Mulher dormindo

O Que Significa Sonhar com Ex-namorado?

Se você está tendo sonhos com seu ex-namorado com frequência, você tem ideia do que pode estar acontecendo? Saiba que sonhar com ex-namorado é muito mais comum do que você imagina. Um site nos Estados Unidos entrevistou 1.172 homens e mulheres sobre sonhos e descobriu-se que 29% ainda sonham com amores do passado. Outros 25% disseram sonhar com os parceiros atuais.

O que você pensa sobre isso? Será o sonho um presságio? O seu subconsciente dizendo que você ainda nutre algum sentimento pelo ex-namorado? Ou o seu cérebro te ajudando a superar as coisas mal resolvidas do passado e a encarar o término de forma mais natural? Sonhar com ex-namorado não significa necessariamente que você queira trair seu parceiro atual ou que ainda tenha sentimentos por ele, entenda mais abaixo.

Familiaridade

Se o relacionamento que você teve com seu ex-namorado foi intenso e longo, pode ser que a causa do seu sonho seja a familiaridade. Se vocês viveram juntos ou tinham uma convivência muito forte, dependendo um do outro pra tudo, pode ser que isso esteja interferindo no seu sonho. Após muito tempo com a pessoa, convivendo com ela, observando os trejeitos, manias, defeitos e qualidades, é muito comum você ainda se lembrar dela.

Se vocês contavam sempre um com o outro para tudo e antes de serem namorados eram amigos, pode ser que você sinta saudades dele e, de certa forma, busque ele nos seus sonhos para ser aquele alicerce que ele sempre foi para você, te segurando nos momentos de dificuldade e ajudando-a a levantar.

Sonhar com ex-namorado pode ser apenas o fato de ter alguém familiar para se lembrar e se sentir confortável com isso, principalmente quando estiver enfrentando algum problema.

Avaliando novos relacionamentos

Outra explicação para os sonhar com ex-namorado pode ser se você estiver conhecendo uma pessoa nova. Se você começar a se envolver com outro homem e ainda não tiver se recuperado completamente do término ou superado o outro relacionamento, você pode se sentir receosa em se entregar novamente e sonhar com ex-namorado é um processo natural neste caso.

Esses sonhos ocorrem de forma involuntária para esclarecer certos pontos e expandir sua mente sobre os prós e contras de iniciar um outro relacionamento amoroso. Por mais que não seja legal comparar um homem com seu ex-namorado, isso acontece de forma automática e o subconsciente é expert em estabelecer essas conexões.

No sonho não há como fugir dessa comparação, pois é praticamente impossível bloquear um sonho ou interagir com ele de forma lúcida. Assim, sonhar com ex-namorado pode ser a melhor maneira de fazer você tomar uma decisão sobre entrar em um relacionamento sério com outra pessoa ou não. Por mais que você não se lembre dos sonhos, ao acordar você pode se sentir decidida – sem entender por quê – e optar por aceitar que a nova pessoa entre na sua vida ou não.

Juntando os pedaços

Mulheres são bem sensíveis, emocionais e, portanto, sonhar com ex-namorado pode ser uma forma de juntar os pedaços. É muito comum ocorrerem esses sonhos quando o relacionamento terminou há pouco tempo, isso quer dizer que você ainda está se refazendo do baque e que o sonho está aí para ajudar que você supere tudo isso, a dor do término, as feridas abertas, a saudade e assim possa seguir sua vida com mais leveza, sem se apegar a problemas do relacionamento passado.

Encontrar seu ex-namorado nos sonhos pode fazer com que você o perdoe, se tiver sido um término doloroso, ou apenas se acostume com a ideia de deixá-lo partir de uma vez por todas. Por isso, se o sonho tiver sendo benéfico nesse sentido de ser uma espécie de terapia, deixe que as coisas fluam normalmente, evite bloquear ou interromper o sonho, a não ser que te cause muita dor.

Coisas mal resolvidas

Outro motivo que pode esclarecer os sonhos frequentes com seu ex-namorado, seja logo após o término ou meses e até mesmo anos depois, pode ser uma pendência entre vocês, um término drástico e coisas mal resolvidas. Tudo que fica por dizer ou tudo que não é finalizado de forma saudável pode trazer desconforto espiritual e problemas no futuro.

Fechar um ciclo e iniciar outro, seja qual for, precisa ser feito de forma natural, constante e leve. Qualquer rompimento doloroso, abrupto e carregado de raiva irá interferir na vida que vocês terão separadamente. Pode ter certeza que nem ele nem você serão felizes como seres humanos completos. Procure cicatrizar a dor, perdoar e, se preciso, estabelecer um contato com o ex-namorado para fazer isso da forma correta, livre de angústias e culpa.

Sentimento existente

Diferente do que muitas podem pensar, sonhar com ex-namorado na maior parte das vezes não quer dizer que ainda existe amor, pelo menos da sua parte. Se quando tomou a decisão você estava consciente, racional e segura de si, dificilmente você estava enganada.

Uma mulher sabe quando um relacionamento chegou ao fim, e dificilmente essa decisão tem volta. Porém, existem alguns casos que são exceções e que podem dizer que uma mulher ainda não esqueceu seu ex-namorado e que ainda sente paixão e amor por ele.

Sonhar com ex-namorado repetidas vezes, por noites seguidas, mesmo depois que estiver inserida em outro relacionamento e ter se passado anos, pode ser um pouco preocupante. Isso não necessariamente quer dizer amor, por isso é preciso se esforçar para se lembrar de detalhes dos sonhos e avaliar o que aconteceu.

Se cenas de amor como troca de beijos, carícias e sexo forem o que prevalece no sonho, você pode começar a pensar se ainda sente algo com ele, caso contrário, pode ser apenas um dos motivos citados acima. Se os seus sonhos se restringirem a sonhos eróticos, pode ser que você ainda sinta uma atração e desejo sexual por ele ainda, mas provavelmente não passa disso.

Afastando sonhos

Para se livrar de sonhos incômodos, o que você pode fazer é procurar ajuda psicológica, caso não consiga descobrir por contra própria quais desses motivos acima se encaixa o seu caso. Pedir ajuda ao seu guia espiritual também pode ser a solução, pois eles influenciam os nossos sonhos e têm o poder de bloquear os pesadelos que nos fazem mal ou pensar em coisas que deveriam ser esquecidas, superadas.

No entanto, evite afastar tudo que você sonha, os sonhos na maioria das vezes estão aí para ajudar a você entender o que sente lá no âmago e conviver com isso naturalmente; além disso, ele pode ser muito benéfico para a sua saúde mental.

Você costuma sonhar com ex-namorado frequentemente? Como é a maioria desses sonhos? Baseiam-se em cenas de amor, eróticas ou de brigas? O que você acha que representam? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*