A Fórmula Matemática Para Saber Se Um Relacionamento Irá Durar

Como saber se eu terei um relacionamento bem sucedido? Como ter um bom encontro? Quando tenho que sossegar? A matemática tem as respostas.

Você consegue imaginar poder prever se um relacionamento será bem sucedido ou não usando uma fórmula matemática? A matemática Hannah Fry tem essa fórmula e a explicou em sua palestra no TED “A matemática do amor”.

Veja abaixo:

Para esta especialista, a chave para prever se um relacionamento será bem sucedido é determinar o quão positivo ou negativo é cada um dos membros do casal durante uma conversa.

Isto é baseado em estudos realizados pelo psicólogo John Gottman, que analisou centenas de casais: sua fala, expressões faciais, frequência cardíaca, pressão arterial, etc.

Junto ao matemático James Murray, Gottman criou uma equação para prever quão positiva ou negativa será a próxima interação do casal em uma conversa.

De acordo com Fry, “naqueles relacionamentos em que os membros dos casais se consideram felizes, o mau comportamento é descartado. Por exemplo, uma mulher poderia assumir que o mau temperamento do seu marido é devido ao estresse do trabalho ou uma noite má dormida”.

“Em relacionamentos infelizes, acontece o contrário, porque os comportamentos negativos são considerados normais. Por exemplo, um marido pode supor que o mau humor da sua esposa é ‘típico’.”

As relações se encontram no que ela chama de uma “espiral de negatividade”, em que um dos membros se sente frustrado, que não pode evitar responder de forma negativa, e se cria um círculo vicioso.

Gottman e Murray concluiram que o fator mais importante para determinar o sucesso de um relacionamento é a influência que cada membro do casal tem sob o outro.

Os casais com menor probabilidade de se divorciar têm uma maior quantidade de interações positivas e são capazes de arrumar qualquer inconveniente que surja, em vez de guardarem suas opiniões e frustrações aumentando a sua espiral de negatividade.

Nas palavras da própria Fry, “existem evidências matemáticas de que não devemos deixar-nos cegar pela ira”.

Conselhos matematicamente verificáveis

Fry também deu algumas dicas para encontrar o amor.

1. Como conseguir um encontro online?

Ao contrário da crença popular, a atratividade física pode ser algo que não necessariamente meça a popularidade de uma pessoa na rede. De acordo as estatísticas de Fry, uma pessoa que mostra seus defeitos pode ter maior sucesso em um encontro online que as outras. Explorar as coisas que tornam uma pessoa única é a chave do sucesso.

2. Quando deve se acalmar, sossegar? Como escolher a pessoa certa?

Hannah Fry explica isso através da teoria de paragem ideal. Algo como maximizar as possibilidade de escolher a pessoa certa. Como? De acordo com ela, quando uma pessoa se aproxima de 37% do número total de pessoas com quem estarão em toda sua vida, então está mais próxima de encontrar a pessoa certa. Ou seja, se a pessoa irá sair com 20 pessoas, as 8 primeiras deveriam ser descartadas. O problema com esta fórmula, tal como foi reconhecido por Fry, é que a maioria das pessoas nunca sabem com quantas pessoas irão se relacionar durante toda a vida.

3. O que fazer para que meu relacionamento dure?

Essa é a pergunta que foi respondida no artigo. A tendência da negatividade, ou seja, medir os sentimentos positivos e negativos em um relacionamento indica mais do que você espera saber sobre o seu relacionamento.

Você acredita nesses estudos e os resultados que evidenciam esses aspectos de um relacionamento? Acredita que o seu relacionamento atual durará para sempre? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*