Casal com filho brigando

O Segredo para Manter seu Relacionamento Forte Após Ter Filhos

Cuidar dos filhos pode ser algo duro para um relacionamento: estudos têm mostrado que a satisfação marital tende a cair e a depressão subir após o nascimento da primeira criança. Parece que os pais não podem ter mais tempo livre uma vez que as crianças estão em casa.

Nos últimos anos, embora a taxa de divórcio global tenha diminuído, o “divórcio cinzento” ganhou força – casais em seus 50 e poucos anos que se separam após décadas de casamento, depois que a poeira se instala e o tornado da criação de crianças passa.

Mas é possível que um casamento sobreviva às crianças. Especialistas têm listas de dicas para aqueles que desejam manter as relações saudáveis, mesmo com o cuidado às crianças e o trabalho – mas vamos ser honestos, não temos capacidade de verificar toda uma lista de práticas de preservação do casamento de forma regular.

Felizmente, há um segredo para fazer do “ninho vazio” os anos dourados e manter as relações intactas. E esse segredo é a conversa. Parece simples, mas para a maioria dos pais, ter tempo para conversar pode ser complicado – especialmente com as agendas ocupadas com as crianças, trabalho e outras tarefas que a vida exige.

E quando há uma noite livre, a ideia de introduzir temas difíceis não é exatamente uma poção de amor. O problema é que, ao longo do tempo, pequenas coisas podem se tornar coisas grandes e o ressentimento é construído à medida que as questões acontecem. Em breve, as crianças vão para a faculdade e o casal fica olhando um para o outro dizendo: ainda estou bravo com você por aquela coisa que fez há dez anos.

É preciso separar algum tempo para ficar a sós com o parceiro para falar sobre coisas importantes, como uma caminhada no parque, sem se preocupar se as crianças estão ouvindo. É importante ter tempo para se conectar regularmente como adultos, não apenas como “pais”.

Lembre-se sempre desses dois aspectos:

  1. Seus filhos esperam ser tratados por seus parceiros algum dia da maneira que eles vêem você tratando seu parceiro agora. Se você não quer ouvir a sua nora criticar seu filho ou não quer assistir ao seu genro tirar vantagem de sua filha um dia, tenha o modelo de casamento que deseja para eles.
  2. Você não vai ficar na varanda todas as noites – ou viajar pelo mundo – com seu filho quando tiver 80 anos. Suas décadas futuras são para você e para o adulto em sua vida. Então, continue cuidando do relacionamento.

Uma vez que as crianças deixam a casa, a vida e os relacionamentos são diferentes. Há menos distrações e vocês terão mais tempo um para um outro.

Além disso, você não precisará mais ser um bom modelo. Pode assistir a shows, filmes de terror, qualquer coisa. A base de qualquer relacionamento bem-sucedido e duradouro é sempre aquela palavra crucial: conversa. Às vezes não é apenas o que alguém diz que pode arruinar um relacionamento, mas o que alguém não diz.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Seu relacionamento já passou por algum momento de crise como o descrito acima? Como foi passar por essa experiência? O que você fez ou faz por isso? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*