Nariz de mentiroso

6 Maneiras de Detectar Um Mentiroso em Apenas Alguns Segundos

Pode ser que você nunca consiga detectar todas as mentiras ou todos os mentirosos, mas pode aprender a detectar muito mais.

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode ficar chocada ao saber que mais de 80% das mentiras passam desapercebidas. No entanto, quando você se lembra de quando era uma criança, não deve se surpreender ao lembrar que a mentira era um comportamento super comum entre todas as crianças.

Quando perguntam a uma criança se ela comeu um doce antes do jantar, a maioria delas já sabe que se admitirem, há uma grande probabilidade de que irão levar uma bela de uma bronca, isso claro se não forem pegas, por isso elas mentem.

Esse tipo de situação faz com que as crianças aprendam a mentir para evitar entrarem em apuros, levarem broncas, e assim se estabelece uma base para um padrão de mentiras no futuro. Enquanto a maioria das pessoas irá sempre se sair de alguma situação com uma mentira, a maioria das mentiras são bem fáceis de serem detectadas se você souber ler certos sinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja agora as 6 maneiras de detectar um mentiroso em apenas alguns segundos.

1. Comece fazendo perguntas neutras

Ao fazer perguntas básicas, neutras, do dia a dia, que não soam ameaçadoras, será capaz de observar um estilo de resposta. Pergunte sobre o clima, seus planos para o final de semana, ou qualquer coisa confortável, que faça com que ele dê uma resposta normal, que não será uma mentira.

Quando ele for responder, observe sua linguagem corporal e movimento dos olhos, que assim conseguirá notar como ele age quando está dizendo a verdade. Ele tende a mudar a postura? Balança de um lado para o outro? Olha bem nos seus olhos? Encolhe-se?

Certifique-se de haver feito perguntas suficientes para conseguir observar um padrão na pessoa.

2. Passe para o ponto x da questão

Uma vez que você passou do território neutro para a “zona da mentira”, deve ser capaz de observar uma mudança na linguagem corporal, expressão facial, movimento dos olhos, como a pessoa estrutura suas frases, etc.

  Continua Depois da Publicidade  

Todas as pessoas irão dar diferentes pistas subconscientes ao contar uma mentira, e é por isso que é importante observar primeiro a “linha de base normal” antes de entrar na zona da mentira para ter como comparar.

3. Preste atenção na sua linguagem corporal

Os mentirosos tendem na maioria das vezes a encolher o seu corpo quando estão mentindo, para assim se sentirem menores ou menos perceptíveis. Várias pessoas ficam até se contorcendo, e às vezes escondem suas mãos para inconscientemente esconderem seus dedos inquietos. Observe bem os ombros da pessoa, para ver se não estão encolhidos.

4. Observe as expressões “microfaciais”

Muitas vezes as pessoas acabam demonstrando que estão mentindo devido a suas expressões faciais, porém algumas dessas expressões faciais são sutis e difíceis de detectar. Algumas pessoas mudam a sua coloração facial para um tom mais leve de rosa, outros ficarão com a ponta do nariz vermelha, morderão os lábios, suarão um pouco ou passarão a piscar rapidamente por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada uma dessas alterações na expressão facial significa um aumento da atividade do cérebro conforme a mentira começa.

5. Preste atenção no tom, cadência e estrutura das sentenças

Muitas vezes, quando uma pessoa está mentindo, irá mudar um pouco o tom e cadência da sua voz. Ela pode começar a falar mais rapidamente ou lentamente, e com um tom de voz mais baixo ou mais alto. Frequentemente as sentenças usadas tendem a ser mais complexas conforme o cérebro trabalha em um ritmo mais acelerado para manter a mentira.

6. Preste atenção quando eles pararem de falar de si mesmo

As pessoas que estão mentindo algumas vezes começam a se tirar da história, e passam a focar em outras pessoas. Você irá escutar muito menos a palavra “eu” e “meu” conforme o mentiroso tenta distanciar-se psicologicamente da mentira que está criando.

Lembre-se

Todo mundo tem um comportamento ao mentir, sendo assim não há nenhum método de detecção de mentira garantido. É mais importante ser capaz de comparar o comportamento normal da pessoa com quando está contando uma mentira, como suas expressões corporais, faciais, movimento dos olhos e pistas verbais.

Você acredita que o seu parceiro diz muitas mentiras no dia a dia? Consegue identificar por estes pontos acima algumas delas? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média 4,29)
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×