Casal Triste e Pensativo

Como Salvar um Casamento Que Caminha Para o Divórcio

Poucas experiências de vida são tão traumáticas quanto um divórcio. Não é apenas o fim do relacionamento entre um casal, mas sinaliza o desmoronamento de uma família inteira. Então se você acha que ainda tem como salvar um casamento que está indo ladeira abaixo, tome as rédeas. Esteja preparada para medidas duras e muita paciência, mas vá com uma atitude positiva em direção a uma solução. Afinal, o próprio fato de você estar procurando maneiras de como salvar um casamento significa que não é tarde demais e os problemas, não importa o quão complicados, ainda podem ser resolvidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Encare a realidade

O primeiro passo para saber como salvar um casamento é reconhecer que há um conflito e que há questões que precisam ser esclarecidas assim que possível. Frequentemente, os dois acreditam que enquanto o conflito não estiver declarado, o casamento pode ir mancando de algum jeito. É esse medo de balançar o barco que impede um casal de tomar medidas corretivas cedo, até que se torne tarde demais e o barco tenha virado. Então, tome coragem nas duas mãos e aborde o assunto com seu marido.

Discuta o que está errado

Discuta o que está transtornando seu casamento e explore os motivos que possam ter o levado à situação atual. Entretanto, mesmo se vocês dois discutirem seu relacionamento, combinem de seguir certas regras. Se revezem para falar e não interrompa quando for a chance de seu parceiro de expressas seus pensamentos. Procure descobrir a fonte primária do conflito atual e não arraste incidentes do passado ou faça comparações com outros casais. Não há nada tão frustrante quanto emperrar em coisas superficiais, enquanto a questão mais importante continua sem solução.

Expresse seus sentimentos mais profundos

Verbalize seus pensamentos e expresse claramente o que tem te aborrecido e por quê. Se você guarda seus sentimentos, isso só vai piorar sua percepção de que não está sendo compreendida, até que eles estourem de forma desagradável. Além do mais, é injusto esperar que a outra pessoa leia sua mente e avalie o que você está sentindo. Quando tudo está exposto, vocês pode se surpreender ao descobrir o quanto vocês não sabiam dos sentimentos e percepções de cada um.

  Continua Depois da Publicidade  

[sc:artigos_relacionados]

Evite acusações

Entretanto, quando discutir a fonte do conflito no seu casamento, seja cuidadosa e mantenha uma posição objetiva. Evite se deixar levar por um ciclo sem fim de acusações e contra-acusações. Uma boa maneira de fazer isso é evitar frases começando por “você”, por exemplo “você não valoriza meu trabalho” ou “você passa tempo demais no bar”. Tente dizer “eu me sentiria mais valorizada no casamento se meu trabalho fosse valorizado” ou “significaria muito para mim se nós passássemos mais tempo juntos”. Acusar a outra pessoa de provocar a crise no casamento só vai deixá-lo na defensiva e não vai levar a discussão a lugar nenhum.

Procure uma solução

Depois de identificar a fonte do conflito, para ter como salvar um casamento é preciso tentar achar a solução. Entretanto, é mais fácil dizer do que falar, mas não é impossível de descobrir. Tenha em mente que a resolução vai implicar em uma quantidade de responsabilidade aos dois. Discutam o que cada um pode fazer para melhorar o relacionamento, o que vai, por sua vez, implicar em fazer algumas mudanças em si mesmo. Cada um deverá ceder um pouco em termos de tempo e esforço. Cada parceiro precisará fazer algumas mudanças nas suas prioridades e princípios, se quiserem que o casamento seja salvo. Aqui, mais do que em qualquer situação, a cooperação mútua é um dever, especialmente quando há muito em jogo a se perder.

Envolva pessoas em que confiem

Aceite a ajuda de pessoas que vocês dois confiem. No estágio inicial de um casamento com problemas, ambos os parceiros tendem a esconder o problema da família, pensando que de algum modo a coisa se resolverá por si só ou porque se sentem envergonhados do que os outros podem pensar sobre seu relacionamento fracassado. Entretanto, se a situação chegar a um ponto crítico, é muito melhor procurar o conselho de membros familiares ou amigos próximos, de modo que o conflito se resolva. Mas ao mesmo tempo, elas devem ser pessoas em que ambos confiem para ter uma visão imparcial e os interesses da sua família sejam o foco.

Procure ajuda profissional se necessário

Se no fim das contas, apesar de seus melhores esforços, você parecerem não estar perto de saber como salvar um casamento, procurem ajuda profissional. Um terapeuta matrimonial pode fazer maravilhas para casamentos com problemas e nenhum casal deve procurar advogados para o divórcio sem antes ver um terapeuta. Isso porque ele é treinado para identificar, precisa e objetivamente, a fonte do problema. Além do mais, ao contrário da família e amigos, que podem estar mais próximos de um dos parceiros, um terapeuta terá uma visão imparcial enquanto tenta resolver o conflito. Mas o melhor de tudo é que ele também oferecerá estratégias de como salvar um casamento e sobreviver à crise. Então, se seu casamento caminha para um divórcio eminente, ele pode ser sua melhor chance, já que não há tempo suficiente para tentar vários outros meios de consertar o casamento.

Todo casamento passa por turbulências, já que filhos, responsabilidades domésticas e horários agitados do trabalho podem criar prejuízo mesmo no mais apaixonado dos casais. Entretanto, se você vir que a ideia do divórcio parece estar nascendo com frequência aumentada, é hora de agir. É imperativo que ambos os parceiros estejam dispostos a consertar seu casamento, já que qualquer solução viável precisará da cooperação dos dois. Então, se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, dê o seu melhor. Vá com uma atitude positiva e não economize nos esforços para resolver a situação. Lembre-se de que no final, um casamento é uma instituição notavelmente tenaz e que é a melhor chance da sociedade humana contra o vazio dos relacionamentos fracassados.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

O seu casamento está passando por uma crise? Você anda procurando formas de como salvar um casamento para poder ajeitar sua relação? Comente abaixo o que está acontecendo e o que vocês já pensaram em fazer.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média 3,92)
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  

67 Comentários

  1. No meu caso eu ja tente
    i de tudo

    Ela ja já deu entrada no divórcio

    Estou tentando reverter

  2. Antonio Eduardo Barros

    Depois de 12 anos de casados resolvi querer saber sobre o passado dela , não sei explicar .

    Ela se irrita, evita o assunto, até me trata mal . Isso me encomodou , gerou brigas , estamos quase separando.
    Há pouco diálogo.

    Estou triste , não queria isso

  3. Sou casado a mais de 10 anos e temos um filho de 9 anos , desde de outubro do ano passado estamos separados , porém morando na mesma casa ,durmo no quarto do meu filho .
    Ano passado foi um ano difícil profissionalmente para mim e acabei deixando minha esposa muito sozinha mesmo quando estava em casa não dava atenção para ela , minha esposa é contadora mas a nove anos não pode trabalhar fora pois nosso filho nasceu com mielo e sempre estava internado e só ano passado que teve uma trégua , mas ela fica por conta dele ,leva para a escola , fisioterapia ,aula de música entre outras atividades .Em outubro do ano passado ela falou que queria o divórcio , só aí que caiu a ficha e percebi como fui egoísta durante o tempo , não compreendi minha esposa que as vezes queria somente desabafar e eu falava que estava reclamando demais .
    Deste então venho tentando reatar o casamento mas ela está absoluta na decisão , diz que não sente nada por mim mais , assumi todo meu erro e jurei que nunca mais iria ser egoísta com ela ,nas nada adianta , ela vai fazer uma cirurgia mês que vem e propus a ela que esperasse até o fim do tratamento que lhe daria o divórcio na esperança que seja possível mudar ela de ideia mas toda vez que toco no assunto ela surta e fala que não aguenta a minha insistência , amo muito ela e me filho é muito apegado a mim , estou desesperado sem saber o que fazer , ela desencadeou uma depressão e está tomando remédio , mas é só tocar no assunto que ela fala até em ir embora sozinha para qualquer lugar .

  4. Menina queria saber como posso reconquista uma mulher feriada, sou homem amo minha esposa, mas vacilei em conversa no Whatsapp, como posso reverter isso?

  5. Amo minha esposa mais temos algo que está nos encomodando muito a falta de confiança de ambos o que fazer pra salvar essa questão

  6. fazia um bom tempo que namorava, amo este homem mais que tudo na vida,nunca amei ninguem como amo ele, nosso namoro foi ameaçado por uma mulher que cruzou nosso caminho, ele chegou a largar de mim por causa dela, eu busquei ajuda,fazia de tudo para ter ele de volta.
    mas foi um trabalho de união que foi feito que salvou nossa relação,ele voltou ,nós reconciliamos poucos dias depois que fiz, não tenho vergonha de contar que consegui ele de volta desta forma,pois fiz tudo por amor, e penso que cada um faz o que pode para não sofrer de amor.
    [email protected]

  7. Estou desesperada quem puder me ajudar agradeço .
    Tenho 19 anos e sou casada com um homem de 45 , que amo incondicionalmente , estamos morando juntos há dois meses num ap provisório porem sem rotina alguma , estamos em crise das feias e sou culpada por ele estar dizendo o que devo fazer e faço o contrario isso sempre nos levando para serias discussões mas hoje foi mais difícil preciso mudar isso mas quero conseguir conversar com ele sem brigar

  8. minha irmã é casada a 16 anos ela descobriu q ele estava falando com uma ex namorada q ele não vê a mais de 20 anos ele está querendo ir embora com ela, minha irmã ama muito ele e quer salvar seu casamento pois tem um filho de 3 anos o que ela deve fazer?

  9. Vivo maritalmente com meu parceiro desde 2009 ele e uma pessoa maravilhosa,com quem tenho 3 filhos mas muito complicada. comecamos a namorar em 2004. nos ultimos anos se tornou muito frio, nao colabora em nada nao tem afecto por mim.ultimamente descubri que fui traida com um relacionamento que ele teve na adolescencia e fez um filho com ela agora fiquei muito mal me sente humilhada e muito rebaixada. mas ja conversamos a respeito ele disse que nao deveria continuar com ela. mas descubri que eles continuam, nao sei o que fazer ja tentei separar,mas nao consegui, descubri que lhe amo tanto e nao sei o que fazer me ajudem.

  10. Oi me chamo Railma,sou ajuntada vai fazer quatro anos,tenho um filho de um ano e um mês,estou muito triste pois meu casamento ta muito friu,quase não trasamos mais não fazemos mais carinho um ao outro dormimos de costas um para o outro brigamos demais e falamos em separar sempre,ele e viciado em baralho e só ficar na rua . Me ajudem,amo muito meu companheiro,adoro transar com ele sinto muita falta dele,já não sei mais o que fazer,me ajudem

    • Bom dia Railma, esse site me ajudou muito, vou um divisor de águas na minha vida e tudo mudou para melhor, o site é esse: ajudamatrimonial.com

  11. Oque falta hoje nos relacionamentos é respeito,como as relações hoje estão descartáveis por qualquer motivo um dos parceiros pede o divórcio,além disso a facilidade de “traição on line trás conflitos profundos no relacionamento!Mas se ainda existir amor é possível sim salvar um casamento da falência!

  12. Bom, escolhi comentar porque provavelmente alguém com mais experiência pode me dar uma visão diferente do que tenho agora. Tenho 19 anos, e decidi “juntar as escovas” com meu namorado vai fazer 1 ano. Antes disso namoramos por 1 ano (pouco tempo, eu sei), e junto à minha mãe eu sempre fazia tudo, lavava, passava, por mais que não gostasse, eu fazia. Antes de sair de casa, eu e ele conversamos sobre isso, ambos trabalhariam, ambos teriam que se ajudar, e as palavras dele foram: Será eu por você e você por mim. Após nos ajuntarmos nada seguiu conforme as palavras dele, ele parou de fazer faculdade e só trabalha, eu trabalho e vou pra faculdade, quando chego, tem dia que ele faz a comida, tem dia que não (porque levamos marmita todos os dias), mas o que suja, não lava, e num dia que chego mais cedo quer ficar me chamando de preguiçosa e relaxada pelo fato de não lavar a louça que ele que ta em casa não quer lavar. Esses dias eu chorei e fiz porque ele ficou me dizendo: toda mulher que faz seu papel chega em casa e se incomoda com essa situação, se incomoda em ver louça na pia e a casa bagunçada. Mas ele não faz. Ontem (sabado, ele trabalha meio periodo) eu deixei tudo limpinho e sai com minha irmã, só porque não lavei o banheiro foi motivo de me chamar mais uma vez de relaxada, preguiçosa e PORCA. Em abril nos separamos pelo mesmo motivo, em maio ele veio dizendo que ia mudar e que ia me ajudar porque não estava certo. Não fez, só promessas. Machista demais, machuca demais. Não sei mais o que fazer…

    • Deixa esse Canalha pra lá, ele além de mentiroso é covarde pq largou a facul e sabendo que vc tanto estuda quanto trabalha não é Homem suficiente para fazer a parte dele e ainda te acusa de preguiçosa. Ele não te merece, na verdade um Homem desses não merece Mulher alguma. PS: NÃO ACREDITE NEÇLE, SE ELE NÃO MUDOU ATÉ AGORA, NUNCA VAI MUDAR!

  13. Cidália Antunes

    Estou prestes a pedfir o divórcio, não é isto que eu quero, somos o casal prefeito (15 anos), temos uma sintonia perfeita, uma familia perfeita com 2 lindas meninas pata criar…o meu marido ama me e lê é o homem da minha vid(1. Mas na realidade somos apenas grandes amigos, sempre presentes e preocupados um com o outro…mas não temos sexo, e o problema é meu, simplesmente porque não me apetece. No entanto tenho pensamentos eróticos com outros homens (desconhecidos) gosysbs muito dr salvar o meu casamento!!! Ainda amo o meu marido? IDEIAS?

  14. ola. Sou casado a 22 anos tenho dois filhos e a trajetória da vida não foi fácil.entre muitos altos e baixos deixei a minha vida de lado para trabalhar e sustentar a casa ,entre estes altos e baixo sempre investi no conhecimento de minha esposa a qual sempre quis uma vida independente. bom se formou enfermeira fez 8 pós graduações mas destas só terminou uma e nunca conseguiu trabalhar.os problemas começaram ai pois diante das dificuldades financeiras ela passou a encarar os investimentos que fiz nela como uma divida e que a qualquer custo iria me pagar. sempre disse não sou o seu agiota, sou seu marido e é obrigação minha te dar suporte.hora toda vez que a falta de dinheiro aparecia lá vai discussão , peço para economizar entende que estou cobrando e assim foi durante 15 anos nos últimos 4 anos ela saiu de perto de mim foi dormir na sala por conta que eu ronco etc.. dai a distancia foi aumentando ate que a coisa chegou a um nível de estresse tão grande que durante uma conversa pra expor novamente que eu sozinho eu não dava conta de manter as despesas e que o dinheiro dela não estava ajudando em nada dentro de casa , fiz uma grande besteira relatei a trajetória dela e acabei dizendo a ela que estava sendo um fracasso……..acabei que isto fez desencadear um ódio tão grande que ela tomou a decisão e quer o divorcio. a partir dai tou eu aqui tentando de todas as maneiras corrigir os erros e parece impossível. sabe ainda tenho de escutar não fui embora ainda porque não tenho condições. por favor gostaria de salvar minha família e casamento e gostaria de orientação pois ja sei que sozinho não saberei vencer esta batalha.

  15. Ola meninas , estou casada a quase dois anos, no inicio tinha muito bate boca, ele sempre era grosso e frio , depois de um tempo descobri que ele estava mantendo contato com uma pessoa do passado , ela esta muito longe da minha cidade, mas eles se falam por email todos os dias, e trocam juras de amor e planejam um casamento, mas ele nao fala em se divorciar de mim,ja perguntei se ele pensa em separaçao e ele me confessou que alguns meses atraz pensou nisso, mas agora é passado. Mas estou muito confusa com td isso, pois ele nunca disse que me ama, mas diz a ela todos os dias por email, nao é fisica a relaçao deles e sim emocional , me ajudem por favor , amo meu marido, ele melhorou um pouco comigo depois q conversa com ela por email, estou triste e sem forças.

  16. Boa noite
    Estou casada a 3 anos, namoramos quase 8 anos antes de nos casarmos, começamos a namorar c 14 anos cada um.
    Sempre fomos muito amigos, sempre nos demos muito bem, sempre me senti muito muito amada, ele sempre cuidou muito bem de mim.
    Mas depois q tivemos nosso filho em outubro do ano passado começaram as brigas, e hoje ele diz que não me ama mais, que não sente vontade de lutar pelo nosso casamento. Reclama que eu não o procurava na cama, creio q esse seja o maior problema.
    Será q meu casamento ainda tem solução? Será que tem algo que eu ainda posso fazer.

  17. Eu to aqui pra peit a ajuda de vocês e opiniões sinceras! Aceito as críticas numa boa!

    Estou casada a pouco mais de um ano,éramos felizes no começo,éramos radiantes! Então,eu comecei a tratar ele mal depois de engravidar e não sei o motivo! Fui grossa e ignorante e não demonstrei amor,brigamos diversas vezes e ele sempre me pedia pra não fazer isso pq quando ele tomasse uma decisão não seria fácil mais! Ele me pediu muito pra não acabar com tudo e dar valor e não brigar mas eu sempre pedia desculpas e fazia as mesmas merdas! Ele sempre foi carinhoso e atencioso e me amou muito, e eu fui burra e não soube dar valor e escutar e mudar! Sempre achei que as coisa iriam se resolver sozinhas! E agora,a meses ele some na sala,falou que eh o fim porém ele falava isso e eu corria atrás e dava certo mas não dessa vez! Eu conversei muito com ele e disse que me arrependo e que aprendi e que não quero mais maltratar ele,ele disse que não me odeia mas que tem raiva do que eu fiz com ele,fala que não tem vontade de chegar perto de mim e que ele tenta mas fica com mais rica pq lembra de tudo que eu fiz! Eu pedi a ele mais uma oportunidade pra fazer diferente realmente dessa vez e ele me disse que está tentando mas quase certeza que não vai conseguir! Apesar de tudo,ele não me trata mal,ele conversa comigo e brinca e as vezes se preocupa e me chama de meu bem ou amor as vezes mas ainda não posso chegar perto! Falei com ele hoje e ele disse que está passando por cima de muitas coisas pra tentar e que está difícil! Não sei mais o que fazer,eu me arrependo de verdade e quero fazer diferente! Mas levando em conta que ele me disse que ainda gosta um pouco e que está tentando e que não me trata mal,sinceramente,vcs acham que as coisas podem mudar? Que ele algum dia vai conseguir chegar perto de mim novamente,que meu casamento tem salvação? E to desesperada e tenho medidas minhas amigas não me falarem a verdade e estarem só tentando me agradar!

    • AmandaBitencourt

      Olha Marynna sua situaçao ficou assim por causa dos hormonios da sua gravidez entao isso acabou afetando no seu casamento apesar delw ter aguemtado ate agora e sinal q ele gosta de vc, vc ja pediu descilpas ja fez a sua parte agr quando vc ver ele.novvamente naobtoque. No assunto tente reanimar reviver esse amor q vcs tem um pelo outro… converse com carinho tentever o lado dele como sofreu com.vc no inicio mais isso nao significa q acabou definitivamwntw, so digo pra vc ver se isso vai ajudar vc pq nao adianta brigar com ele pq vc acaba afastando.ele de sua vida, cimo vc disse esta gravida ou ja ate ganhou nenem esse filho e fruto.de vcs…. Deus abeçoe e pense.bem.antes de perder quem.vc ama e quem ama vc tmb

  18. oi..sou casada a 13 anos e estou numa situação que nao sei o que fazer..devido as correrias do dia a dia, filhos trabalho eu e meu esposo acabamos nos afastando muito. já sentis ele frio e distante de mim mas sempre acreditei que era o trabalho que lhe exigia muito, mas a alguns meses ele confessou que tem uma amante, e até alguns dias atrás ele ainda afirmou sentir algo forte por ela. Ja chegamos diversas vezes na decisão de nos separarmos, mas sempre na hora de realmente contar pros filhos e sair de casa nem um e nem o outro conseguem sair ou mesmo falar da nossa crise para nossas crianças, ai começamos bem novamente mas em poucos dias volta a tensão novamente, pois ele fala que nao tem mais nada com a amante mas não consegue exclui-la de seu isntagram ou mesmo de sua lista de contatos.. ai ele fica meio distante dinovo e percebo que se falaram e começa tudo dinovo, parece um circulo que da voltas e nao tem fim.. ele é cuidadoso comigo, sempre tentar me fazer bem, mas as vezes tenho a impressão que é sentimento de amigo, de mãe de seus filhos e não como mulher..me sinto como se a outra lhe oferecesse muito mais doque eu possa dar.. ja mudei muito quanto carinhos, atenção, nos momentos intimos, me cobro e tento melhorar o tempo todo, mas sempre parece que não é o suficiente para ele…nao aguento mais isso, incertezas, desconfianças.. só quero viver em paz.

    • Bianka Artem

      Leia o livro como Deus pode e vai restaurar seu casamento. Com certeza irá mudar sua vida. Posso te enviar. Mande um email para [email protected] que envio para vc.
      Segui os princípios e tenho recebido paz em meu casamento.

  19. Ola chamo-me Vítor e estou a precisar de ajuda para o meu casamento.

    sou casado há 16 anos e tenho 5 filhos.

    já algum tempo que noz estamos sempre a discutir por tudo e por nada
    coando discutimos chega a ver agressão verbal das duas partes
    eu já a algum tempo que não tenho confiança na minha parceira
    eu cinto falta de amor,afectos,carinho,amizade e confiança tudo o que uma casal precisa.
    se o nosso casamento esta a sim é por não a ver um dialogo.
    eu já tentai por varias vezes ter uma conversa
    para saber o que esta mal em nos
    desconfiança,mentiras etc..etc..
    eu tenho defeitos como todos tem.
    ela é trabalhadora e responsável nas coisas fora de casa
    em casa nada esta no seu devido lugar,
    loiça para lavor roupa sempre desarrumada e em montes
    ela é muito orgulhosa de tudo o que faz e o que não faz nunca da o braço a torcer mesmo que esteja errada.
    eu estou sempre ponto para ajudar em tudo.

    A sim venho por este meio pedir ajuda para o nosso casamento.
    agradeço do fundo do coração se me poderem ajudar
    com tudo muito obrigado.

    aguardo resposta ou se for preciso podem me telefonar 965751289.

  20. Olá, por favor me ajudem, não estou exatamente casada, moro com meu noivo a mais ou menos 2 meses. Mudei pra casa dele pq fui expulsa da casa da minha mãe pq ela não aceitava que eu dormisse na casa dele antes de me casar, ela é evangélica, desde que eu vim morar aqui as coisas não são mais as mesmas, nos afastamos, eu acabei me fechando por causa dos problemas com minha mãe, ele tem uma loja e ela está falida, e com esse problema tbm acabou se fechando, estou tentando fazer de tudo pra ajudar ele, mas ele diz que não sabe o que fazer pq o problema é com ele, ele está sem dinheiro e mesmo assim não deixa eu pagar as contas da casa pq acha que vai está me explorando. Ele falou que não sabe o que quer, mas eu quero salvar meu relacionamento. Me ajudem por favor

  21. Olá meu nome é angélica sou casada a 4 meses e meu casamento está preste a acabar pois meu marido sempre fez mas pelo nosso casamento e quando namorávamos meus pais nos atrapalhava muito e certas atitudes q tinha q ser tomadas eu nao batia de frente sempre fui muito presa e vim totalmente despreparada para o casamento no início meu marido tinha paciência em me ensinar como ser uma mulher no casamento eu mudei muito mas meu casamento entro em um estágio q estamos a ponto de se separar eu gostaria muito que vcs me ajudasse a salvar meu casamento no entanto sei q eu errei mas quero restaurar meu casamento

    • maria elena

      Oi Angélica,bom dia! O fato de você querer restaurar seu casamento já é um grande passo.Mesmo tendo acontecido alguns erros no inicio do relacionamento,creia nunca é tarde para se consertar tudo quando existe o amor entre ambas as partes.O seu casamento tá tão no inicio ,não pense mesmo em desistir e não permita que ninguém se intrometa entre vocês ,mesmo se forem os seus pais,a menos que voces ou vc peça.Tenha fé acredite ,tudo dará certo,volte a namorar o seu marido e restitua a felicidade em sua vida ,bjs!

  22. Bom dia!
    Estou casado há um ano e sete meses e estamos numa crise que beira o divórcio. Namoramos por 4 anos antes do casamento inclusive moramos um ano juntos antes de casar. Estamos em terapia cada um com seu psicólogo. Porém a terapia levou para um lado de desconstrução total do casamento, fazendo ela esquecer das coisas boas e focar somente nas coisas ruins, chegando ao ponto de ela dizer que mudou o sentimento por mim. Não sei mais o que tentar, o que você acha? Terapia de casal seria uma opção?

  23. Moro com meu marido a 2 anos e meio,temos dois filhos,minha filha de 4 anos de um relacionamento anterior e o nosso de 1 ano e 3 meses.Fazem 4 dias q meu esposo insiste em ir embora,diz estar decidido.Mais também fazem apenas 3 meses q ele voltou p casa,pois havia saído antes e ficou por 3 dias longe.Nossa rotina não nos permite tempo juntos,ele trabalha das 07:00 as 16:00 eu cuido das criancas e da casa moramos com minha mãe e daqui 1 semana nossa casa estará pronta e mudaremos.Não temos tempo pra nos.ontem perguntei pq ele quer ir embora disse apenas q gosta d mim mais não e como antes.Nao quero ver ele ir embora d novo temos a nossa família p construir.Não sei mais oq fazer. Já conversei com ele e ele se mantém nessa posição de ir embora.Me ajude a salvar minha família

  24. Boa noite,tenho 50 anos .meu marido 58,nos conhecemos a 34 anos e estamos casados a 32 anos,de 1 ano e meio para cá as coisas mudaram ,alias ja vinham mudando.tive menopausa precoce e isso acarretou varios problemas emocionais e também uma desestrutura enorme em nosso relacionamento devido aos meus altos e baixos emocionais.nesse momento estou aqui chorando pois acho que desta vez vamos nos separar,amo meu marido não gostaria de uma separação,mas não quero mais ver meus filhos sofrerem ,principalmente meu filho do meio,tenho 3 filhos homens,com idade de 31(casado),22 e 19(solteiros)não acho certo os filhos presenciarem desarmonia entre os pais,sempre que exista o desentendimento entre mim e meu marido ele altera um pouco a voz ele faz de um jeito que os meninos percebem a briga,me sinto muito envergonhada com esta atitude dele e muito triste tambem.ele ultimamente vive dizendo que isso não é vida,pois vivemos nos desentendendo,meu marido não é homem de gostar de conversar e eu por minha vez cobro muito isso dele,pois eu sempre acreditei que o dialogo é o caminho para o entendimento entre as pessoas em especial é o caminho para os casais,eu gosto muito de conversar e isso me faz muita falta.não quero me separar porém vou deixar meu amor de lado e ser racional,meu marido não parece disposto a lutar por este casamento e eu ja me sinto tão cansada e doente.se ao menos ele buscasse assim como eu neste momento estou aqui no pc,buscando orientações que possa nos ajudar a superar tudo isso,mas ele parece não se importar apesar de dizer que se importa que me ama .é como diz na biblia que a fé sem a obra é nula,assim é este amor que ele diz sentir e quando mais preciso ele não demonstra.desculpem o desabafo.e obrigada pelo espaço .DEUS NOS AJUDE !

  25. Ola mr chsmo alciele sou casada a dois anos e venho tendo muito conflito com meu companheiro n sei maos o q fazer pra mudar isso e nossa relacao ja n eh mais a mesma gosraria de uma opiniao

  26. Meu casamento acabou ela ta com outro e eu não agüento mais o peso da cruz to desesperado

    • Leonardo,se ela está com outro,melhor deixar pra lá, você vai sofrer, mas vai superar !
      Se seu casamento não deu certo ,acredito que os problemas acabaram vencendo o amor que vocês tinham um pelo outro,meu conselho,vá ser feliz sem ela,se valorize,e arrume alguém que goste de você, sempre reflita no que atrapalhou seu casamento ,para que não se repita nos próximos relacionamentos !

  27. Oi meu nome e Juliana tenho 27 e meu marido28 fui viúva muito cedo aos 23 fiquei sem ninguém uns 3 anos depois disso tive alguns rolos nada sério eu já conhecia o meu atual marido já muitos anos acabamos nos reencontrando pelas redes sociais conversamos um pouco falei da minha situação viúva dois filhos mas mesmo assim ele quiz ficar comigo namorados pouco 2 meses logo resolvemos notarmos juntos já tem 6 meses ao todo ,ele sempre foi muito ciumento,sempre tivemos brigas bobas por isso mas de um mês pra estamos brigando quase todos os dias por bobagem pelo futebol qe ele sai no domingo 5:30 da manhã não tem hora pra voltar eu almoço sozinha com meus filhos e só o domingo qe temos pra ficar juntos almoçar conversar pois trabalha a semana inteira eu me sinto muito só eu acho qe eu não tomei uma atitude até hoje pra qe ele vá embora pelo amor qe eu tenho por ele eu já me apegei e meus filhos também toda briginha nossa ele fala qe vai embora porque ele acha qe ta me fazendo sofrer e que eu não a amo mais mais não e verdade eu o a amo mais qe tudo eu não to mais agentanto essa situação eu só qero ficar ao lado dele sem brigas,por favor alhem me ajude como eu faço pra salvar o meu casamento

    • Juliana,casamento tem que haver cumplicidade,amizade,os dois tem que ceder,converse com ele e faça um acordo,mas que seja bom para os dois !
      Ele estava acostumado a viver sem ter que dar explicações, você tem que ir moldando ele,sem brigas,use sua psicologia, faça com que tenha o prazer de estar com vocês !

  28. Ola pessoal meu nome é Elaine sou casada a 15 anos meu casamento esta em crise a um bom tempo e meu marido insiste em separar mais estou fazendo de tudo para resgatar o nosso amor.Ja descobri algumas traicoes dele mais ainda assim me mantenho fiel porque tenho um filho a dar exemplo,mais parece que para ele isso nao é relevante.Por favor alguem pode me ajudar.Pois amo meu marido de verdade e gostaria que ele entendesse isso.

    • Eliane, poe a cabeca no lugar e ver se realmente vc precisa ficar mendingando esse amor, independente de qualquer coisa vc sera um exemplary para seu filho, divorcio nao e errar e parar de sofrer, relacao e a dois e se ele nao quer , no final o divorcio vai acontecer e vc vai ficar ferida mais do que ja esta. Levante a cabeca e consiga viver pra vc e seu filho quem vai perder e ele. Ocupe a mente com trabalho, faca novas amizades, e de muita atencao pro seu filho. Estou dizendo isso porque foi a psicologa q disse e funciona. A parti do momento q vc tentar muda vc , tudo muda pra melhor

    • Elaine,se gosta dele,melhore sua alto estima, fique bonita,esteja feliz, cuide de você, mostre confiança em você !
      Os homens gostam das mulheres confiantes,faça ele te perceber,chame a atenção dele,surpreenda ele,seja audaciosa, na hora que ele menos esperar,o provoque !
      Faça o interessar novamente por você !!
      Boa sorte !

  29. José leonardo de Oliveira medeiros

    Boa tarde

    Tenho 28 anos minha esposa tem 23 e estamos casados a 3 anos e no total são 7anos de relacionamento ela pediu o divórcio e depois de uns dias voltou atrás agora pediu um tempo bem sei que a culpa toda dessa situação é minha mais não quero me separar acho que ela não vai fazer nada pra salvar nosso casamento o que eu faço já estamos sem contato físico a um bom tempo

    • José Leonardo,vai ter que provar que quer salvar seu casamento, mude suas atitudes, valorize ela,seja gentil,surpreenda ela,converse e ponha tudo o que sente e o que vai fazer pra salvar seu casamento, vai ter que cumprir !
      Quando ela sentir confiança novamente em você, pode ser que recuperem o que perderam !

  30. tamara rodrigues oliveira

    ola meu nome e tamara tenho 23 anos sou casada faz um 2 anos meu marido ele tinha um jeto dificil de lidar mais agora ele anda estranho passamos por varias coisas junto ele sabe disso um dia fala que me ama e outro nem olha pra mim e super grosso ja parei pra coversar ele melhora e depois volta e dar ousadia para outras meninas nunca faltou nada nem sexo nem atencao sempre me arrumo e agrado ele nao sei o que ele quer

  31. Estamos casados a 6 anos e nos últimos tempos tenho me dirigido mal com o meu parceiro e sou dou conta mais tarde muita das vezes.o meu pareceiro me perdoava sempre,mais desta vez voltei a me dirigir mal para ele ao ponto de brigar-mos e ele disse-me que agora prefere o divórcio eq vai comunicar a ffamília dele.ja implorei para voltamos e pedi perdão,mesmo assim não quer saber.A 2 dias que ele dormia na sala.mas dia seguinte passou
    a dormir na nossa cama e tapamdo-se com outro lençol. Ele passa por min e não comprimenta inclusivel anda sem aliança. O que faço para recuperar o meu casamento?Por favorajudem-me.

  32. manoel ricardo

    boa noite, sou casado ha 20 anos tenho tres filhos, mas minha esposa esta querendo a separação , pois ela sempre cobrou a minha ausencia como pai e como marido , quando agente casou fiquei 12 anos pagando aluguel, mas sempre trabalhei igual um cavalo para dar tudo de bom para minha familia , mas
    eu acho que nosso casamento , foi se desgastando , por deixarmos cair em rotina , hoje ela me cobra
    que dexei de cuidar de mim aparencia , visual ela pensa que agente muda da noite para o dia , enfiou
    uns pensamentos na cabeça , e não tem jeito de mudar opensamento dela pois ja tentei de tudo , só que as pessoas pensam que é só separar não é bem assim , tenha toda uma estrutura em jogo , familia filhos , eu acho que não podemos ser egoistas , ela infelizmente só esta pensando só nela , a separação é cruel
    gostaria muito de mudar esse jogo , pois ainda gosto muito dela ,

    • Manoel,estou escrevendo meio tarde,muito tempo se passou,mas nunca é tarde para mudar,basta querer,tenha coragem,vai fazer bem para você e para ela !

  33. Sou casada ha quatro anos, temos um filho de cinco meses e meu esposo quer se separar, não me deu maiores detalhes, garantiu que não tem outra. Ja tentei conversar, mas nada resolve, minha maior preocupação é com meu filho, não sei mais o que fazer.

  34. Acho que o amor está acabando. Não nos entusiasmamos mais com a presença um do outro. Temos discutido constantemente, na cama as coisas ja não são como antes.As vezes parece que não temos nada em comum. Sou louco por ele e não sei como criaria nosso filho sozinho. Não sei o que fazer e parece que ele ja não se importa tanto no que será de nós.

  35. Olá , tudo bem?

    Adoramos o post, parabéns!

    Seu site é uma das fontes de inspiração para o serviço que meu marido e eu montamos, chamado Adeus Rotina.

    Falando basicamente o Adeus Rotina é um serviço de assinatura que quebra a monotonia uma vez por mês. Por um valor bem baixo todos os meses você recebe novidades, sugestões, dicas, dinâmicas e brinquedinhos para dar aquele UP na relação.

    Se quiser conhecer o site acesse: http://www.adeusrotina.com.br

    Obrigado por escrever este ótimo site.

  36. Boa tarde.
    Sou casado à 14 anos, juntos à 23 anos e tenho 41 anos.
    Meu casamento está em crise faz cerca de 1 ano e meio. O divórcio parece inevitável pelo desgaste. Não é o que quero e talvez nem o que ela quer. Temos 2 filhos, um de 6 e outro de 9 anos que sofrem muito com essa situação. Preciso muito de ajuda.

    • Fassa de tudo para o salvar, pense no futuro das.crianças
      Fale com ela sobre o problema renda-se se for possível de tempo a ela se é possível

  37. Maria Regina

    Sou casada a 11 meses so,namoramos por pouco tempo e logo em seguida resolvemos morar juntos,a gente sempre brigava mais sempre dava um jeito e resolvia,so q de uns dias pra ca meu marido ta chegando cada vez mais tarde em casa,ele trabalha num restaurante 24 h mais eu ligo la e ele não esta trabalhando e sempre chega bebado,amo ele d mais estou numa depresão teerrivel,nós não temos filhos ele tem 2 com duas mulheres,mulheres essas q ja fizeram d tudo pra separar a gente,ele jura q mim ama,q não tem coragem de mim trair mas aonde ele fica madrugada toda? To desesperada a gente tenta conversar mais sempre briga diariamente,ja ameaçei ir em embora mais ele não muda,tmbm quero mudar mais não consigo!

  38. Caros amigos
    Estou caso com uma mulher ha 17 anos e namoramos 7 anos e depois casamos, ja alguns anos para ca que as coisas ja nao é o que era. aproximadamente 4/5 anos que o nosso relacionamento esfriou. Eu trabalhava de manha e estada a noite e tinhas poucas horas para estarmos junto, mas nao é so isso, deixemos de sair por causa dos filhos e o pior de tudo é o tedio da minha esposa por causa de falta de emprego. Ela fez uma licenciatura a 4 anos e nao encontrou um emprego e ela me culpa por isso, porque nao estou fazendo nada para arranja.la uma ocupadaço, ja nao temos mais dialogo, falamos de tudo menos de nos dois. eu amo muito essa mulher e ela me ama muito. Nao quero perde.la mais vida esta mui dificil. preciso de ajuda

    • E amigo è muito difícil, essa vida não é fácil não.
      Mas não seu problema começa por 1a vida.professionale o que você deve fazer é animala e a ajudar arranjar emprego para ela

  39. Olá pessoal, sou casado à 1 ano e já entramos em uma crise forte…
    Nosso casamento foi precoce, pois problemas familiares de ambas as partes nos fizeram tomar esta decisão.
    Não me arrependo de ter me casado, por mim, o importante é estar com ela.
    Em fevereiro deste ano, eu sai da empresa em que eu estava trabalhando e comecei a frequentar diariamente o bar ao lado da nossa casa… Fazia bem pra mim, por mais que eu não fosse lá somente para beber, na verdade eu bebia raramente, o que eu mais gostava era de ficar conversando com o pessoal.
    Minha esposa começou à reclamar, dizia que os vizinhos estavam me difamando e que ela não queria mais que eu fosse.
    Como a maioria dos homens, não dei importância, pois pra mim parecia que ela não estava incomodada com o fato de eu ir ao bar, mas sim, pelo que os vizinhos estavam falando…
    Passou fevereiro, março, abril e agora estamos em maio…
    Fiquei todo este tempo indo ao bar… Confesso que diminuí o tempo em que ficava lá, mas não deixei de ir 1 dia sequer…
    Dia 16/05 é a data do meu aniversário, e como eu já disse… Eu estava no bar conversando com eles, minha mulher chegou da faculdade, me chamou, me deu uma caixa de chocolate como presente e foi pra casa… Eu logo em seguida me despedi dos “botequeiros” e fui também.
    Só que nessa época, nós estavamos brigando diariamente e, por mais que fosse meu aniversário, a história cotidiana não mudou…
    Brigavamos pelos mesmos motivos todos os dias… Por eu não arrumar a casa e ficar no bar, ela por não largar do celular, não querer mais sair comigo…
    No dia seguinte, tivemos outra discussão e logo após ela foi caminhar com uma amiga enquanto eu fui pro bar… Ficamos o dia inteiro longe um do outro… Voltamos pra casa lá pelas 22:00 hrs… E quando eu entrei em casa ela me fez um pedido de tempo… Eu disse que no casamento não existe isso… Mas ela insistiu.
    Peguei tudo o que é meu, levei pro carro e saí… Dormi dentro do carro em frente ao bar que eu frequentava… No outro dia, fui terminar de arrumar umas coisas e acabei adormecendo na nossa cama… Acordei com ela chegando de uma festa infantil que havia ido com a irmã dela… Então propus que, continuassemos morando juntos, mas eu iria dormir no sofá… Ela hesitou mas aceitou… No meio da noite, eu fui para o quarto e me deitei com ela. Comecei a refletir e vi que eu tinha que mudar à todo custo.
    No dia 22/05 era nosso aniversário de casamento… E como presente, lhe dei um vaso de flores, um jaleco para que ela usasse na faculdade e a minha despedida do bar… Pois bem, parei de ir ao bar… Mas mesmo assim, ela estava certa de que tínhamos que dar um tempo.
    Ela me propos à assistir o filme “A prova de fogo”… Onde existe um casal que estava em conflito também, mas depois tudo acabava bem…
    Eu o assisti sozinho e depois convidei a para assistirmos juntos… E foi isso que fizemos.
    À partir deste dia, eu comecei a mudar… Na verdade, fiz como o protagonista fazia…
    Porém, neste filme existe um médico que estava paquerando a mulher, e eu perguntei à minha esposa se tinha um “médico” na vida dela, ela respondeu que não.
    Passou alguns duas e, na sexta feira passada, descobri que ela mentiu pra mim… Realmente havia outro alguém… Eu vi todas as conversas deles juntos pelo WhatsApp, descobri que ela mentia estar fazendo trabalhos enquanto ficava com ele… Ali meu mundo acabou.
    Ela começou a se xingar, dizia ser várias coisas…
    E eu só concordava enquanto chorava…
    Peguei o número do outro, tentei ligar para conversar com ele… Mas ele me respondeu somente via SMS… Onde ele disse ser comprometido também… Minha esposa não sabia disso.
    Então começou outra guerra onde, eu jogava tudo na cara dela… Dizia para ela comer, tomar banho, se arrumar para o queridão dela, se ela precisasse de ajuda era pra ela chamar o outro… Enfim, torturei ela por 2 dias.
    Na segunda feira, eu comecei o dia torturando-a novamente, mas depois, conversei com ela… Ela fez isso tudo por influência das “amigas”… Pois eu vi outras conversas no celular dela com as garotas me xingando enquanto ela dava risada e concordava… As meninas davam apoio à ela para que ela continuasse me enganando…
    Durante a nossa conversa, ressaltei este ponto… Ela me pediu perdão, mas eu não perdoei completamente…
    Hoje é sexta feira novamente, dia 29/05/14…
    E ontem eu assisti o filme de novo, pois pra mim, aquele filme me ensinou a ser Homem de verdade… Chorei muito… Ela tentou me confortar… Mas me disse que ela não reconhece mais ela mesma… Ela se tornou uma pessoa fria… E realmente é verdade… Eu chorei muito pois, estou mudando todo dia, mas não vejo resultado da parte dela… E depois do episódio do outro, eu não consigo mais acreditar nela…
    Ela disse que ainda quer um tempo pois assim, eu não vou ficar sofrendo ao lado dela e ela vai poder se achar novamente…
    Eu expliquei que, eu vou sofrer mais ainda longe dela… Eu me arrependi de ser quem eu era… Disse também que a culpa dessa situação era nossa, pois ambos construímos isso… Mas que eu quero reverter tudo… E que se nos casamos, foi para que ficassemos juntos na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe…
    Se ela está querendo resolver este conflito interior… Eu acho que devo permanecer ao lado dela, dando apoio, amor, atenção… Mas ela pensa diferente…
    Eu disse à ela que iria respeitar a decisão dela então… Liguei para meus pais, pedi para que arrumassem meu quarto pois eu iria passar um tempo lá…
    Mas na hora que eu fui sair, ela não deixou e implorou para que eu dormisse com ela só mais esta noite… E que no outro dia (no caso hoje), eu fosse embora enquanto ela não estivesse em casa, pois ela não quer ver…
    O que eu faço ??? Continuo lutando ao lado dela, ou dou o tempo pra ela ???
    Na verdade, meu maior medo é que eu acabe perdendo ela durante esta pausa… Me ajudem por favor!!!

    • Ela te ama de verdade, é como você diz a culpa fui de vocês dois. E COMO NO FINAL ELA NÃO TE QUER VER SAIR DE CASA, AI VOCE TEM A OPÇÃO DE CONCERTAR NOVAMENTE.
      Agora têm que acreditar 1 no outro
      Boa sorte

  40. ana fernanda

    Olha se voce realmente a ama tente reconquistar ela como lembra-la da primeira vez que se conheceram isso ja e um bom começo

  41. junior santos

    olá sou casado há 6 anos, somos evangelhicos, e para minha grande tristeza, descobri que minha esposa está com outra pessoa. Ja conversamos, já chorei, implorei, já perdoei, mas ela insiste em viver com o outro e abandonar tudo…Tô desesperado, angustiado, o que eu faço para salvar o meu casamento?? eu preciso de ajuda, me diga o que fazer por favor

    • Amigo isso deve ser duro e duduro, na minha opinião eu deixaria ela ir.
      … Não há mestre como o tempo.

  42. vanusa carneiro da silva

    ola me chamo Vanusa sou casada a 20 (vinte) anos estou preste a me divorciar se sinto só, mesmo com a sua presença, ele não tira tempo pra mim não me da me da atenção e já não suporto viver tudo isso. Meu casamento esta a ruína, tenho 4 (quatro) filhos já crescidos e eles ainda são o meu motivo de esta levando essa situação adiante… agradeceria se me respondesse Obrigado pela atenção.

    • Olá Vanusa,

      Principalmente quando o casamento possui filhos para serem criados, a melhor saída é sempre uma conversa. É preciso sentar para discutir o que cada um vê que anda errado no relacionamento e o que fazer para mudar, ou se não há nada pra fazer e se o melhor é mesmo chegar ao divórcio. É preciso saber se ele concorda com essa decisão, pois também é errado você tomá-la sozinha.

    • Ora bem, para mim é estranho quando o homem não olha para a sua mulher… Vamos ver se você olha para ele também!
      … Porque eu próprio sei que tudos nos estamos a passar por 1 momento de crise e isso nos efeita e muito.
      Por isso eu acho que devemos ser compressiveis.

    • Sou casada a 13 anos, descobri q meu marido tem um caso na internet, descobri e ele disse q parou, mas ao quero separar , mas fico sempre desconfiada as briga aumentaram, o que fazer?

    • Vanuza, acesse esse site. Tenho certeza que ira te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×