Dor de cabeça pós sexo

Por Que Algumas Pessoas Ficam com Enxaqueca Após o Sexo

A enxaqueca é talvez uma das desculpas mais comuns que as mulheres utilizam para evitar o sexo, porém, noites apaixonadas sob os lençóis também podem causar dores de cabeça dolorosas, alertou uma pesquisadora especialista em sexo.

As afirmações da Dra. Margaret Redelman são surpreendentes, considerando que as evidências mostram que o sexo pode oferecer alívio para alguns pacientes com enxaqueca.

De acordo com a especialista, que é membro da Sociedade Australiana de Sexólogos, as “enxaquecas pós sexo”, que afetam mais os homens do que as mulheres, acontecem de duas maneiras.

A primeira, chamada de dor de cabeça pré-orgásmica, é desencadeada devido a uma acumulação de pressão que aumenta à medida que a excitação sexual ocorre; já a segunda, tem uma “qualidade explosiva e latejante e aparece um pouco antes ou bem no momento do orgasmo”.

Ela afirmou que elas podem ser “traumáticas” e “assustadoras” para os amantes, especialmente quando é a primeira vez que a pessoa é atingida por essa dor debilitante.

Essa dor que parece com um trovão foi descrita como “se você tivesse sido atingido por um bastão de baseball na cabeça”.

A Dra. Redelman explicou as duas formas de enxaqueca do sexo para o Britsh Journal of Medical Practitioners. 

Por que ocorre a enxaqueca do sexo?

Os cientistas não têm certeza sobre quais são as raízes dessas dores, mas as teorias sugerem que ocorrem porque o sexo é similar ao exercício físico.

Durante uma atividade energética, os vasos sanguíneos se dilatam, assim como acontece quando alguém pratica exercícios físicos extenuantes, como por exemplo o levantamento de peso.

Este processo tem sido associado às dores de cabeça, e alguns especialistas sugerem que o aumento do fluxo sanguíneo permite que os hormônios produtores desta dor alcancem o cérebro.

Cerca de 1% das pessoas sofrem com enxaqueca durante ou após o sexo, que também é conhecida medicamente como cefalgia orgásmica.

No entanto, acredita-se que essa porcentagem pode ser subestimada devido ao fato de que muitos pacientes se sentem envergonhados para denunciar seus sintomas.

A enxaqueca pós sexo pode ser um sinal mais preocupante?

A Dra. Redelman acrescenta que pode ser algo preocupante, porque as enxaquecas sexuais podem ser um sinal de doença cardíaca e devem ser levadas mais a sério.

Assim como ela escreveu na revista acadêmica, a Dra. Redelman revela que os homens são quatro vezes mais propensos a sofrer com as enxaquecas do sexo, e aqueles nos seus 20 anos de idade são considerados as vítimas em maior risco dessas dores, ao lado dos adultos em torno dos seus 40 anos de idade.

Acredita-se que o excesso de peso e a hipertensão arterial levam os homens a um maior risco destas enxaquecas debilitantes. Elas atacam com maior frequência “quando o paciente está cansado, sob estresse ou tentando relações sexuais pela segunda ou terceira vez seguida”.

As dores de cabeça podem durar entre cinco minutos e duas horas, mas a dor pode continuar durante alguns dias seguintes, advertiu a Dra. Redelman.

Alívio do sexo

As afirmações da Dra. Redelman vieram depois que um estudo alemão realizado em 2003 sugeriu que ter relações sexuais é mais eficaz do que medicamentos para curar as dores de cabeça.

Mais da metade das pessoas que tiveram relações sexuais durante um ataque da dor experimentaram uma melhora nos sintomas, descobriram os pesquisadores da Universidade de Munster, na Alemanha.

Uma teoria diz que o ato sexual desencadeia a liberação de endorfina que são analgésicos naturais do corpo e atuam no sistema nervoso central para eliminar dores de cabeça.

Como evitar uma enxaqueca do sexo

Anabelle Knight, especialista em sexo e relacionamento na Lovehoney, disse que os amantes que gostam de sexo mais animado correm um risco maior de sofrerem com a enxaqueca do sexo.

Ela disse ao site HuffPost do Reino Unido que a mudança de posições para algo que demanda menos exercício físico seria a melhor opção para reduzir o risco de dores debilitantes.

Annabelle Knight lembrou: “obviamente, a papai e mamãe é uma das posições menos cansativas fisicamente, mas existem outras posições mais criativas, como ‘a tesoura’, em que o homem fica de frente para a mulher e ela coloca uma das suas pernas sobre os quadris do seu parceiro”.

Se você sofreu alguma vez ou sofre com a enxaqueca do sexo, lembre-se sempre de procurar ajuda de um profissional.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já sentiu alguma dor de cabeça após o sexo? Já utilizou pelo menos isso como desculpa para não transar num dia que queria evitar? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*