Mulher Chateada na Cama

Por Que Algumas Mulheres Têm Dor na Relação Sexual?

Sentir dor na na relação sexual pode significar a dispareunia, um problema comum nas mulheres ao redor do mundo; porém, essa é uma condição que poucas estão dispostas a falar. De acordo com a Dra Elizabeth Stewart, direto do Serviço Vulvovaginal em Harvard e professor na Harvard Medical School, aproximadamente 16% das mulheres sentem dor na relação sexual.

Stewart diz que mesmo os maiores ginecologistas estão devendo quando se fala sobre tratar essa condição.

O que causa dispareunia?

Existem muitas razões. Alguns sintomas podem ser de problemas estruturais com a anatomia do corpo e alguns podem ser até psicológicos. Algumas das causas mais comuns incluem:

Menopausa: Os efeitos da menopausa no corpo são muitos. Sem estrogênio suficiente, o canal vaginal fica atrofiado. Isso acontece quando o sangue vai para outras áreas causando a morte das células que não são substituídas. Para esse tipo de situação, suplementos de estrogênio fazem a diferença.

Falta de lubrificação: Sem lubrificação a pele da vagina pode sentir dor na relação sexual devido à fricção. Existem muitas razões pelas quais alguém sofre desse problema incluindo falta de estrogênio, antidepressivos, sedativos, pílulas anticoncepcionais e medicações para pressão sanguínea.

Machucado ou trauma – Quando a área vaginal já está irritada, o sexo pode exacerbar esses sintomas.

Vaginismo: Essa condição é uma contração involuntária da pelve durante o sexo. As mulheres não podem controlar isso e algumas podem ter espasmos, fazendo com que a penetração seja impossível.

Cicatrizes: Mulheres que fizeram cirurgias abdominais podem ter cicatrizes grandes que podem fazer a penetração dolorosa. Também, certos tratamentos e terapias como quimioterapia podem causar mudanças dolorosas no abdômen.

Endometriose: A endometriose ocorre quando a linha dentro do útero cresce em lesões aleatórias fora dessa área. A dor que a mulher sente no sexo com essa condição depende do local das lesões. Por exemplo, uma mulher com lesões próximas aos nervos uterinos e ligamentos sentirá dor na relação sexual.

[sc:artigos_relacionados]

Cistite: Mulheres com cistite tem a parede interna da bexiga machucada. Enquanto ninguém sabe a causa exata dessa condição, é geralmente associada ao sexo doloroso. Devido à proximidade da bexiga com o canal vaginal e útero, a pressão da penetração nessas áreas pode agravar uma condição dolorosa. Mulheres assim geralmente tem infecções urinárias após o sexo.

Outras condições médicas: Existem outras condições abdominais que afetam o modo com que a mulher aprecia a penetração. Além dos mencionados acima, mulheres que acham o sexo doloroso podem ter problemas relacionados a hemorroidas, cistos no ovário, inflamações e outros.

Problemas psicológicos: Estresse ou preocupação durante o sexo podem piorar o problema. Uma mulher paranoica com sua aparência, relação ou condição médica pode ficar mais tensa, fazendo as áreas irritadas se contraírem.

Quais são os sintomas da dor durante o sexo?

Problemas psicológicos podem exagerar esses sintomas associados com a penetração dolorosa. Algumas mulheres não sabem como é a penetração normal e não percebem que o que sentem é anormal.

Sintomas comuns da dispareunia incluem:

  • Dor na relação sexual ou ao colocar absorventes internos
  • Dor durante a penetração
  • Sensação de queimação na hora do sexo
  • Dor aguda em certas posições

A Dispareunia Pode Ser Curada?

O tratamento para isso depende da causa. Para algumas mulheres, o tratamento de uma doença como endometriose ou cistite pode resolver o problema. Para outras, como as com cicatriz no abdômen, a dor na relação sexual nunca vai embora. Discutir sintomas e histórico médico com o seu profissional é o primeiro passo para encontrar solução ao seu caso específico.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você já sentiu, ou costuma sentir frequentemente, dor na relação sexual? Conseguiu identificar algum dos motivos acima? Comente abaixo qual é a sua situação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 2,86 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *