Memória do ex

Quando o Amor Acaba – Vale guardar as lembranças?

Relacionamentos acabam o tempo todo. Vemos isso diariamente, sejam os nossos, os das nossas amigas ou de pessoas desconhecidas, isso é natural e faz parte da vida e do processo de amadurecimento interior de cada um. Nada é para sempre e uma das dúvidas que mais persistem ao fim de um relacionamento é se deve-se guardar as lembranças do ex ou se desfazer delas quando o amor acaba.

Parece doloroso para algumas pessoas, principalmente para aquelas que se apegam a coisas materiais, desfazer-se de todas as fotos do namoro ou casamento, rasgar as cartas, jogar fora os presentes e todas as coisas que lembram e remetem a outra pessoa. Mas, será que é preciso mesmo se desfazer de tudo quando o amor acaba?

Pesquisa britânica

Uma pesquisa realizada pela Friends Reunited na Inglaterra e publicada no jornal Daily News revela que 43% dos britânicos conservam álbuns de fotos ou imagens no computador de relacionamentos anteriores. Dessa porcentagem, um pouco menos da metade dos homens esconde os arquivos da namorada atual geralmente por medo de crises de ciúmes.

Já as mulheres que escondem são apenas 9%. Desses 20% de homens que escondem, a maioria (17%) tem remorso do que fazem e 12% o faz pois ainda sente algo pela ex-namorada. As mulheres são mais bem resolvidas, apenas 5% sentem saudades do ex. Essa pesquisa reflete uma realidade do exterior, mas no Brasil, muitas são as pessoas que têm dificuldade de se desfazer do passado quando o amor acaba.

Término amistoso

Quando um relacionamento termina de forma amistosa, ou seja, sem mágoas, brigas e especialmente traição, é comum as mulheres manterem a amizade após o término e guardar certo carinho pelo ex-namorado.

Nesses casos, muitas costumam guardar as lembranças em uma caixa e seguir em frente, mas quando um relacionamento acaba mal, o que vemos é a mulher rancorosa querer se desfazer de todos os vestígios (presentes, fotografias, vídeos), principalmente quando ela se sentiu ferida, enganada e quando foi o ex-namorado que terminou, e não o contrário.

Seguindo em frente

Por mais que o término tenha sido amistoso, se você tem certeza que foi definitivo e você está certa da sua decisão, não há porque guardar essas lembranças. Superar um relacionamento não é simplesmente esquecer a pessoa, mas desapegar realmente. Se você sentir desconforto e dor em jogar as coisas que tiveram fora e realizar essa faxina, provavelmente você também não realizou a faxina completa no seu coração. Desapegar-se de coisas materiais é o melhor exemplo de que você superou uma relação.

Lembranças e expectativas

Arquivar as lembranças do outro pode ser uma forma de você criar expectativas futuras de que vocês voltem ou sempre que se sentir só e depressiva resgatar essas memórias para relembrar os bons momentos que passaram juntos. Remoer memórias do passado ou criar expectativas falsas apenas irá promover mais dor quando o amor acaba.

Se quer ser feliz e superar um relacionamento, a melhor coisa que você pode fazer é excluir tudo. Assim, você será obrigada a esquecer, pois chegará um momento que as lembranças mentais não serão mais tão fortes e você não terá mais fotos, vídeos e cartas para te ajudarem a resgatar memórias.

Troque de lugar com o parceiro

Desfazer-se das memórias é importante para que você se sinta pronta para encarar um novo relacionamento com todos os prós e contras relacionados a ele. Nada de querer comparar o novo parceiro ao seu ex ou querer repetir o relacionamento que vocês tinham. Cada relacionamento é único e cada pessoa tem sua própria personalidade. Guardar essas lembranças só irão criar esses péssimos hábitos.

Se, mesmo assim, ficar relutante em jogar fora, pense como você ficaria no lugar do seu novo namorado/marido ao se deparar com esses arquivos. Você, provavelmente, no lugar dele, ficaria completamente feriada e magoada em encontrar arquivos das ex-namoradas dele, certo? Então, não faça o mesmo.

Consenso entre o casal

Se no seu novo relacionamento amoroso o seu parceiro também guardar fotos e outros arquivos da ex-namorada e para você não tem nenhum problema e vocês estabelecerem um acordo de que isso não irá interferir na vida de vocês e no que sentem um pelo outro, tudo bem. Se realmente estiverem desapegados dos relacionamentos anteriores e apenas quiserem guardar fotos que marcaram a vida de cada um, quem deve decidir se isso será saudável é cada casal, ninguém mais deve interferir nessa decisão.

Porém, não deixe que o seu parceiro guarde as lembranças dele e proíba você de manter seus arquivos, a decisão deve ser justa e beneficiar ambas as partes. Se você estiver disposta a jogar fora e se incomodar muito com as lembranças dele, peça que se desfaça de tudo por você e pelo que vivem juntos. Se ele se recusar ou demonstrar apego emocional, talvez seja hora de vocês avaliarem os sentimentos dele e se o relacionamento sofre alguma crise. O mesmo para você, se ele te pedir para se desfazer de tudo, repense se não é a melhor decisão para vocês.

E você? Quando o amor acaba em um relacionamento, como você trata as lembranças? O que faz com todos os presentes e materiais que lembram seu ex? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

2 comentários

  1. Eu pelo me nos passei por isso neste fim de semana e para dizer a verdade custa muito livrar-nos do que nos é mais valioso. Vai custar ainda mais as saudades ou mesmo lembranças de dias bons passados a dois.
    O que é mais complicado acima de tudo é a saudade que deixamos ou mesmo se a amizade acaba-se nesse preciso momento.

  2. Também passei por isso recentemente. Namorei por 6 anos… realmente estava muito apaixonada. Terminamos de forma amigável, sem brigas,sem traições. .. mas tenho tantos álbuns… sou apaixonada por fotografia e era louca por nossas fotos. Não quero mesmo me desfazer delas… ao menos não agora.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*