Mulher triste com celular

Por Que Ficamos Tristes Quando uma Pessoa do Nosso Interesse Não Responde Nossas Mensagens

Poucas coisas nos deixam tão chateadas quanto aquele momento em que aquela pessoa que estamos interessadas simplesmente não responde a nossas mensagens, sejam elas peplo messenger, pelo whatsapp, ou por qualquer outro serviço do tipo.

Há algum tempo atrás, quando estávamos acostumados a mandar as antigas mensagens de texto SMS, ou mesmo nos comunicarmos pelo precursor Blackberry Messenger, ainda era possível pensar que talvez essa pessoa estivesse ocupada com o trabalho, ou sem tempo para responder naquele momento, e essas eram desculpas comuns e fáceis de aceitar.

Mas no mundo dos smartphones, quase todos os nossos amigos (e nós) estão checando o Instagram, o Facebook, o Snapchat e o e-mail o tempo todo, o que levanta a questão: por que será que ele(a) não me respondeu?

Não há dúvida de por que isso nos deixa realmente chateadas. Quando uma pessoa faz isso, ela instantaneamente passa a mensagem de que você não é importante o suficiente para fazer com que ela responda ao menos com uma palavra. Mas quando você começa a ficar com alguma obsessão, muito agoniada, ou quando não consegue tirar isso da sua cabeça, pode estar começando a enfrentar problemas.

Embora seja normal ficar chateada com esse tipo de coisa quando se trata de alguém que lhe interessa, a psicóloga Perpetua Nogueira argumenta que esse tipo de ansiedade é um sinal de que você está com expectativas muito maiores do que deveria em relação ao futuro.

“Quando colocamos muita energia nesse tipo de questão, isso normalmente quer dizer que estamos sofrendo com ansiedade, e que temos preferido pensar sobre o futuro, do que nos focar no que está acontecendo nesse momento “, disse Nogueira. “Em vez de pensar sobre o que você tem na sua vida agora, você está pensando sobre o que acontecerá se essa pessoa não responder e no que acontece se esse futuro que você imaginou não for perfeito?”

Quando enfrentamos esse tipo de ansiedade, isso mostra que não estamos gostando de onde estamos nesse momento – e em vez disso, estamos presos em um futuro em que pensamos o pior. Estamos vivendo uma catástrofe apenas porque aquela pessoa não respondeu, e é como se olhássemos para uma bola de cristal, e ela estivesse quebrada. E quando isso acontece, talvez da próxima vez que a pessoa do seu interesse te procurar, você provavelmente estará com um humor passivo agressivo pronto para atacar, o que não irá levar a nenhuma melhora em qualquer relacionamento, além do fato de que você estará sofrendo por todo esse tempo.”

Para conter o problema, Nogueira sugere distrair sua mente e procurar a companhia dos amigos, experimentar um novo hobby ou começar a ir à academia para dar atenção ao que mais importa nesse momento: você.

Acima de tudo, é importante lembrar que “você não pode e não deve esperar que essa pessoa que não te respondeu (ou qualquer outra) seja a resposta definitiva para a sua vida e os seus problemas. Você não deve esperar que nenhuma pessoa complete você, mas deve se lembrar que só você pode se fazer completa e feliz, e que uma nova pessoa e um relacionamento apenas irão melhorar tudo o que você já tem de positivo. Se você espera que uma nova pessoa complete você, então a dinâmica não será muito positiva para você, afinal, você está esperando demais do outro”.

Dito isto, também é importante lembrar que seus sentimentos são válidos e você ainda deve ouvi-los. “Se você está sendo dramática ou não, seus sentimentos sempre irão funcionar como um barômetro indicando o que está acontecendo e como você deve agir “, ela acrescenta.

“Vão haver pessoas que não respondem suas mensagens porque estão jogando, ou fazendo qualquer outra coisa com o seu tempo, e isso não define o caráter de ninguém, e nem mostra se essa pessoa é boa ou má, uma vez que isso vai muito além da relação de cada um com as redes sociais ou com o próprio smartphone. O que é essencial é saber se essa pessoa passa a você sentimentos bons ou ruins, e se os sentimentos forem ruins, é hora de seguir em frente e esquecer as mensagens não respondidas”.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já passou pela situação de não ter uma mensagem respondida por alguém por quem estava interessada? Como reagiu a isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*