Gratidão

10 Maneiras de Como a Gratidão Melhora a Sua Vida

Não é por acaso que as religiões mais populares e fortes de todo o mundo usem e falem da gratidão em seus rituais, e isso simplesmente acontece porque a gratidão tende a fazer o dia a dia das pessoas melhores, mesmo as que não são religiosas ou espiritualistas.

A gratidão é o sentimento de se sentir agradecido e mostrar apreço às coisas da vida. E a gratidão e o apreço são o caminho para uma vida cheia de felicidade e bem estar. Quando você para e reconhece todas as coisas maravilhosas da sua vida, você se sente mais feliz.

Valorizar faz com que as pessoas se mantenham focadas no que já é bom em suas vidas, e abre a porta para que haja mais bondade. A gratidão também equipa as pessoas com as melhores ferramentas para lidar com os contratempos e falhas de uma forma mais resiliente.

A ciência está fazendo várias pesquisas para provar que a vida fica muito melhor quando praticado a gratidão. E de fato, a gratidão faz a vida das pessoas melhore das seguintes maneiras…

1. A gratidão faz com que você se sinta mais satisfeita

Você não se sente completamente feliz com a sua vida? A gratidão é um sentimento duradouro que te sustenta por mais tempo do que as outras sensações fugazes. Pessoas gratas se sentem mais satisfeitas com as suas vidas porque se concentram mais no que apreciam, no lado positivo das coisas.

Quando você pratica gratidão, você tira um tempo para apreciar as coisas que se sente agradecida da sua vida, e isso significa que não vai prestar mais atenção no que considera negativo, porque não prestará mais atenção nisso.

2. Você motiva os outros

Quando você diz “obrigado” a alguém, faz com que essa outra pessoa sinta que você aprecia o que ela fez para ou por você, mesmo que seja algo pequeno. Dizer “obrigado” é, portanto, um poderoso “motivador” para que os outros possam continuar a te ajudar, porque você os recompensa com seu apreço.

Você já reparou em como se sente quando ajuda outra pessoa e ela não aprecia o que você fez? Normalmente isso faz com que você não queira mais ajudar essa pessoa, simplesmente porque ela não aprecia o que você fez ou faz por ela.

Até mesmo um pequeno obrigado, seja por mensagem, e-mail, rede social, o que for, é algo super importante, por isso nunca se esqueça de agradecer.

3. Você é mais feliz

Pessoas gratas são mais felizes. Elas estão em sintonia com as coisas boas que acontecem em sua vida, e focam mais no lado positivo de tudo.

Quando você realmente tem noção de todas as bençãos da sua vida, desde as mais simples como um dia lindo, um novo par de sapato, até coisas mais complexas, tudo isso irá lhe deixar em um estado de espírito positivo.

É muito agradável reconhecer as coisas boas da sua vida e agradecer a vida por tê-las.

4. Você é mais resistente

Ao longo da sua vida, irá experimentar muitos contratempos e falhas, por isso, ser hábil na hora de enfrentar as coisas que nem sempre são positivas é vital para ter uma vida próspera e bem sucedida.

Quando a vida te colocar para baixo, mesmo que você seja grato, poderá humildemente apreciar essa derrota temporária como uma lição de aprendizagem. Quando se depara com desafios, pode agradecer a Deus ou ao Universo por ter lhe dado essa oportunidade de praticar a paciência e força.

Quando se é grato, concentra-se mais nas oportunidades no que nos aspectos negativos.

5. Você aprofunda os seus laços sociais

A gratidão tem o poder de aprofundar seus vínculos e conexões com as outras pessoas. Quando você vive em estado de gratidão, tem um relacionamento melhor com as outras pessoas.

Ela também melhora a sua capacidade de formar e nutrir relacionamentos, conforme as outras pessoas sentem as suas vibrações positivas, a gratidão por eles e pela vida.

Sua energia muda quando é grata. A antiga pessoa chata e infeliz passa a ser positiva e feliz, e isso é muito atraente para todos ao seu redor e fortalece os seus relacionamentos.

6. Melhora a sua saúde

A gratidão tem sido associada a uma melhor saúde física, bem como dormir melhor e a reduzir os níveis de estresse. Você pode viver uma vida muito melhor quando se sente grata, porque conforme melhora a sua relação com o mundo, se sente melhor com o seu corpo.

Pessoas gratas cuidam melhor de si mesmas conforme apreciam a sua saúde.

7. Aumenta o seu autocontrole

Quando você se depara com um desafio tentador, em vez de apenas tentar ter força de vontade, simplesmente para e pensa em algo que é grato e deve melhorar em relação à sua capacidade para tomar uma decisão mais sábia. A gratidão lhe dá mais paciência e faz com que seja menos egoísta.

8. Os seus relacionamentos melhoram

Quando uma pessoa se sente mais agradecida e generosa com as outras pessoas que gosta, os seus relacionamentos melhoram.

Não só as outras irão se sentir mais apreciadas por você, mas conforme se sintam mais valorizadas e bem tratadas, vão ter sentimentos positivos melhores para você. Ao apreciar o outro, o seu parceiro, sua relação volta a ter mais mágica.

9. A gratidão te torna menos materialista

Quando você aprecia o que já tem, percebe que uma casa maior ou um carro novo não são as coisas que realmente irão te fazer a pessoa mais feliz do mundo. Na verdade, as coisas materiais podem fazer com que as pessoas se sintam com uma espécie de vazio e sem sentido.

Quando você é mais grata, tem uma casa e comida para comer, algo que nem todas as pessoas do mundo têm, não vai se sentir mais tão ligada a coisas materiais.

10. Você enriquece os seus filhos

Uma pesquisa mostrou que quando uma pessoa incentiva a gratidão para as crianças, tem alguns efeitos notáveis. Acontece que as crianças que são gratas são mais felizes, experimentam emoções menos voláteis, e sentem que a vida tem um maior significado.

A gratidão é uma emoção que vale a pena cultivar pois irá tornar a sua vida melhor. Você pode simplesmente começar pensando em cinco coisas que você se sente grata hoje mesmo.

Não há dúvidas de que todas as pessoas querem ser felizes, terem bons relacionamentos e boa saúde. A única coisa que você precisa fazer para criar mais dessas coisas boas em sua vida é cultivar a gratidão dentro de você.


Você pratica a gratidão frequentemente em sua vida? Como funciona isso no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*