A maioria das pessoas deseja encontrar alguém para compartilhar a vida, os momentos bons, e também ter o outro ao lado para suporte nos momentos difíceis. Mas sabe o que dizem os casais que estão juntos há bastante tempo? Que se basear em fantasias não dá em nada.
O dia a dia traz desafios bem reais que precisam ser encarados na vida a dois. E justamente por isso, manter as sutilezas, como o clima de romance, é fundamental para manter o amor aceso. Para não se decepcionar, veja o que você pode esperar de um parceiro no relacionamento e quais aspectos deve simplesmente esquecer.
1. Seu marido deve te ouvir
Esqueça isso: não espere que ele concorde com tudo.
O seu parceiro te ouve com atenção e se importa com o que você diz? Pois saiba: isso é o mínimo que se espera em uma relação saudável, entre duas pessoas que se amam. Se ele preza pelo seu bem-estar e alegria, certamente terá atenção ao que você considera importante e motiva a sua vida. Mas nem sempre ele vai concordar com os seus dizeres e as suas escolhas – e está tudo bem! Vocês têm as suas diferenças, e elas devem ser respeitadas sempre, com base no diálogo e no amor.
2. Atenção e intimidade
Esqueça isso: nem sempre é toda vez que você quiser.
Prezar pela vida em casal, com atenção aos detalhes e investimento na intimidade, é muito importante para o casamento. Como mencionamos na abertura, é isso que mantém o casal junto e forte para enfrentar os desafios do dia a dia. Romance, sexo, troca de ideias e sentimentos fazem parte desse processo. Agora, se o seu marido está no meio de uma reunião e não puder te atender, é outra história. Vocês precisam reconhecer as necessidades um do outro e saber respeitá-las.
3. Confiança mútua
Esqueça isso: ele não vai passar a ignorar as outras mulheres.
A confiança é a base de qualquer relacionamento, especialmente no caso de uma relação amorosa. Saber que você pode contar com aquele homem e que não será traída ou trocada por outra pessoa é essencial para continuar investindo no casamento. Por outro lado, não espere que seu marido passe simplesmente a ignorar as outras mulheres. Claro, nenhuma mulher é obrigada a suportar o parceiro olhando de forma lasciva às outras na rua, mas arrumar confusão a cada elogio ou olhar despretensioso é pedir para colocar a sua relação em risco. Os casais com relacionamentos saudáveis costumam comentar sobre a beleza de outras pessoas, mas jamais no sentido da comparação ou para provocar ciúmes.
4. Segurança e aceitação
Esqueça isso: não espere excesso de proteção.
Você deve confiar em si mesma e sentir que é valorizada pelo parceiro exatamente como é. Todos temos pontos para aprimorar no que diz respeito ao relacionamento com os outros, mas ter a sensação de que a pessoa pode te abandonar a qualquer momento é péssimo. Sentir que você pode contar com ele quando precisa faz parte de um convívio saudável e amoroso. Mas lembre-se: o excesso de proteção é negativo e pode minar a sua individualidade. Esse excesso pode vir tanto da parte dele quanto por uma demanda errônea sua, fique atenta.
5. Responsabilidade na vida
Esqueça isso: que ele lhe dê tudo.
Nada como poder contar com um parceiro responsável, que divide as contas com você e ajuda nos momentos difíceis. O comprometimento com o trabalho e a carreira são aspectos muito positivos dentro de uma relação, pois ajudam a construir a vida juntos quando bem dosados.
Mas estamos em uma sociedade moderna e mais liberal, por isso, não espere que ele te banque o tempo inteiro. Ninguém sabe até onde uma relação pode ir, e você precisa investir em si mesma e no que gosta para poder se manter caso um dia vocês não estejam mais juntos. Isso é fundamental para a sua felicidade individual, que reflete na felicidade a dois.
6. Amor todos os dias
Esqueça isso: amor incondicional.
Se vocês estão juntos e decidem oficializar isso, provavelmente o amor é muito grande. No dia a dia, ele aumenta conforme os dois tenham cuidado e cultivem o detalhes que os fizeram se apaixonar. Agora, amor incondicional, apenas de pai e mãe – e olhe lá.
Certamente, você conta com o carinho e suporte do parceiro, mas deve ter responsabilidade sobre suas escolhas e ações para manter o casamento saudável. Ninguém é obrigado a perdoar uma traição, por exemplo. Por isso, seja honesta com o seu parceiro da mesma forma que espera que ele seja com você.