Deixar de ser ciumenta

Como Deixar de Ser Ciumenta em 4 Passos

O ciúme é capaz de atrapalhar não apenas um relacionamento, mas sim todos os aspectos da vida de uma pessoa. Por isso, veja agora como deixar de ser ciumenta em apenas 4 passos.

Apesar da sua conotação negativa, o ciúme é muito mais normal do que você pode acreditar. Combinado com a insegurança de um relacionamento, ele pode ser mais tóxico e complexo do que você pode imaginar.

A pessoa irá querer controlar e saber tudo da outra, gerando um relacionamento autodestrutivo tão rapidamente que ela nem irá se dar conta.

No entanto, se você quiser realmente deixar de ser ciumenta, saiba que seus relacionamentos sociais serão mais saudáveis e você também se sentirá melhor. Para isso, veja agora 4 passos para deixar de ser ciumenta.

1. Melhore a sua autoestima

A insegurança faz com que você se sinta bem menos valiosa para as outras pessoas. De acordo com a psicóloga Mary Ainsworth, ela pode ser criada durante a infância.

Nesta fase da vida, a criança cria seus próprios valores através do contato com ele e com as outras pessoas. À medida que ela cresce, o que ela aprendeu continua com ela.

Portanto, fazer um esforço consciente para mudar a forma como você se sente pode ajudar a reduzir o sentimento de ciúme e insegurança, ajudando a construir uma melhor autoestima.

Isso pode ajudá-la a focar a sua atenção em seus objetivos, interesses e propósitos.

2. Identificar os fatos, não as percepções

Identifique quais fatores podem desencadear seus sentimentos de ciúme. Se você não identificou claramente qualquer exemplo do que faz com que você se sinta desse jeito, será muito mais difícil enfrentá-lo.

Por exemplo, se você ficar com ciúmes porque o seu parceiro está passando muito tempo com outra pessoa, é importante dizer isso a ele e esclarecer esse tipo de comportamento, pois só assim irá conseguir parar de especular sobre o que está acontecendo.

Saiba o que faz com que você se comporte dessa maneira, pois é isso que irá te ajudar a ver a situação de forma mais objetiva e a compreender melhor por que você se sente desta forma.

3. Comprove-os com seus apoios sociais

Fale com seus amigos mais próximos, familiares ou inclusive com a sua terapeuta sobre o que está sentindo. Eles podem ajudá-la a ver as coisas de outra perspectiva, ou a lhe dizer o que eles pensam sobre as suas atitudes.

Ver a situação do ponto de vista de outra pessoa sempre irá ajudá-la a ver de forma mais objetiva, sem que as emoções dominem o momento.

4. Fale sobre os seus sentimentos com o seu parceiro

Fale com a pessoa, seja ela seu parceiro ou amigo quem você sente ciúmes, sobre o que está sentindo diretamente.

Se você tem um relacionamento saudável, a sensação de ciúmes e insegurança poderá diminuir rapidamente dependendo do que essa pessoa tão importante diz para você.

Exponha os fatos que você viu e comente como se sentiu nestas situações de forma clara para que o seu parceiro ou amigo se sinta em sua pele e mude a sua própria perspectiva.

Como parte do seu processo de autoaperfeiçoamento, essa pessoa também pode lhe proporcionar um excelente suporte e estar ciente das consequências do seu comportamento no relacionamento.

Seguindo essas dicas, você verá como deixar de ser ciumenta e assim ter um relacionamento e uma vida muito mais feliz e saudável.

Você se sente uma pessoa muito ciumenta? Já procurou deixar de ser ou pretende agora para não prejudicar seu relacionamento? Comente abaixo!

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