Término

Entenda Por Que Muitos Casais Terminam e Acabam Voltando Depois de Algum Tempo

Pense em seu último término: mesmo que você tenha sido a pessoa que terminou o relacionamento, você provavelmente teve sentimentos mistos em relação ao seu parceiro perto do final, certo?

Se isso for verdade, você não está sozinha. Na verdade, uma série de estudos publicados recentemente na revista norte-americana “Social Psychological and Personality Science” mostra que quase metade das pessoas se sentem divididas antes de um término ou separação.

Para chegar a essas conclusões, primeiro, pesquisadores da Universidade de Utah e da Universidade de Toronto perguntaram às pessoas em um relacionamento as razões pelas quais elas queriam ficar ou sair dele.

Muitas pessoas relataram que queriam ficar com seu parceiro por causa do seu investimento no relacionamento, deveres familiares ou esperavam que o relacionamento melhorasse ou que o parceiro(a) mudasse para melhor. 66% das pessoas também disseram que queriam ficar em seus relacionamentos porque se sentiam próximas de seu parceiro(a).

Do outro lado da moeda, entre as pessoas que queriam terminar o relacionamento, a maioria disse que isso era devido a brigas frequentes ou por situações de quebra de confiança. De fato, cerca de 47% dos entrevistados disseram que a decepção com o relacionamento ou a infidelidade eram a razão pela qual eles estavam pesando no término ou separação.

Mas o que realmente se destacou em relação aos resultados foi isso: entre aqueles que estavam pensando em terminar o relacionamento ou se divorciar, o estudo concluiu que 49% dos participantes tinham sentimentos mistos e, portanto, estavam em conflito quanto ao que, de fato, fazer (e isso acontecia especialmente entre aquelas pessoas que se consideravam co-dependentes da outra).

“Ter sentimentos mistos sobre um término é completamente comum”, diz Jane Greer, Ph.D., e especialista em relacionamentos. “Mesmo que haja coisas que não são nada boas em um relacionamento, também há muitas coisas positivas que as pessoas adoram sobre a pessoa e vão sentir falta. Sempre é muito difícil ter certeza de que terminar é o passo certo”.

Os problemas também aparecem após você tomar sua decisão. Se você terminar um relacionamento ou se divorciar, você pode ter muitas dúvidas, o que pode dificultar a superação dessa fase. Por isso, como os autores do estudo observaram, a pesquisa mostra que os términos de relacionamento são muitas vezes mais difíceis para a pessoa que está decidida em terminar, por exemplo. A ambivalência também explica por que é tão comum voltar com seu parceiro(a) antigo, se separar novamente e voltar mais uma vez.

Ter sentimentos mistos é uma parte natural do fim de um relacionamento, e nesses casos, é recomendado concentrar-se em como você sente que sua vida irá melhorar quando o relacionamento acabar. Considere como você vai substituir o que teme perder no relacionamento, e pense em preencher o vazio com novas atividades e experiências.

Se você não tiver certeza do término, existem alguns sinais definitivos de que é hora de cortar laços, como quando existem muitas brigas o tempo todo, quando o relacionamento se torna abusivo, ou quando você ou o outro tentam se evitar ao máximo.

Se você está preocupada com o que vai sentir depois de uma separação, dar um up nas suas redes sociais, investir no seu visual, planejar atividades divertidas, e até mesmo baixar alguns aplicativos de namoro pode ajudar bastante.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já passou por essa situação de terminar e depois acabar voltando com seu ex? Já teve esse sentimento misto mesmo acreditando que terminar era a decisão certa? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*