Amigas

A Importância da Distância em um Relacionamento

Aquela velha e conhecida frase “preciso de tempo e espaço” se tornou um clichê, na maioria das vezes um sinônimo para o fim do relacionamento, e embora este não seja sempre o caso, ela faz todo sentido.

Essa frase indica uma usurpação, coerção ou coação de que, seja real ou não, a pessoa a sente, ela existe. Quando alguém diz ao seu parceiro que precisa de tempo ou espaço, é porque ele não aguenta mais esse relacionamento.

Esse tempo e espaço pode curar e servir para aprender a construir outra forma de convivência, de se entender que esses sentimentos de aborrecimento são a causa do transbordamento e do colapso desses sentimentos, porque o amor vive de sentimentos, que por sua vez, não podem ancorar as pessoas em relacionamentos angustiantes.

Quando se fala de relacionamentos saudáveis, é normal que a distância seja um assunto a ser evitado, no entanto, longe de ser o começo do fim, o espaço que separa momentaneamente une com mais força do que se pode imaginar. Forçá-lo ou impô-lo como um método para manter a paixão viva de repente pode não ser o mais apropriado.

A questão começa com a lógica e o senso comum: embora não seja tão simples quanto parece, está claro que todas as pessoas precisam de um pouco de tempo sozinhas ou com outras pessoas que não seja a sua parceira ou o seu parceiro, em atividades individuais ou passatempos, ficando em dia com os amigos, a família, participando de um curso ou aprendendo qualquer coisa que as motive.

Mas você entende esse tempo sem o seu parceiro como algo substancial em seu relacionamento ou como uma obrigação de “respirar”?

O conceito de distância no casal

A ideia básica reside em que você tenha um espaço e um tempo sem o seu parceiro e que também seja compartilhado com ele, embora isso não signifique necessariamente que tenha que compartilhar esse mesmo tempo com ele.

Talvez uma boa ideia para entender um relacionamento a dois saudável é compreendê-lo como uma grande amizade erótica da seguinte maneira:

Não se trata de “autonomia”, que seria algo como “impor a lei de um mesmo”, definir os dias, projetar quadrantes onde um ou outro pode sair para tomar um vinho com seus amigos, ir à academia ou frequentar a aula de inglês para determinar parcelas de vida exclusiva.

Tal planejamento provavelmente também irá te levar a estabelecer um cronograma para fazer sexo, e porque não, o minuto em que irá alcançar o orgasmo para otimizar a sua existência. Se esse último parece um absurdo para você, talvez deva pensar e esmagar todo o resto.

O foco desse assunto é a distância como algo que acontece, essa ironia que ocorre quando, ao terminar o que você propôs, o desejo te dirige imediatamente ao seu parceiro para fazer algo inesperado, ou até mesmo que foi planejado anos atrás.

Mas o que acontece se uma das pessoas do casal entende isso, mas a outra não?

Não existem fórmulas mágicas, muito menos matemáticas, para as relações de um casal, mas sim, há conceitos ou linhas que fazem com que elas sejam mais saudáveis.

A importância da distância em um relacionamento faz com que ele seja mais saudável e duradouro, afinal cada um é único, e por isso precisa do seu tempo para poder fazer as coisas que sentem vontade, isso sem falar que sentir um pouco de saudades é algo muito saudável que só agrega ao relacionamento.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Algum parceiro seu já afirmou que precisava de um tempo? Como você lidou com essa situação? Você mesma já percebeu isso em seu relacionamento? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*