Quando pensamos em casamento, parece tudo um mar de rosas. A festa, o vestido, a promessa de amor. Porém, será que todo esse encantamento não tem um preço? Tem sim, o do dia a dia. O cotidiano pode ser fonte de problemas ou de prazer, dependendo do perfil do casal.
Mas um aspecto acaba afetando a todos: as mudanças. Boas ou ruins, elas chegam quando você menos espera. Por isso, é bom ficar atenta a alguns detalhes da vida a dois para saber direcionar da melhor forma possível o caminho de vocês.
1. Você deixa um parte de si para trás
Isso não é necessariamente ruim, mas muitas pessoas têm receio de crescer e se desapegar de certos caprichos da época em que moravam com os pais. Agora, você e o seu parceiro são responsáveis por suas escolhas e pela forma como a vida a dois vai se encaminhar. Talvez você não tenha mais tempo para um chopp com as amigas toda a semana, mas a vida é assim, toda escolha implica em algum tipo de perda.
2. Coisas estranhas vão acontecer
Você vai descobrir coisas sobre o seu parceiro que talvez não agradem tanto. E se ele roncar à noite ou for caseiro demais? São detalhes que só percebemos na vida a dois. Vale conversar e negociar para que o dia a dia seja agradável para ambos e não apenas para um de vocês.
3. Você vai mudar
A vida é feita de mudanças justamente porque não para de acontecer: o movimento constante faz com que, amanhã, sejamos pessoas diferentes de hoje. E isso é ótimo! É uma grande oportunidade para ser mais responsável, madura ou mudar hábitos que já estavam incomodando.
4. Vocês vão ter problemas
Vocês podem ser o casal mais afinado do mundo, numa harmonia que causa inveja a muita gente. Mas não adianta tentar fugir dos problemas. Eventualmente, eles vão aparecer. A grande chave de uma relação saudável é saber lidar com cada um deles, de forma a encontrar novamente o equilíbrio e o diálogo, fortalecendo a relação ao invés de enfraquecê-la.
5. O amor é mais do que um sentimento
Sim, o amor não é apenas isso que aprendemos nos livros de contos de fada. Ele é uma construção diária, que exige carinho, empenho e desejo de manter uma relação. É melhor estar com os pés no chão desde o início para não se decepcionar. Mas, quando há cumplicidade, os problemas ficam para trás e o amor só tende a ficar mais forte em suas diferentes faces.
6. A intimidade não é automática
O fato de vocês irem morar sob o mesmo teto não implica em intimidade. Talvez um dos dois seja mais individualista e tenha um pouco de dificuldade em dividir a vida plenamente com alguém. Lembre-se de que o casamento é um processo diário e as coisas se ajeitam aos poucos, basta dar tempo ao tempo e controlar a ansiedade de perfeição.
7. Pedir desculpas não é tão simples
Quanto mais um casal fica íntimo, parece que o pedido de desculpas passa a ser algo apenas acessório. Quando possível, você pede perdão por algum erro ou esquecimento. Mas é importante não deixar esse processo virar um hábito, pois pode levar a mágoas e afetar o casamento. O diálogo é sempre o melhor remédio e ajuda a prevenir situações como essa.
8. Você casa com a família toda, não com uma pessoa
Sim, a família do seu parceiro virá de brinde na hora do casamento. Por isso, tente estabelecer uma boa relação desde o início, para que vocês consigam viver em harmonia dentro e fora de casa, junto às pessoas que amam e fazem parte da vida de vocês.