Casal Confiante

8 Dicas Para Construir Confiança no Relacionamento

A confiança no relacionamento, como sabemos, é crucial para qualquer casal. Muitos relacionamentos rompem-se por problemas de confiança. Uma vez violada, é difícil repará-la e reconstruí-la, então deve ser guardada e cuidada constantemente. Pode ser comparada a uma planta que precisa do solo, água e temperatura corretos para florescer completamente. Então, a confiança pede as condições e o ambiente certos para sustentar um relacionamento nos seus altos e baixos.

Se os parceiros confiam um no outro em um relacionamento, não há garantia de que não vá continuar desse jeito. Nunca se confia o suficiente, nem você pode tomá-la como certa. Você tem de constantemente construí-la. Quais são as barreiras para construir confiança no relacionamento? Aqui vão algumas dicas.

 1. Desejo de controle

Quando um parceiro quer controlar o outro e ter o domínio, é muito difícil ter um terreno igualitário e estabelecer a confiança no relacionamento. Se você não está contente no relacionamento e constantemente quer mudar seu parceiro e ditar os termos, este não é um ambiente propício para construir a confiança. Seu parceiro vai se retrair e se distanciar de você.

2. Desonestidade

Se você está sempre tentando esconder coisas de seu parceiro, mente por omissão ou apenas diz a ele o que pensa que ele quer ouvir, você não só está sendo desonesta com seu parceiro, mas não está sendo verdadeira consigo mesma. Lembre-se de que se você está fazendo algo errado sobre o qual não pode falar com seu parceiro, o problema não é esconder, mas sim se você consegue conviver com isso. Seja lá o que fizer, tenha a coragem de suas convicções que nunca há necessidade para desonestidade.

3. Autocentrismo

Quando o foco está nas nossas necessidades e em nós mesmos, tendemos a fazer coisas que não ajudam o relacionamento e provavelmente podem causar uma rusga nele. Se você tiver motivos egoístas, isso erode a confiança que seu parceiro depositou em você e causa a perda da fé. Isso, por outro lado, prejudica o crescimento da relação e a faz estagnar.

Para construir a confiança no relacionamento, temos de superar estas barreiras e nos certificar que elas não funcionam como pedras no caminho. Além disso, é importante trabalhar essas dicas que melhoram e alicerçam a confiança de modo que ela funcione como uma força coesiva na relação.

[sc:artigos_relacionados]

4. Seja aberta

É vital em um relacionamento ser o mais aberta e honesta possível. Às vezes, os casais mentem um para o outro sob o pretexto de que machucarão o outro. Isso é algo sobre o qual eles precisam pensar quando estão sendo desonestos, e não na hora da revelação. Se você pensar duas vezes sobre o que está fazendo e como isso machucará seu parceiro, se realmente se importar com ele, você não o fará. Se você está constantemente escondendo coisas e não é sincera, isso deteriora e inibe a confiança no relacionamento.

5. Comunicação

A comunicação está no centro – uma parte integral da construção da sustentação e confiança no relacionamento. A comunicação não envolve uma só pessoa falando – ou uma conversa superficial sobre tendências da moda e fofoca. Uma comunicação envolve eficazmente ambos os parceiros contribuindo na conversa e ouvindo quando o outro fala. Ela envolve mostrar as cartas e dizer o que se pensa, falando sobre suas emoções e sentimentos mais profundos. Significa ser direto sobre suas necessidades e expectativas.

6. Perdão

Construir confiança no relacionamento também envolve ser capaz de perdoar seu parceiro pela dor que ele possa ter causado no passado. Se você não consegue fazê-lo e insiste em se apegar a problemas pequenos ou fica remoendo questões antigas, seu relacionamento morrerá de causa natural. Se decidir continuar no relacionamento apesar da dor que seu parceiro te infligiu no passado e quiser trabalhar para reconstruir a confiança, você tem de estar disposta a limpar a mesa e começar de novo.

7. Tenha empatia

Quando os problemas surgem ou situações difíceis se formam, como estão fadados a acontecer, é importante demonstrar interesse pelos sentimentos de seu parceiro e ser sensível às suas necessidades. Mesmo se você não tiver concordado com o curso das coisas e ele não seguiu suas dicas, o apoie nessa hora de desespero. Se entender os desejos mais profundos e identificar-se com os interesses dele, ele estará mais inclinado a confiar seus sentimentos a você. Se você jogá-los na cara, ridicularizá-lo ou esfregar quando ele tiver tropeçado e caído, ele não estará inclinado a confiar em você.

8. Mantenha sentimentos positivos

Se seu parceiro nunca te deu razão para duvidá-lo, então não duvide. Como se diz, uma pessoa é inocente até que se prove o contrário. Se você estiver sempre suspeitando e duvidando dos motivos dele, ciumenta e fazendo conclusões rápidas (frequentemente erradas), será muito difícil construir a confiança no relacionamento. Trate seu parceiro do jeito que quer ser tratada – com amor e respeito.

Construir a confiança no relacionamento não acontece em um estalar de dedos. Precisa de trabalho duro e comprometimento, mas uma vez que você a tem e trabalha para mantê-la viva, você colherá seus frutos.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você acredita que conseguiu construir confiança a no seu relacionamento de forma eficaz? Você confiz no seu parceiro? Acha que ele realmente acredita em você? Comente abaixo sua situação!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (29 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...

16 Comentários

  1. Bom, meu atual nunca deu sinal de traição nem nada, minha desconfiança na verdade é por causa dos meus antigos relacionamentos (fui traída em todos eles), e por isso não consigo confiar nele, tem vezes que eu até confio um pouco mas eu fico com uma sensação ruim, achando q algo aconteceu e criando paranóias, e isso é muito ruim. 😞

  2. Queria uma ajuda pq meu namorando falou que não confia em mim e ele dissi que n é por traição pq eu não traio ele não eu tbm nao sei o motivo eu quero que elr volte a confia em mim.

  3. Bom boa noite, queria ajuda sou casada há 11 anos e 5 meses, meu esposo já me traiu várias vezes e sempre tem segredos no celular senhas não posso mexer porque como ele e envolvido em política a desculpa e está, mais sempre que pego escondido descubro as senhas e me decepciono com o que vejo, ele diz que me ama e que nunca vai me deixar, mais acho que ele não me deixa por conta dos filhos pois são 4, não sinto que ele me ama porque quem ama não faz isso, e ele fala que não confia em me, noto que ele confia em qualquer pessoa até num cachorro mais não em me, porém eu nunca o trai nunca fiz nada que pudesse prejudica-lo, o que posso fazer pra tentar sei lá ainda salvar esse casamento que por sinal é abusivo.

    • Ola irmã em cristo.todos k temos marido.passamos disso.mas eu axo melhor evitar pegar telefone dele em jeito de peskisas do k ele faz.pois mta das vezes essas relações não duram.e ultimamente certos homens não fazem pelo seu desejo.agra diria não deixe o homem que amas.pk a vossa tristeza recairá nos inocentes k são vossos filhos.perdoe pra sempre.deus julgará.bjs.xpero k não tinha magoado mais.🙏

  4. Gente o que eu faço o meu namorado não confia em mim e eu não sei o que fazer o que eu faço pra ele confia em mim me ajudem por favor!

    • Eu acho que você tem que abrir o jogo e ser muito sincera com ele, se for pra ficar na desconfiança é melhor terminar, eu também estava com desconfiança mesmo ela não me dando motivos (não que eu saiba) para tal, decidi dar um voto de confiança a ela, tudo isso depois de muita conversa.

  5. Gostei muito. Vou seguir esses itens preciso muito. Pois minha confianca no meu namorado mao existe a um ano e isso machuca a mim mesma. Quero poder confiar no meu namorado ele nao merece desconfiança e quero que de entre mim e ele. Acontecidos do passado nao me deixa tocar adiante e quero es esquecer tudo de ruim que aconteceu espero q me ajude muito essa postagem e quero poder fazer meu namorado feliz

  6. Olá meu nome e João eu namoro ha quase 4 meses mais não confio na minha namorada pois ela já me falou de coisas que ela já fez o relacionamento passado que causa uma insegurança não sei como lidar com isso por mais que ela fala que não tem coragem de me trair msm assim eu fico com um pé atrás ela é mais nova que eu oque eu devo está fazendo para que eu possa está confiando nela ?

  7. Felipe Henrique

    Boa noite,eu estou num relacionamento que ira fazer 2 anos ja,porem eu tenho um problema que eu nao consigo resolver,minha noiva ate hoje nao me deu motivos de fazer nada de errado e eu jamais fiquei sabendo de algo tambem,eu amo ela demais da conta,mas de uns dias para ca,quando estamos juntos eu fico pensando que ela tem outra pessoa,ela diz que nao tem e por a gente morar em uma cidade pequena eu jamais ouvi algo,porem eu nao confio nela,eu acredito que ela nao faz nada mas mesmo assim fica essa duvida na cabeça,o que posso fazer?

  8. Estou passando por uma situação peculiar. Nunca trai a confiança que meu namorado teria em mim, mas mesmo assim ele não confia. Diz q preciso demonstrar que alimento a confiança com atos para que ele crie uma confiança em mim. Estou perdida e com medo de perder o amor da minha vida por não saber como agir.

  9. Boa tarde !
    dúvida voltar ou não c a pessoa . Fiquei c essa pessoas ha 4 anos
    Ele já me traiu 3 vezes terminei o namoro fiquei 4 messes separada mas ele sempre vem atrás já entrou em depresaao por nossa separação .quero muito voltar mas minha cabeça não para de pensar nas coisas ruins que ele já me fez. detalhe ele é bem mas jovem q eu tenho 33 anos e ele 23 . Penso q entrei na vida dele na hora errada por ele ser jovem . O que acham ?

    • Eu estou passando pela uma situaçao muito dificil . Queria seus concelhos . Eu trai meu namorado . E agente termino e volto na mesma hora por eu emplorar e pedir muitas disculpa . Mais ele ja me dici que qualquer vacilo qualquer mesmo nosso namoro ta acabado . Por que ele disse que confiança em mim é 0% o que eu faço pra ele ter confiança em mim de novo???

  10. Olá, estou passando exatamente pela seguindo situação. Um relacionamento que minha namorada já constragiu a confiança com conversas no celular, resolvi levar o relacionamento a diante e tentar deixar o passado lá . mais não é bem isso, agente briga direto e eu acabo jogando na cara o erro dela, e não consigo confiar de forma alguma sempre acho que tem algo a mais a esconder, sinto com vontade de pular do barco mais algo min prende, e já vi que da forma esquecer o passado não funciona comigo. Ajudem .. ?

    • Oi Borges realmente depois que perde a confiança é complicado estou passando pela mesma situação mas meu caso é pior q o seu.
      Se ama E gosta dela não custa tentar.
      Mas de uma coisa q sempre penso e na felicidade não adianta está c a pessoa e a cabeça ficar a mil só pensando coisas ruins.
      Eu nesse momento quero paz mente tranquila … Acho prazeroso uma relação natural.

  11. Excelente postagem. Me identifiquei muito com alguns pontos, outros nem tanto. Mas, em suma, foi bem elucidativo. Parabéns pelo trabalho no site. Só dou uma dica, use o (a) ou (o) no final de palavras que definem gênero. O público alvo pode até ser feminino, mas acredite, eles também precisam de uma “luz” as vezes. rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *