Mulher se maquiando no espelho

6 Dicas de Como Levantar a Auto Estima

Toda mulher com a auto estima baixa não tem uma vida plena e feliz, pois nunca está satisfeita com a visão que tem de si mesma, seja física ou não. Mulheres assim são perfeccionistas e estão sempre tentando melhorar em alguma coisa, pois segundo elas, nunca são boas o suficiente.

Além do perfeccionismo, outras aspectos podem levar à baixa auto estima, como insegurança, inadequação, incerteza, dúvidas, depressão, necessidade em agradar os outros, aprovação e reconhecimento.

Toda mulher pode se sentir para baixo em alguns dias, como se estivesse acordado com o pé esquerdo e quando as coisas parecem não fluir como deveriam. Ou em certo dia você pode se achar a pessoa mais desinteressante do mundo. Sim, isso acontece e não há nada de errado com isso, é natural não se amar completamente todos os dias, ainda mais se você estiver passando pela temida fase da Tensão Pré Menstrual.

Porém, se essa sensação for rotineira e você se sentir infeliz consigo mesma por mais vezes do que se sentir feliz, melhor acionar o sinal de alerta e entender o que está acontecendo consigo mesma. Como levantar a auto estima? Algumas das causas da baixa auto estima podem ser trazidas por críticas externas ou autocríticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, raiva, humilhação e dependência emocional ou financeira.

É, são muitas as razões que podem explicar essa fase pela qual está passando e você deve reservar um momento para se enxergar e tentar melhorar esses aspectos. Se não estiver tendo sucesso, talvez o melhor seja procurar um profissional em psicologia para te auxiliar melhor. Para sair dessa bad, abaixo listamos as melhores dicas de como levantar sua auto estima.

1. Valorize seus pontos fortes

Não é possível que não exista nada em você que você admire. Faça esse trabalho de auto-observação. Repare quais são seus pontos fortes relacionados à sua personalidade e também ao físico. Você pode ter um nariz maior do que gostaria, mas em compensação seus olhos são incríveis, você pode não estar no peso ideal, mas o seus seios são empinados e avantajados, saiba identificar seus defeitos e conviver com eles e valorizar seus atributos.

O mesmo para a sua personalidade, você é orgulhosa e isso te impede de fazer várias coisas que gostaria? Ok, mas você também sabe ser generosa com as pessoas que te rodeiam, então perfeito! Você tem uma qualidade e tanto. Claro que as pessoas sempre podem melhorar, mas não faça disso uma obrigação ou sua meta principal de vida, pois isso só irá te cansar e sobrecarregar.

2. Recapitule sua vida

Você pode não estar na posição que gostaria que estivesse agora, com o cargo dos sonhos ou ter avançado nos estudos como gostaria, mas pare de se martirizar por coisas do passado. O que passou não tem mais volta e você tem que focar no presente e encarar o futuro com otimismo e planejamentos.

Por mais que você pense que poderia estar em uma fase melhor, às vezes a vida leva as pessoas para outros caminhos que nem sempre são o ideal, mas que podem ter sido muito melhores em outros segmentos da sua vida.

Você já parou para pensar que você poderia não ter conhecido as pessoas que conheceu, se envolvido em determinados relacionamentos afetivos se tivesse seguido outro caminho? Pense nisso se quer saber como levantar a auto estima. Muitas vezes você pode estar triste por certas coisas, no âmbito profissional por exemplo, mas se você estivesse em outro lugar vivendo outro momento da sua vida, você também poderia estar insatisfeita por não ter as pessoas que você tem hoje.

Não queira abraçar o mundo de uma só vez, tudo tem seu tempo e você só precisa se concentrar no que quer para crescer sempre. Por isso, não tenha vergonha do seu passado, valorize suas conquistas, por menores que sejam, pois tudo que conseguiu com certeza não foi por acaso, mas por mérito próprio. Tenha orgulho de si mesma e das decisões que tomou.

3. Evite fazer comparativos

Uma das coisas que mais interferem na auto estima das mulheres é fazer comparativos. Admirar outras pessoas é normal e inclusive pode ajudar para que você se espelhe em alguém e se desenvolva cada vez mais, mas quando isso se torna uma obsessão ou inveja, isso só pode causar mal aos que te rodeiam e a si mesma.

Copiar o estilo de vida de alguém que você acha legal pode não ser a solução dos seus problemas. Por mais que a pessoa pareça super feliz, você pode não ser feliz como ela se fizer as mesmas escolhas. Cada ser humano é único e se diferencia pelos gostos, anseios e escolhas, por isso, não tente copiar ninguém, seja você mesma, autêntica. O mesmo para a estética. Evite imitar alguém que você acha linda e maravilhosa, querendo alcançar o corpo perfeito, copiar o corte e tonalidade do cabelo, nem nada do tipo. Uma coisa é se inspirar, outra completamente diferente é copiar, seja você mesma, se aceitando por inteira.

4. Conheça-se

Se uma das justificativas para você copiar os outros for porque você não sabe ao certo o que gosta, tente se descobrir para aprender como levantar a auto estima. Ao invés de incorporar uma personalidade que não é sua, busque fazer coisas que te dão prazer.

Lembre-se de que você não precisa estar acompanhada o tempo todo para se sentir feliz e animada. Você pode rir de si mesma e se divertir sozinha assistindo a um filme que a faça refletir, vendo séries que gosta e que a relaxe, cozinhando um prato desafiador que sempre tentou fazer sem sucesso, bebendo um bom vinho e ouvindo um som de sua preferência, cantando e dançando pela casa, tomando um banho relaxante e se cuidado com hidratações no cabelo e pele ou simplesmente lendo um livro em um momento de paz interior.

Não existe nada melhor do que estar tranquila e satisfeita com sua própria companhia. Se você não se suportar como você é, ninguém também irá te suportar.

5. Cultive amizades

Assim como você deve ter momentos introspectivos para se sentir realizada, você também deve equilibrar esses momentos com aqueles mais expansivos de convívio social. Ninguém é feliz sozinho sempre e isso não significa que você precise ter um companheiro amoroso para se sentir uma mulher completa. Aliás, depender de homem para ser feliz nunca foi a melhor escolha.

Sinta-se feliz apenas por cultivar os amigos que você já tem, mantendo contato com eles, revendo-os sempre que possível para sair ou apenas para sentar e conversar sobre a vida do outro, por que não? Essa troca é muito enriquecedora para ambos, e é uma das melhores formas de como levantar a auto estima.

Além de preservar seus amigos, lembre-se que conhecer gente nova nunca é demais, por isso, permita-se conhecer pessoas novas. Converse com quem quiser se aproximar, evite criar um bloqueio desnecessário. Estabelecer um vínculo com alguém não significa que você será íntima dessa pessoa, apenas que está expandindo seu círculo e ampliando o networking. Nessa caminhada você pode fazer ótimas amizades e quem sabe encontrar um parceiro amoroso? Por mais que este não deva ser seu foco, sempre é bom ter uma companhia afetiva, que inclusive te ajude em como levantar a auto estima.

6. Pratique o bem estar

Uma forma de como levantar a auto estima e que é muito eficaz é se cuidar. Alimentar-se corretamente, comendo coisas que gosta e que fazem bem para seu organismo, dando aquela energia que você precisa para encarar um dia cheio de trabalho, pode ser extremamente benéfico. Além disso, praticar alguma atividade física, seja ela qual for, pode melhorar seu humor, proporcionar mais prazer e leveza para sua vida. De quebra, você ainda pode emagrecer ou dar aquela fortalecida nos músculos, ficando ainda mais bonita. Quer coisa melhor?

Você acha que aprendeu como levantar a auto estime corretamente? Quais são os pontos em que encontra maior dificuldade? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*