Casal conversando

Como Ter Aquela Conversa Difícil com o seu Parceiro

Qualquer casal que se preze passa por algumas discussões durante o relacionamento. E há formas de tornar esse processo mais simples, mesmo que não seja tão agradável. A comunicação é fundamental para ambos e para um relacionamento saudável. Veja algumas dicas para seguir antes de entrar em uma conversa séria.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Prepare-se para a conversa

Você não precisa fazer um roteiro elaborado, mas tenha alguma noção dos tópicos que precisa abordar na conversa com o parceiro. Qual o sentido da discussão, o problema principal? Aonde você deseja chegar por meio dessa conversa?

É indicado manter o foco e não trazer várias discussões ao mesmo tempo. Lembre-se de não mencionar terceiros na conversa, a menos que seja muito necessário – e evite falar de familiares se o problema não estiver diretamente relacionado a eles.

As comparações também não são uma boa ideia. Cada pessoa age de uma forma e pode evoluir a partir de novas percepções, não precisa ser diminuída na comparação com outra.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Avise o seu parceiro

Sempre diga ao seu parceiro que deseja ter uma conversa mais séria com ele – antes de ter a conversa séria de fato. Isso porque demandará tempo e disposição dos dois. Então, querer começar o assunto antes dele sair para o trabalho só vai deixar a situação mais estressante. Além disso, ele pode começar a pensar sobre alguns pontos que também deseja abordar durante a conversa, o que exige alguma preparação.

3. Escolha o local e a hora adequada

Quando seu parceiro já souber que você deseja ter uma conversa séria, combine um horário e local com ele. Pode ser em casa, em um café, qualquer lugar que vocês puderem conversar a sós – sem as crianças ou familiares por perto. Evitem fazer isso quando saírem pra beber, por exemplo – é melhor que os dois se lembrem de tudo o que foi dito sem exaltações, certo?

4. Defina algumas regras

Se você já tem noção que você e seu parceiro ficam um pouco emotivos durante essas conversas, tente estabelecer algumas regras antes (e faça questão de recordá-las se for necessário).

A primeira delas: não gritem. Não há a menor necessidade de elevar o tom da voz, vocês dois são maduros e se amam acima de tudo. Segunda regra: nada de ofensas. Não é possível imaginar que duas pessoas que se amem usem palavras ofensivas ao parceiro. Acima de tudo, mantenham o respeito.

5. Escute com atenção

Ok, você está ansiosa para falar tudo o que pensa, mas precisa ouvir também. E não apenas fingir que está ouvindo: escute com atenção. Não adianta esperar para falar novamente e nem ao menos dar importância aos argumentos do seu parceiro. Afinal, o relacionamento é seu e a melhor opção é solucionar as desavenças o quanto antes. Por isso, fale, escute e considere os pontos levantados. Nem sempre é a coisa mais simples do mundo, mas vale tentar.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Pense nos próximos passos

Talvez vocês não consigam definir tudo em apenas uma conversa, mas eis aí um próximo passo – combinar de retomar o assunto em outro momento. Apenas não deixe que esse tempo se alongue demais, pois as desavenças não resolvidas acabam pesando no relacionamento como um todo.

E se vocês chegaram a alguns pontos de consenso, lembre-se de colocá-los em prática. Sejam mudanças de atitude ou ações que decidam tomar, é importante que haja comprometimento de ambos.

Você tem dificuldades de ter sérias conversas com o seu parceiro? Que assuntos são os mais delicados, geralmente? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média 4,50)
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×