Casal terminando

Como Terminar uma Relação com Maturidade

Quem nunca ouviu ou disse o clássico “O problema não é você, sou eu!”, na hora de colocar fim a um relacionamento? Pior que isso, só aqueles que escolhem terminar por mensagem no celular ou internet ou simplesmente fogem da pessoa e nunca mais aparecem.

Essas atitudes mostram como é difícil terminar a relação com alguém e, especialmente, fazer isso de maneira adulta. Quando é preciso romper com o companheiro, o medo de machucar a pessoa aparece, as palavras faltam e é justamente aí que as desculpinhas e a covardia tomam lugar em um momento em que o deveria acontecer era uma conversa sincera e definitiva.

Todo mundo entende que é complicado terminar tudo com uma pessoa com quem se tem uma história e que as verdadeiras razões podem não ser as que mais a agradem, porém, é exatamente por respeito a essa história que se deve sinceridade ao companheiro. Isso sem contar com aquele velho ditado que nossa mães e avós já diziam: “Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você.” Então, se na hora de levar um fora você gostaria de ser tratada com respeito, honestidade e maturidade, a saída é agir dessa mesma maneira.

Antes que você diga que falar – ou escrever – é fácil, mas que na hora mesmo é que complica, confira esta série de dicas que te ajudam a ter maturidade na hora de terminar com alguém. Confira as sugestões a seguir, e da próxima vez que tiver que acabar com uma relação, pense sobre elas e tenha uma atitude adulta em relação a isso:

Não enrole

Não existe exatamente uma hora perfeita para terminar com alguém. Haverá sempre um aniversário, um feriado, uma comemoração ou a proximidade de um evento importante para tornar o momento ainda mais delicado.

Por isso, uma vez que você já se decidiu que o melhor é realmente colocar um ponto final no relacionamento, faça isso o mais rápido que puder. A conversa não será fácil ou simples, mas isso evita que a pessoa seja enganada e que você fique com alguém que não gosta por mais tempo e comece a tratá-lo mal ou friamente devido a isso.

Procure conversar com o melhor lado da pessoa

Mesmo que tenha sido uma relação curta, vocês passaram algum tempo juntos e você certamente conhece um pouco do lado bom e do lado ruim da pessoa.

Até é de se esperar que ao levar um fora, o pior lado do agora ex-namorado seja despertado e que ele fale algo tomado por raiva, tristeza ou frustração. Entretanto, tendo em vista que você conhece o melhor lado da pessoa com quem dividiu parte de sua vida, procure atingir esse lado com as suas palavras e atitudes.

Se ele for alguém que dá valor à amizade, tente lembrá-lo justamente dessa amizade que vocês desenvolveram ao longo do tempo. Caso o rapaz seja uma pessoa que preza muito pela sinceridade, diga que tomou essa atitude justamente para ser honesta e não mentir para ele.

Faça isso de modo particular e pessoalmente

Principalmente no caso dos relacionamentos de longa data, é fundamental terminar com o parceiro pessoalmente e dizer as palavras que ele certamente não deseja ouvir olhando nos olhos dele. Isso demostra o mínimo de respeito pela pessoa e pela história que vocês viveram juntos.

Também é essencial fazer isso de maneira particular, de preferência na casa de um dos dois quando nenhum parente ou amigo estiver por perto. Dar o fora em um local público pode deixar a situação ainda mais dolorosa e torná-la humilhante. Imagine se algum conhecido de vocês presencia o momento ou se você resolve levá-lo a um café ou restaurante e vocês acabam brigando em frente ao estabelecimento inteiro?

Utilize a palavra “terminar”

Convenhamos, quem gosta de levar um fora? Não é apenas ser deixado pela pessoa que ama, mas também sofrer uma rejeição. Pode soar até como um insulto.

Assim, por mais doloroso que possa parecer, é preciso começar a conversa afirmando categoricamente que você deseja terminar o namoro. Desse modo, ele não passará parte do diálogo achando que você ainda está querendo consertar as coisas e não corre o risco de levar o baque do término somente no meio ou no fim da conversa.

Deixar a sua decisão bem clara logo de cara também é uma boa maneira de evitar que a pessoa entre na onda da negação e pelo fato de você não ter dito tudo com todas as letras, achar que a conversa não foi definitiva ou que você ainda pode mudar de ideia.

Não o culpe

Você teve todas as outras conversas, brigas e discussões do relacionamento para dizer o que achava que o seu companheiro estava fazendo de errado. Não o deixe ainda mais machucado ao jogar esses problemas na cara dele mais uma vez e culpá-lo exclusivamente pelo fim do namoro.

Explique a situação, fale da sua decisão e apresente os seus motivos, mas não o ofenda expondo os seus defeitos. Até porque uma relação é feita de duas pessoas e geralmente fracassa pelo erro de ambos.

Já se ele entrar nessa onda de se culpar, mostre que apesar dele ter cometido erros, você também cometeu e explique que para você o namoro simplesmente não deu certo e que isso não é culpa exclusiva dele, a fim de colocar um fim na discussão o mais rápido possível.

Escute o que ele tem a dizer sem retrucar

Trata-se de uma conversa final, mas ainda é uma conversa. Então, depois de apresentar a sua decisão, os seus motivos e o seu ponto de vista, deixe que o cara mostre o dele.

Por uma última vez, escute o que ele tem a dizer e não retruque afirmando que foi isso ou aquilo que não deu certo para você ou o que ele deveria fazer ou deixar de fazer daqui para a frente. É um momento delicado e talvez a pessoa simplesmente precise desabafar.

Então, se você já expôs os seus sentimentos, que tal deixar que ele faça o mesmo, sem acusar ou ofender? Isso até pode contribuir para a possibilidade de uma amizade entre vocês dois no futuro.

Prepare-se para ouvir palavras duras

Levar um fora é ruim demais, ninguém gosta de passar por isso. Enquanto alguns podem aguentar o baque de forma mais madura e controlada, outros não se seguram. Isso te coloca em risco de ouvir ofensas e palavras duras das quais não gostaria ao romper um relacionamento.

É uma situação horrível, nós sabemos. Por isso, não responda de volta e nem diga outras palavras mais duras ainda. Isso pode deixar o seu ex mais chateado e frustrado e tornar o momento uma briga feia.

Escute o que ele tem a dizer, e depois que ele se acalmar, tente se explicar mais uma vez. É claro que se ele tentar partir para a agressão física, você precisa abandonar o local e denunciá-lo à polícia logo. E saberá que fez realmente muito bem em ter acabado tudo com ele.

Seja sincera caso você está o deixando por outro

Se terminar um relacionamento já é algo bastante difícil e delicado, terminar quando existe uma terceira pessoa envolvida na situação é pior ainda.

Ninguém gosta de ser trocado por outra pessoa, mas nesses casos, a sinceridade é fundamental. Se você conheceu outro rapaz e está apaixonada por ele, seja honesta com o seu atual namorado e diga que é por isso que você deseja deixá-lo. Obviamente, faça isso da maneira mais delicada possível.

Na hora vai doer muito, mas será melhor prepará-lo, do que simplesmente surpreendê-lo com publicações e fotos com outro homem nas redes sociais logo depois de vocês terem terminado ou dar chance ao azar de encontrar com ele em um momento que você esteja com o cara em questão.

E claro: só comece a se relacionar com o outro, depois de terminar o namoro com o atual. Do contrário, você estará cometendo uma traição e isso não é nada bacana. Se o novo cara gostar realmente de você, saberá esperar até que você termine a sua relação.

Seja rápida e direta

Uma vez que você escolheu um dia para dizer que pretende romper o relacionamento, vá direto ao ponto na conversa e arranque o curativo de uma vez. Não comece amenizando ao falar a respeito de outros assuntos e muito menos fique de chamego e beijinhos com ele.

Primeiro, porque você pode acabar perdendo a coragem e perder a oportunidade. Segundo, porque começar o encontro com um momento de carinho e depois atropelar com a decisão de deixá-lo será um grande baque e poderá fazer com que ele fique sem entender nada.

Demonstre desde o início qual é a sua intenção e não demore para dizer o que realmente deseja no momento.

Não compartilhe os detalhes do rompimento nas redes sociais

Uma hora ou outra, você até vai ter que tirar o “em um relacionamento sério com…” do seu perfil do Facebook e as pessoas eventualmente notarão que as fotos e declarações românticas sumiram das suas redes sociais. Mas isso não quer dizer que você precisa compartilhar de maneira aberta a notícia sobre o rompimento de vocês dois.

Poxa, o momento já é sofrido e delicado, qual a razão para ficar expondo você e o seu ex para quem quiser saber? Diga tudo o que precisa dizer a ele pessoalmente e não fique mandando indiretas nas redes sociais. Se depois da conversa definitiva achar que ainda ficou alguma coisa sem resolver, procure-o e diga o que deseja, só não publique textos gigantes no Facebook. Isso evita uma exposição desnecessária da vida particular de vocês.

E se alguém perguntar em alguma postagem pública o que foi que aconteceu, apenas diga que não estava funcionando mais.


Por quantos términos você já passou em sua vida? Como foi que eles aconteceram? Você já terminou algum relacionamento por conta própria? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*