Terapia de Casal

8 Razões Para Buscar uma Terapia de Casal

Cada casamento tem sua quota de altos e baixos. Depois da fase de adaptação, a maioria dos casais torna-se melhor em resolver problemas e são capazes de sobreviver às pressões da vida de casado. Em qualquer situação ou relacionamento, há sempre um período de ajuste e alguns tropeços, mas também em um casamento, um dia as coisas se acalmam.

No entanto, às vezes, com o passar do tempo, os casais acham que seus problemas aumentam. Ao invés de buscar soluções mais rapidamente, eles demoram mais a resolver, e frequentemente chegam a um beco sem saída. Nessas horas, quando a qualidade do casamento começa a deteriorar, a ajuda profissional em uma terapia de casal torna-se uma necessidade.

Uma terapia de casal ajuda quando as sensações de desesperança e desamparo se instalam. Ele funciona como um tipo de árbitro, podemos dizer, mediando e intervindo para assegurar que seja um jogo justo. Se você sentir que seu casamento tem problemas e você não encontra saída, não hesite em procurar uma terapia de casal que possa ajudá-la.

1. A comunicação é um problema

Muito tem sido escrito sobre o quão importante a comunicação é para todos os casais. Em um casamento, ela torna-se ainda mais significante. Se você e seu companheiro não são capazes de satisfazer este, que é um dos pré-requisitos mais fundamentais, então vocês precisam de uma terapia de casal que os guie para como se comunicar eficientemente, como você pode prover um ambiente propício para compartilhar com seu marido e ouví-lo.

2. Você está pensando em divórcio

Se você e seu marido vêm tendo problemas em diferentes áreas e estão falando sobre divórcio, pense duas vezes. Se ainda não procurou uma terapia de casal, pode não ser tarde demais. Sair de um relacionamento não é a solução a menos que ele esteja sob circunstâncias excepcionais. Se você tiver problemas mais sérios, pode ser que você encare as mesmas questões em outro relacionamento. Então, é melhor que você procure ajuda e resolva-os. Dê a chance a alguém que é treinado para ajudar casais como vocês e poderá se surpreender com os resultados.

3. Transtornos mentais

Se você ou seu marido tem uma desordem mental ou algum tipo de depressão, vocês devem procurar um profissional imediatamente. Fora um médico ou um especialista em saúde mental que possam administrar tratamento e conselhos médicos, você precisará de aconselhamento para como lidar com a situação. É muito difícil lidar com um parceiro que sofre de depressão e você precisará de toda a ajuda que conseguir.

4. Problemas de fidelidade

Se você descobriu que seu marido está te traindo ou você foi infiel, falar sobre isso com um terapeuta pode ajudar. Afinal, é uma situação cheia de tensão e ansiedade e você pode sentir a necessidade de ter uma terceira parte imparcial e neutra para discutir em detalhes o problema. Primeiramente, você deve decidir que quer dar ao relacionamento uma chance.

5. Resolução do conflito

Se você achar extremamente difícil resolver conflitos ou há algumas questões que parecem não terem sido esclarecidas, pode ser proveitoso resolvê-los com o conhecimento que só um especialista da terapia de casal pode prover. Ele fornecerá a vocês ferramentas e estratégias úteis para usar quando frente a um conflito.

6. Descontentamento

Se um ou ambos estão seriamente infelizes com o estado do casamento, a terapia de casal pode ajudar. Há vários fatores, alguns suprimidos, pelos quais os casais sentem-se assim em relação ao casamento. Um terapeuta pode te ajudar investigar abaixo da superfície e coloca-la em contato com suas emoções mais profundas, encontrando, então, um modo de ajudar você e seu marido.

7. Incompatibilidade

Se você tem encarado várias questões, sexuais ou outras, que possam te fazer pensar que vocês sejam incompatíveis, procure ajuda antes de pensar em algo drástico. Se vocês dois tomaram a decisão de se casar, as coisas não podem ter sido sempre tão ruins assim. Às vezes, o romance inicial cega os casais para certas coisas que a realidade dura da vida de casados traz à tona. Ainda assim, nem tudo está perdido e vocês podem estar mais sintonizados um com o outro do que percebem.

8. Melhore seu casamento

Não é necessário considerar a terapia de casal apenas em casos de problemas. Às vezes é bom procurar a terapia para enriquecer a qualidade de um casamento. Ser proativo pode trazer lucro e uma nova consciência da significância de cada um em um relacionamento.

Seja qual for a razão que motive você a procurar a terapia de casal, lembre-se de que tem que ser um acordo e cooperação mútuos de ambos os parceiros em um casamento. Para a terapia verdadeiramente ter êxito em melhorar um casamento, cada parceiro deve se comprometer a ir às sessões com a mente aberta e coração sincero.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Quais foram os motivos que te levaram a pensar em fazer uma terapia de casal com o seu marido? Ou você já passou por isso? Sua vida melhorou ou a terapia não teve efeitos? Comente abaixo sua história!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...

2 comentários

  1. Estou com um problema minha esposa briga comigo com crise de ciumes por cenas de novela que eu faço??

  2. elisanea polito cristo

    Estou muito em dúvida do que fazer ser separo ou nao

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*