Mulher chorando

Como Encontrar a Cura Depois de um Relacionamento Traumático

Relacionamentos saudáveis são importantes para todas as pessoas. De fato, os relacionamentos mais profundos são essenciais para um ser humano saudável.

Para as sobreviventes de um trauma, ou aquelas que estão sofrendo ou já sofreram com a depressão pós-parto ou transtornos de humor (o que também é um trauma), o ato de aprofundar as relações pode ser particularmente difícil.

Pedir ajuda em um momento de necessidade não é fácil para aqueles que sofreram um trauma em suas vidas. Algo (aparentemente) simples como aceitar um elogio pode ser dolorosamente difícil. Mas a capacidade de ultrapassar esses medos e hesitações é crucial no caminho para viver uma vida plena e equilibrada.

Neste artigo, você verá o que pode te impedir de aprofundar seus relacionamentos e o que fazer em relação a isso.

  1. Você fica na tentação de ficar para baixo e tentar lidar com isso sozinho?
  2. Sente que ninguém irá conseguir te entender?
  3. Se sente envergonhada ou fraca, como se não merecesse apoio ou compaixão?
  4. Existe uma parte de autoproteção dentro de você que diz: “vou me retirar e ficar segura para que outra pessoa não me machuque”?
  5. Você sente que deveria lidar com tudo sozinha?

Se essas perguntas fazem parte da sua vida, se essas dúvidas ou vozes estão sempre em sua cabeça, pare e diga a si mesma: “Eu mereço relacionamentos profundos. Eu mereço ser cuidada e nutrida. Eu mereço compaixão. As pessoas se preocupam comigo – e é saudável se apoiar nelas e pedir ajuda quando preciso.”

Aqui estão três dicas para ajudá-la em relacionamentos mais profundos:

1. Saiba que ter relacionamentos saudáveis pode curar antigas feridas emocionais

Relacionamentos saudáveis podem curar feridas de relacionamentos antigos. Se você cresceu sem um vínculo seguro ou não foi nutrida com esses sentimentos, pode se tornar o que espera dos outros ou dos seus relacionamentos conforme cresce.

Ao se apaixonar por um sobrevivente de um trauma em um relacionamento, os relacionamentos podem ser restaurados principalmente quando ambos se ajudam.

2. Considere os padrões irreais em que você está se apoiando

Você esperaria que uma criança ou um amigo fosse tão auto-suficiente quanto você espera de si mesma? Sim, você deve se segurar e ser a pessoa encarregada e responsável, mas também deve reconhecer que é humano.

Traga a compaixão que você tem por aquele que ama para si mesma.

3. Permita-se ver o lado mais profundo dos seus relacionamentos atuais

Muitas vezes, os sobreviventes de um trauma são doadores que esperam e não aceitam nada em troca. Pode ser difícil ver o verdadeiro lado mais profundo do amor, o apoio e a compaixão que pode (e quer) fornecer. Tente analisar seus relacionamentos objetivamente e considerar esse potencial.

Você merece compaixão, apoio e relacionamentos profundos…

Pedir ajuda pode ser algo muito difícil para todos. Pode ser especialmente difícil para aqueles que sobrevivem a um trauma.

Sempre é bom e extremamente aconselhável que você converse sobre isso com seus amigos, familiares ou qualquer pessoa de sua confiança, porém, mesmo assim isso pode ser muito difícil para muitas pessoas, é para isso que existe a terapia.

Através da terapia, é possível perceber que você realmente merece relacionamentos profundos à medida que cresce e evolui através da vida, tanto nos bons momentos, como nos mais difíceis.

Encontrar a cura depois de um relacionamento traumático para algumas pessoas pode ser algo difícil, mas saiba que isso não é nada impossível, e que milhões de pessoas em todo o mundo já passaram por situações assim e superaram, assim como você também irá.

Você está passando por um momento de superar um término ou um trauma recente relacionado a relacionamentos? Já buscou ajuda profissional para isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*