Casal de idosos

Juntos Para Sempre: Como Fazer a Relação Passar dos 50

Um casal que já passou da casa dos 50 sempre inspira os pares mais jovens. Na medida em que nossa sociedade aposta em relações cada vez mais frágeis, parece impossível cultivar algo a longo prazo. Mas com esforço e dedicação, essa tarefa está longe de ficar no mundo da fantasia.

Você poderia muito bem perguntar aos seus pais e avós qual o segredo da felicidade a dois, mas vamos agilizar esse processo com as dicas a seguir. É possível perceber que manter uma relação duradoura não é nenhum bicho de sete cabeças, mas se mostra necessário um bom engajamento das duas partes. Afinal, não se constrói uma relação sozinho.

1. Comprometimento com a relação

É natural que algumas tentações apareçam pelo caminho – confessam os casais que estão juntos há muitas décadas. A questão é qual decisão se toma a partir daí. Uma tentação pode ficar apenas no campo do imaginário e nunca se concretizar. Para isso, o parceiro ou parceira coloca na balança a vida que construiu ao lado do outro contra uma aventura passageira. Quando há comprometimento verdadeiro, a primeira opção será sempre escolhida.

2. Suporte mútuo

É fácil ficar ao lado de alguém quando está com tudo certo e nos trilhos. Mas e quando as coisas está realmente difíceis? Os casais com relacionamentos bem-sucedidos estiveram lado a lado nesses momentos, confiando no apoio e suporte do parceiro. Essa segurança faz com que seja muito mais simples superar as dificuldades e estimula o fortalecimento de laços entre os dois. O “juntos na alegria e na tristeza” não poderia fazer mais sentido.

3. Interesses em comum

É difícil encontrar alguém com os mesmo interesses – especialmente porque cada pessoa é única e essa é a graça de um relacionamento. Entretanto, os casais que passaram dos 50 sempre têm algo em comum. Que seja praticar esportes, fazer trabalho voluntário ou apreciar um bom vinho, esses pontos de conexão ajudam a aproximar os dois e mostram que a escolha de passar o tempo juntos estava correta.

4. Responsabilidades em comum

A responsabilidade está diretamente conectada com o comprometimento. E são muitas as responsabilidades nos relacionamentos longos. A casa, os filhos, os contratempos, tudo demanda um esforço por parte do casal e, novamente, é mais simples enfrentar esses desafios juntos.

Se um dos dois se torna responsável por tudo enquanto o outro fica numa postura passiva, quase infantil frente aos problemas da vida, é provável que a relação não dure muitas décadas.

5. Respeito e confiança acima de tudo

O respeito é uma das características fundamentais de uma pessoa com caráter, que preza pela empatia. Já a confiança é outro dos pilares que fundamentam uma relação. Quando há desconfiança, não há amor verdadeiro.

Muitas vezes, traumas passados afetam a relação presente e um dos parceiros precisa de acompanhamento profissional para superar essas marcas. É importante destacar que um relacionamento está em constante construção. Por isso, é sempre possível mudar e trabalhar para melhorá-lo.

Você acredita que seu relacionamento vai durar muitos anos e passar dos 50? O que precisa mudar, se sua resposta foi não? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *