Casal descontente

Por que as Pessoas Se Apaixonam Pela Pessoa Errada?

Alguma vez na vida toda mulher já deve ter se perguntado “por que me apaixonei por esse cara?”. Sim, essa ideia de impotência diante do amor, em que não podemos controlar nossas emoções nem mandar nos nossos corações, é o que mais frustra as mulheres. Apaixonar-se pelo homem errado pode ser muito doloroso para a mulher, pois ela deve lidar com inúmeras questões, inclusive a rejeição, que é a pior de todas. Mas isso nem sempre significa um amor não correspondido, pode-se ter o amor correspondido, mas haver certos defeitos, manias e características do homem que atrapalhem o relacionamento e tornem a mulher infeliz.

Os motivos são muitos: infidelidade, dificuldade financeira, falta de afeto, falta de atenção, falta de sexo. Enfim, cada mulher sabe aquilo que mais a incomoda e ao se envolver com uma pessoa que é o oposto ou que possui os defeitos que ela menos tolera ela pode se questionar se fez a escolha certa.

Por mais que uma mulher se sinta mal e infeliz com um relacionamento, pode ser difícil terminar, principalmente se ainda existe amor. Muitas preferem se acomodar em um relacionamento fadado ao fracasso, ao invés de se desapegar e poder se permitir ser feliz com outro homem ou sozinha.

Por que as pessoas se apaixonam volta e meia pela pessoa errada? Quais são os motivos que nos levam a escolher o mau caminho do amor? Encontre essas respostas agora:

Medo da solidão

Uma das razões que mais explicam por que as pessoas se apaixonam e não conseguem se desligar de relacionamentos que fazem mal, principalmente quando são longos, é o comodismo e a crença de que as coisas sempre poderão melhorar. Por mais que o tempo passe, e ele passa, abrir mão de um sentimento que no início foi muito feliz e trouxe momentos preciosos para sua vida pode ser extremamente doloroso. Esperar por uma “melhora” por parte do parceiro nunca é a melhor solução para o problema que possam estar enfrentando.

Tentar mudar o outro é o pior erro que uma mulher pode cometer, pois as pessoas dificilmente mudam – essa é a mais pura verdade – e se mudar será uma escolha delas e para elas mesmas. Ninguém muda em razão do outro, para fazer o outro feliz. Para uma pessoa querer mudar ou diminuir um defeito por completo, a escolha deve ser pessoal e própria. Fazer qualquer coisa que seja pensando no outro soa falso ou, pelo menos, provisório.

Assim, as mulheres permanecem juntas do tal “cara errado” mesmo sabendo que não há mais como, umas o fazem por medo da solidão e de se arriscar e outras pelo amor que ainda nutrem pelo parceiro ou os dois – vai saber.

Falando cientificamente: por que as pessoas se apaixonam por pessoas erradas?

Você sabe por que as pessoas se apaixonam por pessoas que não deveriam? Existe uma parte do cérebro chamado de subconsciente e é essa área a maior responsável pela atração que sentimos por pessoas que, supostamente, não deveríamos. Geralmente é uma sensação incontrolável, um entorpecer, um envolvimento que se sente por determinada pessoa, sem explicação racional nenhuma, ou pelo menos aparentemente.

A questão é que os desejos mais íntimos, as vontades, a familiaridade, encontram-se no subconsciente, assim, você pode não entender os motivos, mas de alguma forma existe uma conexão sua com aquela pessoa, seja por ela atender aos seus desejos mais íntimos, seja por ela se assemelhar com alguma característica obscura sua e por aí vai.

Sinto lhe informar, mas nós não nos conhecemos 100%, só nosso cérebro nos conhece. Ele pode fazer você agir por impulso, seguindo seus instintos, sem necessariamente ponderar se será o melhor para sua vida a longo prazo. Geralmente esse envolvimento com homens errados visa uma satisfação de curta duração, um prazer momentâneo e que pode se transformar em um fiasco se não durar o tempo que deveria durar.

Competitividade e atração pelo impossível

Além da questão da similaridade do inconsciente, existe também a questão da competitividade. Interessar-se justo pelo cara mais desinteressado em você – em um primeiro momento – é muito comum, seja entre as mulheres ou entre os homens. Pode haver uma legião de homens ao seu redor, dispostos a te fazer sentir a mulher mais feliz do mundo, e por mais que você possa achá-los minimamente interessantes, você definitivamente irá querer aquele que não virou o olhar para você.

As mulheres são completamente vaidosas, gostam de ser elogiadas e admiradas, nem que seja de longe, e se em certo ponto ela se sentir ofendida por não ser contemplada como deveria, ela irá querer entender o porquê e vencer o desafio. Geralmente, os caras mais desinteressados são aqueles confiantes, atraentes e com um magnetismo que aproxima as mulheres. Por este motivo, ele não corre atrás de nenhuma mulher e sim é galanteado por elas.

A mulher, instintivamente, adora uma competição e isso também é uma das coisas que mais a atraem. Saber que conseguiu ficar com um cara dentre todas as opções que ele tinha costuma massagear o ego das mulheres e aumentar sua autoestima.

Dar um basta

Uma das maiores virtudes de uma mulher talvez seja a coragem para dar um basta quando chega a hora. Por mais que você tenha se envolvido com a pessoa errada, não adianta ficar chorando as pitangas, querendo voltar no passado para poder fazer as escolhas certas, nem nada disso. Você sabe que isso é impossível, o passado já foi feito e agora você precisa olhar para o futuro. Assim, aceite tudo que viveu com ele, pois provavelmente vocês tiveram muitas coisas boas juntos. Por mais que as cenas dolorosas predominem e na balança sejam as que mais pesam, tente se apegar as coisas boas.

Mas não faça isso para permanecer com ele em prol de tudo de bom que viveram juntos, mas apenas para não guardar uma mágoa desnecessária que apenas irá te consumir e fazê-la definhar. Após fazer isso, preencha a sua mente de determinação e crie coragem para dizer chega, por mais que outros impulsos a queiram fazer ceder.

Seja firme, não volte atrás, pois quanto mais uma decisão for adiada, mais dolorosa será. Pense nas coisas boas que podem surgir dessa decisão e pare de se apegar às tristezas. A tristeza faz parte da vida e todo distanciamento e término é doloroso, mas não há nada que o tempo não cure e não te faça amadurecer. Você, mulher, deve saber disso para colher os bons frutos que um relacionamento pode lhe proporcionar, mesmo que tenha de aprender na prática o que não se deve fazer e com quem não se deve envolver.

Concluindo o inconclusivo

A maior verdade é que talvez não exista a “pessoa certa”, essa visão estereotipada já ficou no passado. Essas frases clichês de pessoa certa, pessoa errada, opostos se atraem, já ficou para trás. Todas as pessoas apresentam defeitos e qualidades, o que existe, na realidade, são duas coisas: os defeitos que você tolera e os defeitos que você não suporta, e isso, basicamente, é o que determina se você será feliz com uma pessoa, além do sentimento recíproco, obviamente.

Assim, pare de procurar pelo príncipe do cavalo branco, pois ele pode nunca chegar. Atente-se àqueles que estão à sua volta e que você pode nunca ter olhado com outros olhos. Permita-se conhecer pessoas, viver experiências e divertir-se com esses momentos. Às vezes, a pessoa que irá te fazer feliz está mais próxima do que você imagina e vocês podem não construir um conto de fadas juntos, mas possivelmente terão muitas histórias para contar.


Você já se apaixonou por uma pessoa que não correspondia, ou então acabou em um relacionamento que não deu certo, e não conseguiu se desvincular dele? Comente abaixo sua história.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

VÍDEOS RELACIONADOS


publicidade

2 comentários

  1. Bianca Bittencourt de Oliveira

    Eu me apaixonei novamente por um amor do passado. Nós começamos com uma linda amizade e eu idiota que sou, voltei a me apaixonar. Ele é um cara muito complicado e cheio de problemas. Agora estou me esforçando para esquecê-lo…depois de estar novamente loucamente apaixonada.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*