Término de namoro

5 Coisas que Você Não Deve Fazer Depois de Terminar um Namoro

Ok, vamos admitir, terminar um namoro – seja longo ou curto – é ruim demais. De repente, a pessoa com que você vivia uma história e dividia a vida, não está mais do seu lado. E independente de você achar que ela é ou não o grande amor da sua vida, levará certo tempo até que você se acostume com a nova situação e consiga seguir em frente. E isso não é pessimismo da nossa parte, é apenas o curso natural da vida mostrando que superar uma separação é um processo que exige tempo.

Mas então, o que fazer durante esse tempo? Sair com a galera, desabafar com os amigos, focar na carreira profissional? Tudo isso realmente pode ajudar, mas também é importante pensar em certas coisas que devem ser evitadas logo depois do fim de um relacionamento, justamente para não atrapalhar esse processo de superação.

Quais são elas? É o que você confere na nossa lista a seguir:

1. Não fique ligando para ele

Vamos encarar os fatos, vocês terminaram o namoro por um motivo, certo? Se você parar e pensar bem, não importa se a decisão partiu dele, de você ou dos dois. Fato é que de alguma maneira a relação não estava funcionando e o final foi a solução encontrada para lidar com o problema.

Então, se vocês já conversaram e o rompimento foi consumado, por que ficar ligando para o ex? É claro que logo depois do término as feridas ainda machucam, está tudo muito recente e a saudade bate. Mas que tal usar esse momento para refletir sobre o namoro e o que levou ao seu fim? Quem sabe, assim você pode entender que a escolha foi melhor para vocês e se motivar mais para seguir em frente.

Se mesmo assim você achar que acabar com tudo foi um erro e que o cara é o grande amor da sua vida, pense ao menos em respeitar o momento dele. Quando um namoro chega ao fim, tanto ele quanto você precisam desse tempo para respirar e avaliar o que passou. Além disso, ficar ligando para o ex provavelmente não fará com que ele mude de ideia e volte para você. Pelo contrário, ele pode se incomodar e a relação entre vocês pode ficar ainda mais complicada.

2. Não tenha recaídas

O rompimento te deixou mais vulnerável, você não resistiu e ligou para o ex. Então, depois de minutos de conversa, ele se oferece para ir até a sua casa de madrugada para que vocês possam se falar pessoalmente.

Só que papo vai, papo vem, vocês se envolvem, acabam se beijando e têm uma recaída no namoro. Por mais que no momento pareça bom reatar a relação com ele, mais tarde vocês podem se arrepender, tendo em vista que quando as coisas estão muito recentes e as emoções à flor da pele, o coração acaba falando mais alto e vocês podem tomar decisões que normalmente não tomariam.

Mais uma vez, voltando ao que dissemos no tópico anterior: vocês terminaram por uma razão. Então, se não resolverem o problema que causou a separação e simplesmente voltarem a namorar porque a saudade e a carência bateram, mais cedo ou mais tarde, esse problema aparecerá novamente e vocês terão que lidar com ele.

Então, isso poderá resultar em um novo término, que poderia ter sido evitado e deixado as coisas mais fáceis de serem superadas para ambos, caso a recaída não tivesse acontecido.

Não estamos dizendo aqui que é impossível reatar um namoro e fazer com que ele dê certo. O nosso conselho é que você respeite esse tempo logo após o fim do relacionamento, para que os dois pensem e curem as suas feridas. Se depois de certo período, vocês ainda se amarem e conseguirem resolver os problemas que causaram a separação, a volta pode sim dar certo.

3. Não se apegue às coisas dele

É comum um namorado esquecer ou deixar um objeto pessoal na casa da namorada. É aquele casaco que ele emprestou no dia de frio, um filme que ele esqueceu, um livro que não foi devolvido… E se esses objetos não são entregues depois que o rompimento acontece, eventualmente servirão para trazer lembranças à tona.

Por isso, em vez de ficar assistindo sem parar o filme que ele deixou na sua casa e lembrar das piadas que ele contava quando vocês o viram pela primeira vez, ou dormir agarrada no casaco dele para sentir o cheirinho do cara, livre-se dessas coisas e das recordações que elas trazem, para que seguir em frente não seja tão difícil.

Separe uma caixa e coloque todos os pertences que ele deixou com você e esconda-a em um lugar fora do alcance dos seus olhos. Se achar que não consegue fazer isso, peça a ajuda de um familiar ou amigo para guardar esses objetos bem longe de você.

Só não os jogue fora, porque querendo ou não eles não são seus, e um dia o seu ex pode desejar tê-los de volta.

4. Não fique grudado com os amigos dele

Calma, se eles também são seus amigos, nós não vamos dizer para cortar relações com eles. Até porque seria muito injusto permitir que o ex fique com todos os amigos que vocês tem em comum não é mesmo? Mas como devem existir aqueles que eram mais próximos dele do que de você, a sugestão é não ficar tão grudada com eles, para não correr o risco de ouvir notícias indesejadas sobre o rapaz em meio a uma conversa despretensiosa.

Vale ainda avisar o pessoal que você não está tão interessada em saber o que ocorre na vida dele, porque quer seguir em frente. Se eles realmente se importarem com você, entenderão o seu momento e te ajudarão a passar por essa fase.

5. Não faça um grande gesto romântico

Serenatas, declarações de amor em público ou escrever enormes cartas de amor são coisas que você poderia fazer enquanto estava junto com o ex. Agora que a história terminou, não há muito sentido em fazer um grande gesto romântico, não é mesmo?

Isso porque o efeito pode não ser aquele que você espera. Enquanto na sua cabeça ele chegará até você todo feliz e apaixonado, na realidade ele pode achar a sua ação algo grudento e pegajoso, como um ato desesperado de reatar o romance, e querer distância da sua pessoa.

Então, o que fazer?

Desapegar do passado e de alguém que foi parte importante na nossa vida é algo muito difícil, realmente. Mas também é uma oportunidade para aprender a se valorizar e ter amor próprio, especialmente se a antiga relação não te dava espaço para isso (e se era esse o caso, que bom que terminou).

Um rompimento é triste, entretanto, em vez de se lamentar e ficar vivendo em prol de uma pessoa que não quer mais fazer parte da sua vida, que tal cuidar melhor de si mesma e aprender a se amar?

Assim, a nossa dica é que você olhe para si mesma, reflita sobre tudo o que passou e entenda o que realmente quer para a própria vida. Além disso, aproveite para se dedicar àquelas coisas que você não tinha tempo quando estava namorando, como fazer um curso novo, ser voluntária em um projeto social ou passar mais tempo com a sua família.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você terminou um relacionamento recentemente? Acabou cometendo algum destes erros que estão listados acima? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 comentários

  1. Ele terminou comigo mais insisto em ligar pra ele eo pior e que ele atende e fala comigo devo parar de conversar com ele?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*