Triste pós-sexo

Descubra Por Que Você às Vezes Fica Triste Após Transar

As pessoas que sofrem de disforia pós-sexo reconhecem sentir traços de vazio após o ato sexual (seja com seu parceiro, “amigo com benefícios” ou sexo casual), o qual atribuem na maioria dos casos, ao medo do abandono.

Entre os distúrbios e transtornos sexuais menos conhecidos na sexualidade das pessoas, está a disforia pós-sexo: uma tristeza esmagadora que congela cada milímetro da pele após o sexo.

Trata-se de uma experiência que pode provocar uma onda de culpa, vergonha e até mesmo inadequação, juntamente com sentimentos como ansiedade, agressão, melancolia e frustração.

As pessoas que sofrem de disforia pós-sexo reconhecem que sentem traços de vazio após a transa independente de quem for o seu parceiro, e isso porque atribuem o ato na maioria das vezes ao medo do abandono. Mas o que dizem os especialistas sobre isso?

Denise Knowles, terapeuta sexual e psicóloga de casal, explica que a tristeza após o sexo é realmente muito comum, e não está relacionada a algo sinistro ou traumático nas pessoas. Na verdade, tem a ver com a explosão de hormônios que inundam o corpo após o sexo, como endorfinas, oxitocina e prolactina.

Ter relações sexuais é um ato altamente íntimo e um orgasmo libera muitos hormônios que promovem o vínculo afetivo e o sentimento de bem-estar. Estes hormônios são significativamente reduzidos após o orgasmo, e ao se separar da intimidade que o desencadeou, surge a sensação de tristeza.

Isso significa que a tristeza pós-sexo é independente do prazer e alegria que surge durante a relação sexual, o que leva a acreditar que é uma função orgânica que pode influenciar mais ou menos em certas pessoas como um sintoma evolutivo.

Em outras palavras, trata-se do impacto que o corpo recebe antes da regularização dos hormônios do bem-estar, amor e êxtase em seu estado normal, a homeostase.

No entanto, a especialista Knowles menciona que a tristeza ou a angústia pós-sexo pode ter uma origem emocional, e nesse caso, é aconselhável explorá-la, pois pode ser um sinal de algum problema muito maior.

Se você teve esses sentimentos durante a maioria dos seus encontros sexuais, fazer terapia sexual ou psicoterapia pode ser de grande ajuda, já que isso pode estar relacionado a um problema no casal, e não tanto com algum problema relacionado à sexualidade.

Se você sofre de tristeza após o sexo, procure saber os motivos para poder cuidar e aproveitar ainda mais cada momento da relação sexual, seja antes, durante ou depois.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já sentiu essa sensação de tristeza após o ato sexual? Imaginava que isso poderia ser um distúrbio? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*