabunda e mentirosa ela ficou magoada e tal nos acertamos depois de uns dias me desculpei e tal porém as coisas desamdaram após eu negar a ir em um park aquatico com a mãe dela e o irmão dela e ia ir um cara junto que eu não suporto ela ficou braba me encheu de desaforo eu disse q então n ia ir na casa dela a tarde ela flw que se eu n fosse n precisaria por os pés mais na casa dela ,não fui aí bateu raiva e mágoa fui porém levei aliança e todas as coisas que ela me deu cheguei na casa dela ela foi sem mim no tal park aquatico liguei para ela n me atendeu por isso me maguo mais depois de horas fim da tarde ela me liga ,eu n atendo manda msg dizendo estar preocupada ,sendo que passei a tarde toda chorando magoado , em fim ela me mando bom dia respondi curto depois de terça feira ela se sumiu término CMG sem mais sem menos n veio na minha casa fala o motivo nem nada fui atraz ela disse q n tinha mais geito que n sei oq mais ela não flw nada com nada entrei em depressão emagreci 15 kilos já se foi quase quatro meses ela se tornou uma pessoa decepcionante ,decotes que ela odiava e sempre foi contra ela resolveu usar faz de tudo para chamar atenção no Instagram ,coisas do tipo que ela tinha medo de eu fazer seguir ex ficantes ela foi lá e seguiu foi em festa que era medo dela eu um dia fazer ela jogou no lixo 5 anos de namoro por um erro bobo fácil de reverte sendo que ela me maguo bastante até se botou em mim querendo me bater eu errei mas n mereco passar por isso ,ela as vezes me manda msg não entendo diz que não que mais volta mais pq me manda msg ,me sinto MT confuso não sei se largo de mao n sei se tô perdendo tempo esperando por ela ,e eu estou mt magoado com tudo que ela fez tenho vontade de falar isso para ela mas n tenho mais ânimo para chamar ela por que ela só me traz lembrança ruins depois das últimas atitudes dela ,alguém me dê uma palavra de conforto,converso com minha mãe e ela parece estar de saco cheio ja

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*