Mãe solteira

9 Pontos Positivos de Ser Mãe Solteira

As mulheres tornam-se mães solteiras de diferentes maneiras. Algumas por opção e outras por “acaso”, mas em ambos os casos ser mãe solteira pode ser uma das coisas mais difíceis que você irá fazer, mas de longe será a mais importante. Por isso, aqui estão os 9 pontos positivos de ser mãe solteira.

1. Tomar as decisões mais rapidamente

Começando com a escolha do nome. Enquanto as mães que estão educando os filhos junto com os pais da criança passam horas discutindo (muitas vezes brigando) quanto a todos os detalhes da maternidade/paternidade, as mães solteiras estão bem à frente. Já decidiram o que é melhor para elas e para as crianças, escolheram a pré-escola, em qual religião irão criar seus filhos, ou se irão criar em alguma religião e até mesmo o nome da criança, sem ter que se preocupar com o pai querendo dar o mesmo nome estranho da sua tia-avó.

2. Para as mães solteiras por opção, os filhos sabem o quanto eles foram desejados

Qualquer mulher que tenha usado um doador de esperma para engravidar terá filhos que sabem quanto foram planejados e desejados. Inclusive as mães solteiras que se tornaram mães através da opção da adoção, terão crianças que sentem a sensação de terem sidos planejadas, queridas ou/e escolhidas.

Não que as outras mães que tiveram seus filhos da maneira tradicional nunca planejem, ou não os queiram, mas quantas mulheres podem dizer que marcaram hora para engravidar? Sem contar que não é a coisa mais difícil do mundo escutar histórias de que a mulher engravidou e o seu cônjuge não queria filhos tanto quanto elas.

3. Para mães solteiras por acaso, os filhos mostram a melhor parte dos parceiros que estão ausentes devido ao falecimento

Qualquer mulher que se tornou mãe solteira devido à morte de seu cônjuge passa a ter um pedaço do parceiro que está ausente ao redor em forma da criança que criaram juntos. Para algumas mulheres, a dor de ficarem viúvas é minimizada ao educar e criar os filhos.

4. Mães solteiras têm que aprender a fazer tudo

As mães que têm filhos com um pai presente normalmente deixam coisas como “ensinar o menino a fazer xixi em pé” para ele ensinar. Ter um filho faz com que elas aprendam a ensinar esse tipo de coisa. Quando você é uma mãe solteira, nunca há um momento de tédio – e há uma abundância de oportunidades para desafiar os estereótipos de gênero também.

5. Elas comemoram o Dia das Mães e o Dia dos Pais

Porque preenchem os dois papeis. Quando você é mãe e pai, comemora em dobro, e em muitas ocasiões usam o dia dos pais para comemorar o dia do avô da criança, ou alguma figura masculina que está muito presente na vida dela, e isso faz com que ele se sinta especial.

6. Está solteira, mas não sozinha

É difícil encontrar uma mãe solteira que não tenha pessoas ao seu lado lhe ajudando. Em algumas famílias tradicionais, com pai e mãe, elas podem ficar meio isoladas. As mães solteiras tendem a elaborar uma estrutura familiar alternativa, e os filhos aprendem que há muitas maneiras diferentes de criar uma família.

7. As perspectivas de namoro vêm com precedentes

Uma mãe solteira não está necessariamente procurando alguém para ajudar a criar seus filhos, mas irá automaticamente eliminar qualquer pretendente que não goste de crianças.

8. Nunca irão apressar um relacionamento

Você provavelmente nunca irá encontrar uma mãe solteira correndo para o altar com alguém que acabou de conhecer em um bar na noite anterior, pelo menos não devido a qualquer coisa relacionada a seu relógio biológico (para as mães solteiras que adotaram, esqueçam essa parte).

Elas já tiveram os seus filhos. Então, para elas, as decisões românticas e de relacionamentos são baseadas puramente se a outra pessoa será um bom parceiro, e não no fato de que já estão chegando aos 40.

9. Recebem 100% dos aborrecimentos, mas também 100% dos abraços

É verdade que há uma série de desafios (muitos!). Mas também há recompensas incríveis que vêm sob a forma de abraços e beijos do seu filho.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já se imaginou como uma mãe solteira por opção? Como acredita que lidaria com essa situação? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

2 comentários

  1. Um dos objectivos que tenho é que um dia eu possa ser uma solteira mas por opção. E isto me deixa muita determinada, já que, o que eu gosto mesmo é de desafios.
    Ainda não tenho filho, tenho 28 anos.

    Acham que estou errada?

  2. Tenho 26 anos e morro de vontade de ser mamãe.
    Sempre pensei em ser mãe solteira,e depois desse artigo, minha vontade se tornou maior.
    Ótimo texto

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*