Mulher feliz

4 Razões para se Colocar em Primeiro Lugar

Às vezes, a maternidade é uma questão de sobrevivência. Enquanto a água inunda continuamente sua canoa, você está apenas tentando manter tudo a salvo. Já não faz isso apenas porque é altruísta, mas impede que tudo despedace. Como praticar o auto-cuidado quando você está lidando com uma birra de criança, cozinhando sopa, ensinando frações e limpando um “acidente” – tudo ao mesmo tempo?

“Eu posso lidar com isso e vou ficar bem”, você diz a si mesma. E agarra-se a isso, acreditando que deve ser verdade porque tem de ser. Mas, com todas as pessoas que precisa cuidar, quem cuida de você quando não está bem?

Vamos entender uma verdade: a mulher não pode lidar com isso tudo. Um dia você entrará em colapso, mas não precisa ser assim. Você não tem de trabalhar até quase não ter forças de sair da cama depois.

Decida hoje ser sua próprio advogada e defenda a si mesma. A seguir, veja quatro razões pelas quais deve se colocar em primeiro lugar antes de cuidar da família.

1. Não é egoísta

Se você já viajou de avião, já ouviu dizer: “Em caso de emergência, aqueles que viajam com uma criança ou alguém que precisa de ajuda devem colocar a própria máscara de oxigênio antes de auxiliar a outra pessoa.”

É evidente por que isso é importante: você só será capaz de fornecer ajuda a outros passageiros se estiver respirando. Se desmaiar enquanto ajuda alguém, será inútil.

Esse conceito aplica-se a todos os aspectos da vida. Se não está feliz e saudável, não terá a capacidade de ajudar os outros a serem felizes e saudáveis. Imagine como é mais fácil ter paciência e empatia quando você não está cansada e triste. Recusar-se a cuidar de si mesma é realmente mais egoísta do que dormir o quanto você precisa, ter 30 minutos de caminhada pela manhã ou escutar suas músicas favoritas no carro para melhorar.

2. As pessoas ao seu redor te amam

Lembre-se disso: tanto quanto eles dependem de você, também te amam. Seu marido, sua mãe e seus amigos ficariam devastados ao saber que você não está recebendo os cuidados que precisa. Até seu filho de 2 anos sabe que quer sua mãe feliz.

As pessoas que te amam talvez não percebam o quanto você está magra, mas com a comunicação adequada, podem ajudá-la a tirar o tempo necessário para se colocar em primeiro lugar.

3. Você ensina os outros como se tratarem

Quando seus filhos tentam imitar suas palavras e amam fingir que são pais para se divertir, isso indica que estão absorvendo absolutamente tudo da sua imagem. Você quer que eles tenham seus hábitos destrutivos? Se não quer que seus entes queridos se tratem da mesma maneira que você se trata, faça as mudanças necessárias.

4. Você será mais eficiente

Já reparou que nos dias em que está cansada e com falta de sono, letárgica pelas refeições ausentes e triste por pular a ducha matinal, é menos produtiva do que nos dias em que coloca suas necessidades em primeiro lugar? Se você acredita que não tem tempo para cuidar de si mesma, observe como rende menos.

Se está lutando para se colocar em primeiro lugar, coloque isso na agenda. Defina um alarme no seu telefone para lembrá-la de se arrumar ou, melhor ainda, planeje uma viagem em que você possa fugir e seja forçada a ter algum “tempo necessário”. Um spa também seria uma ótima opção.


Você tem se colocado em primeiro lugar? Acredita que deveria exercer mais isso? Como pretende? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*