Aperto de mão

9 Impressões Que as Pessoas Têm Segundos Após Te Conhecer, Segundo a Ciência

Você acredita naquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Bem, pode até ser que a primeira ideia que uma pessoa tenha sobre outra se desfaça ao longo do tempo de convivência, mas segundo pesquisas científicas, existem algumas opiniões que as pessoas formulam acerca umas das outras em relação a determinados assuntos que são formadas no momento em que elas se encontram pela primeira vez. Quer saber quais são elas? Então não deixe de conferir a lista abaixo:

1. Se a pessoa é confiável

Pesquisadores da Universidade de Princenton, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas decidem se você é confiável ou não em um décimo de segundo. Eles fizeram essa descoberta ao reunirem dois grupos de estudantes universitários que deveriam julgar critérios como atratividade, competência, simpatia, agressividade e confiabilidade apenas olhando para o rosto de atores.

Enquanto um grupo poderia levar todo o tempo que quisesse para chegar a essa conclusão, o outro tinha somente 100 milésimos de segundo para tomar uma decisão. O resultado foi que enquanto o resultado em relação a algumas características foi diferente dependendo do tempo que cada participantes passou olhando para o rosto de uma pessoa, os veredictos referentes à confiabilidade foram os mesmos.

2. Se a pessoa é rica

Um estudo dinamarquês identificou que as pessoas consideram que alguém pertence a uma classe social mais elevada ou não de acordo com a marca de roupa que elas usam. Quem veste roupa de grife é visto como de classe social mais alta do que quem usa vestimentas comuns.

3. A orientação sexual da pessoa

Um vigésimo de segundo. É esse o tempo que uma pessoa leva para concluir se a pessoa que acaba de conhecer é gay ou heterossexual. Isso foi verificado por meio de um estudo publicado no ano de 2008 pelo Journal of Experimental Social Psychology (Jornal da Psicologia Social, tradução livre).

Para os autores da pesquisa, Nicholas O. Rule e Nalini Ambady, isso é efeito de um mecanismo de cognição eficiente.

4. Se a pessoa é inteligente

A professora da Universidade Loyola Marymount, nos Estados Unidos, Nora A. Murphy relatou em uma pesquisa alguns comportamentos que são tidos como indício de inteligência em uma pessoa. São eles: olhar nos olhos dos outros enquanto estão conversando, ser expressiva e usar óculos com lentes grossas.

5. Se a pessoa é promíscua

Para uma pesquisa britânica, as pessoas relacionam a promiscuidade ou não de uma mulher ao fato dela ter uma tatuagem visível. Eles identificaram que mulheres com o desenho aparente são vistas como mais promíscuas, menos atraentes e mais beberronas.

6. Se a pessoa domina

Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que os homens carecas são tidos como mais dominadores do que homens parecidos com eles que tenham cabelo. O teste também removeu digitalmente o cabelo de alguns homens e descobriu que na foto em que eles apareciam carecas, eram considerados mais dominadores, mais altos e mais fortes do que em suas imagens originais.

7. Se a pessoa é bem sucedida

Se um homem quer parecer bem sucedido, basta andar com um figurino feito sob medida. Pelo menos de acordo com uma pesquisa turco-britânica.

Nesse estudo, os pesquisadores mostraram por somente cinco segundos fotos de homens vestidos com roupas comuns e de outros com vestimentas feitas sob medida aos participantes da pesquisa e o resultado foi que os últimos foram tidos como mais bem sucedido que os outros.

8. Se a pessoa está prestes a ser promovida

Uma pesquisa canadense mostrou a universitários fotos de homens vestidos com roupas de trabalho e com figurinos mais casuais, e pediu que eles identificassem como o rapaz em questão se sairia desempenhando diferentes funções profissionais.

O resultado foi que aqueles que estavam com roupas mais descontraídas foram considerados como os que ganhariam mais e que seriam promovidos de maneira mais rápida.

9. Se você é aventureira

Só de olhar alguém que passa por você na rua, você consegue dizer se essa pessoa é aventureira ou mais neurótica? Foi mais ou menos esse o teste que pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, fizeram com estudantes para saber quem eles classificariam como propensos a aceitar se aventurar.

No estudo, esses alunos assistiram a vídeos de outros 26 estudantes caminhando. Alguns deles andavam de maneira mais relaxada e solta, enquanto os outros caminhavam de forma mais rígida.

O resultado foi que aqueles que andavam mais relaxados foram classificados como extrovertidos e aventureiros e os que caminhavam de maneira mais dura foram vistos como neuróticos.


Você acredita que as pessoas pensam no que logo após te conhecerem? O que você costuma perceber mais sobre os outros nesse momento? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

VÍDEOS RELACIONADOS


publicidade

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*